sexta-feira, agosto 22, 2008

OBJECTIVOS

Relembrando, o objectivo do blogue é analisar as arbitragens dos jogos dos 3 grandes, F.C. Porto, Sporting e Benfica, para fazer o balanço dos erros de arbitragem a favor e contra (FACTOR DE COLO) e o respectivo impacto nos pontos ganhos ou perdidos (COLOSSIFICAÇAO). Tentar-se-á manter o critério uniforme ao longo do campeonato, de acordo com os seguintes critérios:



1. Penalty por assinalar
Se o árbitro errar ao não marcar um penalty existente, no Factor de Colo é considerado erro grosseiro contra a equipa que beneficiaria do penalty e erro a favor da equipa adversária. Para a Colossificação, considera-se sempre que o penalty, a ser assinalado será convertido, sendo acrescentados ou retirados os pontos ganhos ou perdidos à custa desse erro, dependendo do resultado final.

Exemplo: Após um jogo que termina empatado, se o árbitro não assinalou um penalty a favor da equipa A, será contabilizado 1 erro contra A e -2 pontos para a equipa A. Do mesmo modo, a equipa adversária, será contemplada com 1 erro a favor e +1 ponto na Colossificação. Se a equipa A perder no entanto por mais de um golo de diferença, esse golo não iria alterar o "totobola" do jogo, sendo só contabilizados os erros no Factor de Colo, sem influência na Colossificação.

2. Penalty mal assinalado
No caso de o árbitro assinalar um penalty inexistente, será sempre contabilizado um erro a favor da equipa que beneficiou da grande penalidade e contra a equipa adversária. No que respeita à Colossificação, se o penalty não for convertido, não entrará na Colossificação, se for convertido, a Colossificação será alterada se retirando esse golo "ilegal" houver alteração do resultado do "totobola" desse jogo.

3. Foras de jogo
Os erros em análises de foras de jogo, são das situações mais difíceis de ajuizar no terreno de jogo e numa curta fracção de segundos, ocorrendo várias vezes por jogo, pelo que não são em geral contabilizados como erros grosseiros.
Excepção feita aos golos marcados beneficiando de uma posição de fora de jogo e aos golos mal anulados por suposto fora de jogo (desde que o árbitro apite já depois da bola entrar). Nestes casos são contabilizados os erros e é alterada a Colossificação de modo semelhante ao descrito nos penalties.

4. Expulsões
Os cartões vermelhos que ficam por mostrar (directos ou por acumulação), são considerados erros grosseiros a favor da equipa do jogador em questão e contra a equipa adversária. Serão também considerados erros os casos em que o árbitro expulsa um jogador indevidamente. Os erros relativos a expulsões nunca são considerados como tendo influência na Colossificação, uma vez que essa análise é bastante subjectiva.


Nota de rodapé:
Nas análises expressas neste blogue, de modo a eliminar alguma da subjectividade, não são levados em linha de conta nem a altura do jogo em que os erros ocorrem nem da justiça ou não do resultado do jogo em função do futebol praticado pelas equipas.

2 Apitos:

Blogger André Leal disse...

Acho ainda que, tal como referi noutro ano, as faltas fora da área não assinaladas que, no caso de o serem, implicassem a expulsão do jogador faltoso por a jogada implicar perigo de golo iminente (não por agressão ou qualquer outro motivo), deviam também ser considerados erros grosseiros. A razão é que equiparo a oportunidade de golo retirada a uma equipa pelo árbitro ao não assinalar uma grande penalidade à uma outra retirada por um jogador que fica impune, por muito que essa punição, em termos objectivos não implique uma oportunidade tão grande como a que se verificava antes da falta. E digo isto porque em ambos os casos a equipa em questão é prejudicada, sendo, por consequência, o seu adversário beneficiado, e é isso que o blog tenta medir: os benefícios e prejuízos de cada grande permitidos e/ou não punidos pelos árbitros.

8:30 da tarde, agosto 23, 2008  
Blogger quartoarbitro disse...

andré, penso que essas faltas estão contempladas nas situações em que um jogador deveria ter sido expulso e não foi. Será contabilizado como erro grosseiro para o Factor de Colo, mas sem influência na Colossificação.

11:42 da tarde, agosto 23, 2008  

Enviar um comentário

<< Home