quarta-feira, julho 19, 2006

Balanço da época

Após a análise dos erros de arbitragem nos jogos dos grandes, ao longo de 34 jornadas, fica aqui o balanço final do deve e do haver, numa altura em que as equipas já se preparam para a próxima época.

Relativamente ao Factor de Colo, onde foram contabilizados os erros grosseiros a favor e contra os 3 grandes, verificou-se que o F.C. Porto foi o menos beneficiado, com 19 erros a favor, enquanto que o Sporting e Benfica ficaram empatados com 23 erros a favor.
No que respeita aos erros contra, o Benfica foi o mais prejudicado, com 28 erros, logo seguido do F. C. Porto com 27 e por fim o Sporting com 22.

Assim, em termos de saldo de erros grosseiros, o F. C. Porto foi a equipa mais prejudicada, com mais 8 erros contra do que a favor, seguido do Benfica com mais 5 erros contra do que a favor, sendo o Sporting a única equipa que tem saldo positivo, tendo mais um erro a favor do que contra.

Outra análise que foi sendo feita ao longo do campeonato foi a influência desses erros nos resultados, uma vez que por exemplo uma equipa prejudicada num jogo que acabou por ganhar, não pode dizer que os erros de arbitragem lhe retiraram pontos.
Assim, e de acordo com os critérios estabelecidos desde o início do campeonato, verificou-se que no balanço final o Benfica foi o clube cujos erros de arbitragem terão tido maior influência na perda de pontos, ficando com um saldo de -1 ponto. O F. C. Porto terminou com um saldo de +2 pontos e o Sporting com +6.

Analisando a classificação final do campeonato:
F. C. Porto 79 pontos
Sporting 72 pontos
Benfica 67 pontos

verifica-se que contabilizando os pontos ganhos e perdidos por erros de arbitragem, a classificação final seria:

F.C. Porto 77 pontos
Benfica 68 pontos
Sporting 66 pontos

De acordo com os critérios seguidos neste blogue desde o início do campeonato, tentando analisar de forma objectiva e com critérios uniformes os erros e a sua influência nos resultados, verifica-se que o F. C. Porto foi sem dúvida um justo campeão, ficando a dúvida se sem os erros de arbitragem o segundo lugar seria do Sporting ou se ficaria na posse do Benfica.
Como o futebol não é uma ciência exacta, o que o torna tão fascinante, entra-se depois no mundo dos "ses". Uns dirão que estas análises não fazem sentido, outros as defenderão com unhas e dentes, dependendo da capacidade de se abstraírem da sua cor clubística.

Após 34 jornadas, 96 jogos analisados, mais de 300 fotos colocadas, muitos mais comentários às análises, mais de 30000 visitas, fica a sensação do dever cumprido e os 99% de certeza de que não é para continuar para a próxima época. Não pelas críticas e mesmo insultos que foram surgindo nos comentários (nunca censurados), mas pelas horas que se investiram para levar o desafio até ao fim e que implicaram alguns sacrifícios, apesar do gozo que também deu fazer este blogue.

Para finalizar, ficam os resultados acumulados das sondagens que estiveram no blogue durante quase toda a época.



4 Apitos:

Anonymous Anónimo disse...

Quem fez isto estava era bebado

3:54 da tarde, julho 29, 2006  
Blogger jbernardo disse...

Leal, e neste blog as agressões do quaresma e as mãos do Pepe dentro da àrea não foram contabilizadas, bem como não foi considerado penalty e vermelho para o agressor uma certa entrada assassina sobre o Nuno Gomes dentro da grande àrea. Alias, a partir dos -8 pontos que falas tudo o que era toque de jogador do SLB no adversário era considerado penalty aqui, e todos os penalties e agressões por marcar aos adversários do SLB eram branqueados. Se não fosse assim, o porto tinha acabado o campeonato com pelo menos 9 pontos mais de benefício (3 jogos seguidos com o pepe a cortar jogadas com a mão dentro da àrea) e o slb com 15 de prejuízo (3 penalties por marcar a favor, dois inexistentes inventados, etc.). Mas as contas de um portista como o autor do blog valem o que valem.

7:43 da tarde, agosto 26, 2006  
Blogger S.L.B. disse...

Tenho pena que o autor não queira continuar as análises para a próxima época. Apesar de ter algumas discordâncias em certos jogos, pareceu-me que foi mais ou menos justa.

Espero que o 1% de incerteza ainda o faça voltar atrás na sua decisão de não continuar o blog. Permite-me uma sugestão para te fazer perder menos tempo: não coloques as fotos.

1:33 da tarde, agosto 29, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Quer-me parecer a mim que as vossas analises e estatisticas benfikistas foram pelo cano abaixo!!tem um presidente que sim Sr!!Escolhe arbitros e tudo!!Ganda direcçao!!Parabens

5:47 da tarde, setembro 08, 2006  

Enviar um comentário

<< Home