segunda-feira, setembro 19, 2005

3ª Jornada

De volta ao activo, aproveito para agradecer a todos os que colocaram as suas opiniões sobre os casos da 3ª Jornada. Então, com algum atraso, aqui vai a análise, sempre discutível, baseada nos comentários tecidos, na discussão entre um grupo de amigos, das análises dos jornais e em último caso, na minha opinião.

F.C. Porto - 3 Rio Ave - 0 (Elmano Santos)

3 golos legais, começando por um golaço de Quaresma com a parte exterior do pé direito fazendo a bola descrever um arco sobre o guarda-redes do Rio Ave. Segundo golo apontado por Alan, após ganhar um ressalto numa disputa de bola com um defesa adversário, disparando um remate cruzado fora do alcance de Mora. O terceiro golo foi apontado por Hugo Almeida de cabeça, após cruzamento de Jorginho. Com um resultado de 3 golos (legais) de diferença, só uma noite muito "azarada" do árbitro teria influência no resultado. Ficou no entanto por assinalar dentro da área do Rio Ave, uma falta de Idalécio que coloca o pé em riste e atinge Diego quando este remata para a baliza de Mora. Regista-se então mais um erro contra o F.C. Porto no Factor de Colo passando para 0/2.
Quanto a outros casos duvidosos:
- Lance sobre César Peixoto ainda fora da área: há um ligeiro contacto do jogador do Rio Ave, que no entanto toca primeiro na bola. Arbitro não assinalou falta e bem.
- Lance entre Danielson e Hugo Almeida dentro da área. Danielson toca na bola, não havendo contacto com Hugo Almeida. Esteve bem o árbitro
- Amarelo a Keita por falta sobre César Peixoto no meio campo. Apesar de a bola já não se encontrar no local, o jogador do Rio Ave entra com as pernas abertas, não colocando em perigo a integridade física de César Peixoto. Ajusta-se o amarelo.

Sporting 2 - Benfica 1 (Paulo Costa)

Mais um jogo com golos todos legais, sendo o primeiro apontado por Luís Loureiro num remate de primeira após assistência de cabeça de Tonel. Empatou Simão para o Benfica, após marcação de livre directo por falta cometida por Polga. Na marcação do livre a bola é desviada na cabeça de um jogador do Sporting traíndo o guarda-redes Nélson. O jogo ficou mais uma vez resolvido por Liedson, com uma cabeçada exemplar após cruzamento de Tello. Quanto ao árbitro, esteve em geral bem, nomeadamente na expulsão de Ricardo Rocha, e à parte de uns foras de jogo duvidosos, ficou por marcar uma grande penalidade já nos minutos finais num lance entre Nélson e Luisão. Ao disputarem a bola, o jogador do Benfica chega primeiro tocando-a por cima do guarda-redes do Sporting ( e da baliza...) sendo atingido no abdómen pelos pitões da chuteira direita de Nélson. O lance foi ofuscado pelo falhanço de Luisão, que teve de receber assistência médica, e pela justiça do vencedor que praticou melhor futebol. No entanto em termos objectivos, ficou uma grande penalidade por marcar a favor do Benfica, sendo o Factor de Colo corrigido com um erro contra o Benfica e o correspondente erro a favor do Sporting. Uma vez que o resultado foi de uma vitória para o Sporting por um golo de diferença, a Colossificação é também alterada, tendo os erros contribuído para o Sporting ficar com +2 pontos e o Benfica com -1, somando agora -2.

P.S: As análises expressas neste blogue, tentam ser objectivas nos erros mais grosseiros cometidos pelos árbitros (sendo ainda assim discutíveis), não sendo levada em consideração a justeza ou não do resultado do jogo em função do futebol praticado pelas duas equipas.

2 Apitos:

Anonymous Anónimo disse...

Lucho, imagina que o lance acontecia o meio-campo. Qual seria a decisão do árbitro?

11:11 da manhã, setembro 20, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

A meio campo um guarda redes não se fazia ao lance!!!!

3:54 da tarde, setembro 26, 2005  

Enviar um comentário

<< Home