quinta-feira, setembro 14, 2006

Apito estragado

Depois de uma época a analisar erros de arbitragem, sempre no ingénuo pressuposto de não serem propositados, confesso que estes últimos 15 dias fizeram com que o meu interesse pelo futebol, em especial o nacional, caísse a pique.

Depois das conversas que têm vindo a público, onde se escolhem árbitros em função das "garantias que dão", onde árbitros beneficiam equipas em troca das promoções dos filhos ou dos próprios, onde mais uma série de arranjinhos passam impunes, com os responsáveis a rirem-se nas nossas caras, já não consigo ver um jogo de futebol nacional, nem percebo como se continua a ir aos estádios ou a ver os jogos na televisão. Eu, pessoalmente, estou enojado, e enquanto "valentins", "pintinhos", "veigas" e afins estiverem no futebol, e não houver uma limpeza na arbitragem, penso que não vou voltar a vibrar com o futebol nacional. Se não chover, nem houver nada de mais interessante para fazer, ainda conto acompanhar a equipa da qual sou sócio, o Rio Ave, nos jogos em casa, mas se calhar vou virar para o wrestling, pode ser que a incerteza no vencedor seja maior...

Sei que muitos continuam a vibrar, porque não se importam de ganhar a qualquer preço, nem que seja "roubadinho", porque o que fica para a história é o resultado. Eu não vejo as coisas assim, e essa foi uma das razões porque criei este blogue, depois de dizerem que o Benfica (equipa dos 3 grandes pela qual simpatizo) foi Levado ao Colo da última vez que foi campeão nacional. Lembro-me de ter sido beneficiado em alguns jogos no final do campeonato, mas ninguém registou o histórico de toda a época para fazer o balanço global, e a última imagem é a que fica.

Estou desgostoso com o futebol nacional, e não vejo jeitos de a situação se alterar. Seria preciso um boicote nacional aos jogos, quer nos estádios quer nas TVs, para ver se isto dava uma grande volta. Afinal é a ir aos estádios e a ver os jogos na TV que estamos a alimentar esta máfia. Fica o repto, talvez para a Associação Portuguesa de Adeptos (http://www.apadeptos.org/), ou outro movimento popular que se insurja contra a vergonha que é o nosso futebol.

Ainda tenho algumas esperanças de voltar a vibrar com o futebol nacional, mas vai ser difícil enquanto continuarem os jogos de bastidores.