quinta-feira, outubro 30, 2008

6ª Jornada

Na 6ª jornada, os jogos em análise foram:


F. C. Porto - 2 Leixões - 3 (Paulo Baptista)

No terceiro minuto de jogo, o Leixões inaugura o marcador por intermédio de Bruno China cabeceando ao segundo poste após a marcação de um pontapé de canto. No minuto 15, fica uma grande penalidade por assinalar quando Elvis dentro da área impede com os braços Hulk de chegar à bola. Erro contra o F.C. Porto. No minuto 28 o Leixões aumenta a vantagem após um remate de Braga que aparece isolado frente ao guarda-redes Nuno. Aos 35 minutos Hulk avança em velocidade com a bola para a linha de fundo e quando tenta inverter o sentido para fugir a Joel, este levanta a perna impedindo-o de chegar à bola cometendo falta para grande penalidade. Lucho Gonzalez converte o penalty reduzindo o marcador. Já na segunda parte, aos 6o minutos Lisandro passa por Joel e remata cruzado fazendo o golo do empate. No minuto 65 Zé Manuel marca um golo para o Leixões que acabou por ser mal anulado por fora de jogo inexistente.Erro a favor do F. C. Porto. A 12 minutos do fim o Leixões estabelece o resultado final novamente por intermédio de Braga com um remate forte e colocado de fora da área. 1 erro contra o F. C. Porto outro a Favor, passando o Factor de Colo para 3/6 sem alteração da Colossificação que se mantém a zero.





Benfica - 2 Naval -1 (Rui Costa)


No minuto 25 fica uma grande penalidade por assinalar a favor do Benfica por derrube de Alex a Ruben Amorim dentro da área. Erro contra o Benfica. Já na segunda parte, aos 70 minutos Luisão inaugura o marcador de cabeça após a marcação de um livre de Reyes. No minuto 72 Carlitos cai na área do Benfica em lance disputado com Sidnei, estando bem o árbitro ao nada assinalar dado que houve um contacto mas legal com anca quando os jogadores procuram chegar à bola. No minuto 81 a Naval empata a partida por intermédio de Marcelinho que desvia a bola na pequena área após um primeiro desvio de Carlitos. 5 minutos depois Cardozo estabelece o resultado final ao cabecear ao segundo poste após cruzamento largo de Jorge Ribeiro. 1 erro contra o Benfica, passando o Factor de Colo para 4/8, sem alteração na Colossificação que se mantém em -2.




P. Ferreira -0 Sporting -0 (Olegário Benquerença)


Num jogo sem golos e sem grandes motivos de queixa da arbitragem, terá ficado por mostrar o cartão vermelho a Rui Miguel que pontapeia Moutinho já sem bola, devendo ter sido expulso. Erro contra o Sporting. No minuto 68 Abel cai na área e reclama grande penalidade mas esteve bem o árbitro a mandar seguir uma vez que Abel saltacontra o adversário e cai, não havendo qualquer falta do defesa do P. Ferreira. 1 erro contra o Sporting, passando o Factor de Colo para 4/4, sem alteração na Colossificação que se mantém em -1.

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 22, 2008

Discussão 6ª Jornada

Para a 6ª Jornada da Liga Sagres, os jogos em análise serão:

Sábado 25 de Outubro

21h00 F.C. Porto - Leixões (SportTv1)


Domingo 26 de Outubro

19h00 Benfica - Naval (RTP1)

21h00 P. Ferreira - Sporting (SportTv1)

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 16, 2008

5ª Jornada

Na quinta jornada, os jogos em análise foram:

Sporting -1 F.C. Porto -2 (Lucílio Baptista)

Aos 17 minutos, Lisandro inaugura o marcador após remate de Raúl Meireles desviado por um defesa Sportinguista. A jogada é no entanto precedida de falta de Tomás Costa sobre Grimi, quando tenta e consegue evitar que a bola saia, mas toca primeiro na perna de Grimi derrubando-o, pelo que deveria ter sido assinalada falta a favor do Sporting. Erro contra o Sporting e a favor do F. C. Porto. No minuto 26, Tomás Costa escorrega e com o braço empurra João Moutinho no interior da área, derrubando o jogador Sportinguista, sendo bem assinalada a grande penalidade contra o F. C. Porto que o próprio João Moutinho tratou de converter no golo do empate. No minuto 30, Bruno Alves estabelece o resultado final através da marcação de um livre directo após falta bem assinalada sobre Lisandro. A nível disciplinar, levantou-se a hipótese de Abel e Tomás Costa poderem ser expulsos por acumulação de amarelos, mas aceita-se a não expulsão de ambos. Quanto a Abel, fez uma falta aos 24' entrando de carrinho sobre Fucile merecedora de cartão amarelo que ficou por mostrar, tendo depois visto o cartão amarelo numa falta aos 31' sobre Rodriguez numa tentativa normal de disputa de bola ainda no meio campo Sportinguista. Tomás Costa, viu bem o cartão amarelo por uma falta aos 54' sobre João Moutinho, por o carregar nas pernas já sem hipótese de jogar a bola, tendo dois minutos depois feito nova falta sobre João Moutinho, derrubando-o num lance sem cortar uma jogada de perigo nem colocar em perigo a integridade física do jogador Sportinguista, pelo que se aceita a não mostragem de cartão amarelo. Quem deveria ter visto o cartão vermelho era Derlei que aos 58' tem uma entrada com os pitões à perna de Sapunaru. Erro a favorecer o Sporting. No balanço geral, 1 erro contra o Sporting outro a favor, passando o Factor de Colo para 4/3, sendo retirado 1 ponto na Colossificação, passando para -1. Relativamente ao F. C. Porto, 1 erro a favor, outro contra, passando o Factor de Colo para 2/5 e sendo acrescentados +2 pontos à Colossificação, que volta a ficar em 0.


Leixões -1 Benfica -1 (Olegário Benquerença)

No minuto 32, Cardozo inaugura o marcador após passe de Katsouranis. O lance surge de um canto apontado por Yebda, tendo ficado uma grande penalidade por assinalar a favor do Benfica por claro corte da bola com o braço por parte de Marques, sobrando esta para Braga que a perde depois para Katsouranis. Erro contra o Benfica que no entanto não conta para a influência no resultado pelo facto de o Benfica ter marcado na sequência da jogada. No minuto 45 é anulado um golo a Yebda por pretensa falta de Nuno Gomes sobre o guarda-redes. Na realidade Nuno Gomes está parado de costas para Beto, sendo este que se desloca contra o avançado Benfiquista e se atira para o chão, não havendo qualquer falta de Nuno Gomes. Relativamente a uma pretensa falta de Yebda no salto para o cabeceamento, a existir, seria no entanto precedida de falta do defesa do Leixões sobre Yebda puxando-lhe a camisola. A assinalar alguma falta deveria ser a primeira, dando origem a grande penalidade a favor do Benfica. Erro contra o Benfica. Aos 72' novo golo anulado, desta vez ao Leixões por fora de jogo de Braga que se encontra ligeiramente adiantado relativamente ao penúltimo defesa benfiquista. Aos 84 minutos, Braga cai na área do Benfica após obstrução de Yebda. De acordo com a interpretação das leis do jogo, tal como na primeira jornada em lance com Aimar, a obstrução daria direito à marcação de um livre indirecto, pelo que não haveria motivos para grande penalidade.*
No minuto 87, o Leixões faz o empate por intermédio de Wesley que cabeceia junto à marca de grande penalidade na sequência de um pontapé de canto.
Dois erros contra o Benfica, passando o Factor de Colo para 4/7, sendo retirados 2 pontos na Colossificação que passa para -2.




* Não consegui esclarecer se a obstrução a que se referem nas leis do jogo é sem contacto e no caso de haver contacto será livre directo, tendo sido colocada a questão à APAF. Caso se verifique que estes lances darão origem a livre directo, serão realizadas correcções às análises dos jogos respectivos.

Etiquetas:

sexta-feira, outubro 03, 2008

Discussão 5ª Jornada

Para a 5ª Jornada os jogos são:

Domingo 5 de Outubro

19h45 Sporting - F.C. Porto (SportTv1)


Segunda-Feira 6 de Outubro

21h00 Leixões - Benfica (RTP1)

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 01, 2008

4ª Jornada

Na jornada 4 da Liga Sagres 2008/09, os jogos em análise foram:

F. C. Porto - 2 P. Ferreira - 0 (Hugo Miguel)

Aos 13 minutos o Porto inaugura o marcador por intermédio de Raúl Meireles que na meia lua remata ao ângulo após assistência de Lisandro. O resultado final é estabelecido por Hulk aos 72' ao desviar a bola par a baliza após assistência de Raúl Meireles, em jogada iniciada pelo próprio Hulk. Jogo sem erros grosseiros, somente alguns amarelos por mostrar, mas sem razões para expulsar nenhum jogador, mantendo-se o Factor de Colo em 1/4 e a Colossificação em -2.


Benfica - 2 Sporting - 0 (Duarte Gomes)
No minuto 18 fica uma grande penalidade por assinalar contra o Sporting quando Abel carrega Nuno Gomes quando este se prepara para desviar um cruzamento remate de Maxi Pereira. Erro contra o Benfica, a favor do Sporting. Nova grande penalidade ficou por assinalar no último lance da primeira parte quando Hélder Postiga puxa pelo braço de Yebda quando este tenta saltar para cabecear a bola, acabando por tocar nesta com o braço tendo o árbitro assinalado mão na bola. Erro contra o Benfica, a favor do Sporting. Na segunda parte, ao minuto 66, Reyes inaugura o marcador com um remate cruzado após combinação com Aimar. No minuto 71, Sidnei estabelece o resultado final ao saltar mais alto que a defesa Sportinguista e cabecear para a baliza de Rui Patrício, após livre apontado por Carlos Martins. Tal como no jogo anterior, ficaram também aqui alguns cartões amarelos por mostrar, sem motivos no entanto para expulsar qualquer jogador. Dois erros contra o Benfica e a favor do Sporting, passando os respectivos Factores de Colo para 4/5 e 3/2 respectivamente, sem alteração na Colossificação.

Etiquetas: