domingo, setembro 04, 2005

Factor de Colo

Na análise da segunda jornada, no jogo Benfica-Gil Vicente, tinha-se inicialmente considerado que o saldo dos erros de arbitragem tinham sido 1 penalty por marcar a favor do Benfica e que sendo a diferença no marcador de 2 golos, não teria havido influência no marcador. Após uma acesa discussão entre as pessoas que contribuem para as análises expressas no blogue, ficou decidido que as grandes penalidades mal assinaladas, que não sejam convertidas, não terão influência no resultado, pelo que nesse jogo, o Benfica com as 2 penalidades que ficaram por marcar, poderia ter empatado o jogo. Assim, fica inaugurada a Colossificação, com o Benfica a ficar com "-1" ponto.

Surgiu entretanto a necessidade de contabilizar não só os pontos roubados/oferecidos pelos erros de arbitragem, mas também o total de erros grosseiros a favor/contra as respectivas equipas. Imagine-se um jogo que acaba 0-0, em que o árbitro assinala várias grandes penalidades a favor de uma das equipas, sendo todas falhadas. Apesar de não ter tido influência no resultado, houve claramente uma série de erros grosseiros a favor de determinada equipa.

Para já, nos 6 jogos já realizados em que participaram os grandes, destacam-se os seguintes erros "grosseiros":

Académica-Benfica - Equívoco do árbitro ao mostrar cartão amarelo ao jogador errado da Académica, não expulsando o jogador que cometeu a falta sobre Simão.

F.C.Porto - E. Amadora - Não expulsão de Emerson por agressão a Lucho González.

Benfica - Gil Vicente - Penalty não assinalado sobre Simão, penalty mal assinalado sobre Nuno Gomes, penalty não assinalado sobre Geovanni, cartão vermelho por mostrar a Carlitos.

Marítimo - Sporting - Falta por marcar sobre Moutinho quase sobre a linha da área.

Sendo assim, inaugura-se a tabela dos erros F/C (Favor/contra), que também pode ser interpretada como o "Factor de Colo", ou seja quanto mais alta for a razão F/C, mais essa equipa estará a ser beneficiada.

5 Apitos:

Anonymous Anónimo disse...

Donde se conclui que o Benfica, com Factor_Colo=0.25, está mais uma vez a ser levado ao colo, se comparado com Porto e Sporting, com Factor_Colo=zero!

Bituca

12:17 da tarde, setembro 05, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

Na realidade, o factor de colo 0.25 do Benfica indica que foi mais favorecido do que o Porto e Sporting, com factor de colo 0, no entanto, só um factor de colo superior a 1 indicará que essa equipa está a ser mais beneficiada do que prejudicada ;)

vaiserumlucho, no comentário ao jogo é referido que o árbitro de onde estava dificilmente veria a falta, mas há que ser objectivo. Não deixa de ser um erro o árbitro estar mal posicionado ;). Garanto-te que este critério será aplicado para todos.

1:22 da tarde, setembro 05, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Acho incrivel como conseguem ver tantos penalties a favor do Benfica e não vêm nenhum contra. Ao nível desses que tanto procuram a favor do Benfica, houve um a favor do Gil Vicente que nao foi marcado... nem falado!

12:23 da manhã, setembro 06, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Oh, vêm-me agora estes com discussões sobre indicadores estatísticos....
Vocês devem ser engenheiros!
;)

O delta colo deveria complementar o factor colo e não substituí-lo (não eliminem o factor colo tão permaturamente). Assim, podem ser analisados em simultâneo.

6:04 da tarde, setembro 09, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

hraki, concordo com a análise.
O Factor de Colo fica então como erros a favor "barra" erros contra, ficando depois ao critério de cada um fazer o quociente ou a diferença entre os valores.

8:40 da tarde, setembro 09, 2005  

Enviar um comentário

<< Home