quinta-feira, maio 28, 2009

Até um dia destes

O Levado ao Colo volta a fechar por tempo indeterminado, não digo que não volte porque nunca se sabe o dia de amanhã, mas com 99% de probabilidade não será feita a análise à época 2009/10. A motivação já não é a mesma, a qualidade dos jogos faz com que seja um sacrifício assistir aos 84 jogos dos grandes durante uma época inteira, para além do tempo gasto para ver os jogos, analisar os lances e fazer os posts. Desde há um ano para cá que há outras prioridades.
O número de visitas foi também bastante inferior ao da época 2005/06, talvez por haver agora análises semelhantes nos jornais desportivos, algumas análises por sondagens, ou gente cheia de ideias mas que deixam as coisas a meio, ou então por passarem a seguir o blogue através dos RSS, que penso não aparecerem no contador como visitas.

Quanto ao futebol propriamente dito, ficam duas sugestões:

1. A LPFP com o dinheiro que gera, deveria investir algum num programa do estilo do "Cuidado com a Língua" do Diogo Infante, em que no início da época, em vez de se ensinar a falar português, se explicaria em programas diários de 10 minutos, as leis do jogo de Futebol e a exemplificação com casos práticos de como os árbitros as devem interpretar. Acho que acabaria com algumas discussões fúteis e contribuiria para uma melhor uniformização dos critérios de arbitragem.

2. Deveria a curto/médio prazo ir sendo reduzido o número de jogadores que podem ser emprestados a clubes que disputam a mesma divisão, acabando mesmo por proibir totalmente esses empréstimos. Acabariam algumas suspeitas desnecessárias e não seriam os grandes a decidir indirectamente quem vai à europa ou quem desce ou não de divisão ao decidirem quem tem acesso aos jogadores emprestados, criando uma espécie de "concorrência desleal" nas restantes equipas.

Espero que a questão da impossibilidade de inscrever a equipa nas provas profissionais por dívidas fiscais ou salários em atraso vá para a frente, de modo a eliminar outra fonte de concorrência desleal.

E por agora é tudo, até um dia destes.

Etiquetas:

10 Apitos:

Blogger Offshore disse...

É uma pena que esta iniciativa não continue na próxima época mas não duvido que dê muito trabalho.

Nem sempre concordei com as análises efectuadas mas tenho para mim que mantisveste uma linha de coerência, o que acaba por ser o mais importante.

Gostaria de perguntar como é que tecnicamente realizaste a captura das imagens.

obrigado

10:31 da manhã, maio 29, 2009  
Blogger NUNO RAMOS disse...

Para quem gosta de recordar antigas glórias e vitórias do nosso Sporting, um passado rico em imagens!!!

Visite o Armazém Leonino

http://armazemleonino.blogspot.com

para nostalgicos que gostam de colecções de cromos, jornais antigos, equipas, relatos de futebol,jogadores, visite!!!

12:45 da tarde, maio 29, 2009  
Blogger Renato Sousa disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:44 da tarde, maio 30, 2009  
Blogger quartoarbitro disse...

caro offshore, as imagens foram capturadas colocando o jogo em pause na Zon Box e tirando uma foto à televisão com câmara digital.

10:46 da tarde, maio 30, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

vai e não voltes, lagarto.

8:20 da tarde, maio 31, 2009  
Blogger André Leal disse...

Boas:

Escrevo-te o que vou escrever porque penso ser o único dos actuais participantes regulares que sabe seguramente que és benfiquista. Isto apesar de o teres escrito num post anterior no fim da primeira época do levadoaocolo, mas como os participantes actuais não estão interessados em ir rever os arquivos do passado, não me parece que saibam a tua, ou tuas, veias clubísticas.

E, ainda relativamente ao facto dos actuais participantes não irem ver os arquivos, também é pena que não vão ver uma análise mais bem elaborada do que a que tem sido feita esta época, na minha opinião, claro. E digo isto apesar de achar que mantens os teus princípios firmes e uma credibilidade sem igual na blogosfera que se dedica a este tipo de análise, por exemplo o blog fórum benfica, em que, apesar de achar que ele acerta em muitos lances desta época em que tu falhas, obviamente penso que a sua veia clubística sobressai muito mais, minando em grande parte a credibilidade da análise.

Mas esta crítica construtiva e não destrutiva não vai incidir nas divergentes opiniões acerca de lances isolados, mas na forma em como a análise foi feita e que saiu de certa maneira viciada.

Acho que depois da tua revelação clubísitca te defendeste passando a ser muito mais rigoroso com os teus critérios, porém, abrindo unicamente excepções nos lances que beneficiariam o Benfica ou prejudicariam os corruptos. Dando exemplos, dos quais não discordo em todos quanto à tua opinião, entenda-se, unicamente para ilustrar a minha opinião:

- Penalty do Lisandro no Dragão: Totalmente rígido no critério quando sabes bem que foi um mergulho para a piscina.
- Penalty não assinalado por eventual falta do Reyes em Belém: Idem
- Penalty não assinalado sobre David Luiz contra a Académica na Luz: Flexível no critério, há contacto e o jogador do Benfica ia na rota da bola e em vantagem.
- Penalty não assinalado sobre Aimar nos Arcos: Idem
- Penalty assinalado ao Di Maria contra o Braga: Idem
- Penalty não assinalado sobre Evaldo, Braga, no Caldeirão da Corrupção: Idem

Pronto, é esta a minha opinião, no entanto, para que não fique a ideia que a minha avaliação global é negativa, refiro-o aqui novamente: Este é (ou era) a melhor análise de arbitragem em Portugal.

Quanto a pedir-te para continuares, não o farei, porque sei que estás a ter uma trabalheira estúpida com uma análise que só leva insultos e quase nunca elogios. Também acho que, para ser mais bem feita, deveriam ser também levadas em consideração outro tipo de jogadas, como as faltas fora da área em que os jogadores seguem isolados, bem como os timings dos erros (já que estar a ganhar 3-0 e ser-lhe perdoado um penalty é muito diferente do que ser perdoado o mesmo penalty com 0-0 num jogo que se venha a ganhar 3-0). O timing, em termos de jornadas e posição classificativa, também é muito importante, já que na época de 2004/05 o Benfica só começou a ser beneficiado quando o campeonato já estava perdido, tendo sido totalmente roubado nas jornadas anteriores, como se pode comprovar nos arquivos do blog. Aliás, achei que deverias tê-lo referido na análise à época na altura, o que não fizeste, mas pronto.

De resto quero dar-te os parabéns pela tua sobrinha(?).

Abraço e até sempre

4:17 da tarde, junho 03, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

é tão benfiquista quanto o Pedro Proença. ou seja anti-benfiquista primario.

para mim este chega:
- Penalty do Lisandro no Dragão



VAI E NÃO VOLTES!!!!

12:03 da manhã, junho 05, 2009  
Blogger quartoarbitro disse...

andré, como dizes, sou simpatizante do Benfica, mas acima de tudo sócio do Rio Ave. do Benfica simpatizo, mas não sou fanático, nem fico doente quando perde, no entanto pode ter havido ainda que inconscientemente alguma análise enviezada por esse facto. De resto, apesar de ser eu a tomar a decisão final sobre as análises aqui colocadas, coloco semanalmente à discussão os lances junto de um grupo de amigos e nas duas épocas em que fiz esta análise, houve somente 3 lances em que coloquei aqui uma análise contrária à minha opinião pessoal, pelo facto de nem os amigos benfiquistas concordadem comigo: 1. considerar vermelho para Katsouranis no FCP-SLB da época 2005/06, 2. Considerar penalty de Luisão no SLB-Braga desta época, 3. Não considerar penalty sobre Evaldo no FCP-Braga nesta última jornada.
Tirando estes 3 lances, todos os outros foram analisados convictamente e com a consciência de que estaria a ser coerente com lances semelhantes noutros jogos. Admito no entanto que possa haver um ou outro que seja mais subjectivo, mas faz parte do futebol, apesar de ter tentado adoptar critérios que eliminassem ao máximo a subjectividade.
Quanto ao outro blogue, http://putchybaby.blogspot.com/ não é sobrinha, é mesmo filha ;)

12:23 da manhã, junho 05, 2009  
Blogger quartoarbitro disse...

anónimo, em vez de deitares abaixo, indica-me p.f. onde é que posso encontrar uma análise semelhante às arbitragens ao longo da época, para eu ir verificar a coerência e isenção. talvez possas tu fazer uma na próxima época...

12:27 da manhã, junho 05, 2009  
Anonymous Bruno disse...

Pois, bem me parecia que a tua veia não era de sportinguista mas sim do clube da secretaria. Mas apesar de se notar a veia do clube do regime (o que te fez naturalmente andar muitas vezes de mão dada com a mentira ou falsidade, neste caso, nas análises) mereces os parabéns pela iniciativa e trabalho que tiveste, mas acima de tudo, pela coerência e a cara nos coment´s.

Compreendo também que a pouca adesão que tenha tido tenha contribuído para desanimar do projecto mas isso eu já previa e sempre avisei, e pelos vistos o tempo veio-me dar razão.

Para todos os casos, boa (melhor) sorte nessa nova prioridade.

cumps

10:57 da tarde, junho 08, 2009  

Enviar um comentário

<< Home