segunda-feira, janeiro 09, 2006

17ª Jornada

Depois da pausa do Natal, regressou a Liga Betandwin, para a última jornada da primeira volta. Ano novo, arbitragens novas, desta vez, 2 jogos sem casos, e no terceiro, os erros foram bem distribuidos.

Braga -3 Sporting -2 (Jorge Sousa)

Num bom jogo, disputado até ao fim, começou melhor o Braga ao inaugurar o marcador aos 33 minutos. Após cruzamento de Hugo Leal, Wender e João Moutinho tentam disputar a bola de cabeça, sendo o Sportinguista o último a tocar na bola, desviando-a para a baliza de Ricardo. Poucos minutos depois, João Tomás amplia a vantagem ao rematar rasteiro após assistência de Davide. Na segunda parte, o Sporting reage por intermédio de Liedson que resolveu marcar 2 golos. O primeiro aos 68 minutos, ao desviar na pequena área um remate de cabeça de Tonel. 4 minutos depois, Liedson marca novamente na pequena área após remate cruzado de Nani. Wender, estebelece o resultado final ao desviar também na pequena área uma bola cabeceada por Nunes. Jogo sem erros grosseiros, logo sem alteração no Factor de Colo nem na Colossificação




Benfica -2 P. Ferreira -0 (Elmano Santos)

O marcador foi inaugurado logo aos 10 minutos, após um remate forte de Nélson que sofre um desvio do defesa João Duarte, tirando a Pessanha quaisquer hipóteses de defesa.
Na segunda parte, Geovanni estebelece o resultado final ao desviar a bola de Pessanha após cruzamento de Simão. Já nos períodos de desconto, Nuno Gomes cai na área num lance disputado com Geraldo, mas não parecem haver motivos para grande penalidade.
Mais um jogo sem erros grosseiros, ficando inalterado o Factor de Colo e a Colossificação.

F.C. Porto -1 Boavista -0 (Paulo Costa)

No único jogo com casos, o resultado foi estabelecido aos 22 minutos através de Quaresma na marcação de um livre directo, que sofre ainda um ligeiro desvio na cabeça de Zé Manel. Aos 33 minutos fica uma grande penalidade por assinalar a favor do Porto quando Tiago desvia uma bola com o braço após remate de Lisandro.
Na segunda parte, fica outra grande penalidade por assinalar desta vez a favor do Boavista, por agarrão de Pepe a Ricardo Silva na área, impedindo-o de disputar a bola. Já no período de descontos, João Pinto é expulso ao ver o segundo cartão amarelo por atitude incorrecta.
Um erro contra o Porto, outro a favor, passando o Factor de Colo para 9/15, sem alteração da Colossificação.

20 Apitos:

Anonymous Anónimo disse...

Concordo com a análise ao jogo do Sporting, mas discordo em dois ou três pontos nas análises do Boavista e Benfica. Em primeiro lugar acho que devia ser considerado mais um erro no penalty não assinalado contra o Boavista, uma vez que Tiago já tinha um amarelo e seria expulso; No jogo do Benfica acho sinceramente que o penalty sobre o Nuno Gomes é claro e é daqueles que tu costumas considerar, pois o jogador tem possibilidades de jogar a bola. Também fiquei com dúvidas num lance contra o Benfica, pouco depois do segundo golo, em que, penso que é Anderson, vai atrás dum jogador do Paços e empurra-o dentro da área, meio carga de ombro, meio ombro nas costas, quando este caminhava para a linha de fundo. Não tenho a certeza porque não foi dada importância a este lance e só houve uma repetição. Ainda relativamente ao jogo do Sporting gostava de saber quando é que os árbitros têm a coragem de cumprir as regras e marcar penaltys independentemente do resultado da jogada: no primeiro golo do Braga o Moutinho está encavalitado no Wender muito antes de ser golo, logo o penalty tinha que ser marcado.

11:55 da manhã, janeiro 10, 2006  
Blogger Pedro disse...

André : penalty antes de golo é golo!
Se o árbitro não assinalasse golo e assinalasse penalty estaria a beneficiar o infractor!!

4:54 da tarde, janeiro 10, 2006  
Blogger O Anti Lampião disse...

pois é arreliado bem gostarias que o Tiago pudesse melhorar a prestação dos primeiros minutos .. 3 faltas em 6 minutos quem sabe se 15 em 30 minutos, era uma bela média.
Quartoárbitro, penso que era merecedor de análise o lance sobre Hugo Almeida na área do Boavista

5:01 da tarde, janeiro 10, 2006  
Blogger Nuno disse...

Falta aí um claríssimo penalti sobre o Ricardo Costa logo aos 2/3 minutos de jogo!! O Areias agarrou-o bem mais e mais claramente do que no lance do Pepe com o Ricardo Silva, onde, na verdade, não se vê claramente qualquer agarrão.

5:09 da tarde, janeiro 10, 2006  
Blogger Nuno disse...

Já agora, aproveito para dar os parabéns ao treinador do BFC, pois viu e bem que houve dualidade de critérios... enganou-se foi sobre quem viu os cartões à 1ª falta feita no desafio... quem os viu foram o César Peixoto e o Pedro Emanuel!!

Já agora e falando em cartões o árbitro quando mostra o amarelo ao Lucas devia ter mostrado igualmente ao João Pinto o qual se atirou às pernas do Diego sem qualquer intenção de jogar a bola, conseguindo Diego manter o equilíbrio e prosseguir a jogada... o que obviamente não devia ter invalidado o cartão ao jogador do Boavista por comportamento anti-desportivo.

5:13 da tarde, janeiro 10, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Eu não tenho a certeza, Pedro, mas acho que não há lei da vantagem em penatltys. Vou ver nas regras da FIFA...

5:17 da tarde, janeiro 10, 2006  
Blogger Nuno disse...

Só há lei da vantagem no caso de ser por exemplo um remate que é cortado com a mão de um jogador de campo, mas em que, não detendo por completo o movimento da bola, esse corte permite que a bola entre.

Já agora, nesse caso deve ser golo e o jogador expulso.


Ou seja depreende-se que não será grande penalidade quando a falta não impeça que o mesmo movimento dê em golo... ou seja à semelhança do basquetebol quando a falta dá direito a pontos e lançamento-livre .

6:26 da tarde, janeiro 10, 2006  
Blogger tneves disse...

caros portistas que aqui expressaram a opinião: já não me dou ao trabalho de discutir os lances neste blog... espero que não desistam como eu desisti. a análise ao jogo do porto é uma anedota.
Este blog cheira em demasia a lampião... é pena!

6:31 da tarde, janeiro 10, 2006  
Blogger quartoarbitro disse...

Caro andré, no lance do Nuno Gomes, existe contacto entre Geraldo e Nuno Gomes, numa disputa normal de bola, sem motivos para grande penalidade.

Caro arreliado, os critérios do blogue tentam ser o mais objectivos possíveis e registar os lances mais graves onde os árbitros tenham errado. Existem muitos outros pequenos erros durante um jogo e muitas maneiras de pressionar os jogadores ou tentar influenciar o resultado do jogo, que não são aqui analisadas. Mesmo assim não existe concenso nas opiniões, imagina se estivessemos a discutir pequenas faltas a meio campo ou se um lançamento lateral foi bem ou mal assinalado.

Caros offshore e nuno, existe logo no primeiro ou segundo minuto uma gravata de Areias a Ricardo Costa e no mesmo lance, talvez uma falta sobre Hugo Almeida quando a bola é cruzada para a área. No entanto a bola dirigiu-se para Lisandro que a dominou com o braço. De qualquer modo, a falta que deu origem a esse lance não existiu. Tal como já referido noutras jornadas, os agarrões dentro da área serão aqui punidos se a bola estiver em jogo e se dirigir para o jogador que sofreu a falta.

12:21 da manhã, janeiro 11, 2006  
Blogger n_sardas disse...

Bem... já começa a ser repetitivo relembrar ao QuartoArbitro as entradas sobre jogadores do Sporting, para as quais não demonstra ter tão apurado sentido de visão, como tem para as entradas feitas por jogadores do Sporting...
que tal uma analise á entrada do Luis Filipe sobre o Carlos Martins???? aquela falta em que além de faltar o amarelo ( que mais o que foi mostrado minutos depois seria vermelho), foi transformada em lançamento lateral, a favor do Braga????

2:46 da manhã, janeiro 11, 2006  
Blogger Pedro disse...

Sardas não te estiques...esse lance foi um lance normal . Há falta sim senhor sobre o Carlos Martins mas é uma falta normalíssima.

9:24 da manhã, janeiro 11, 2006  
Blogger Nuno disse...

Ó quartoarbitro, a bola ia claramente para o local onde estava o Ricardo Costa, que sendo empurrado para a frente e agarrado, se viu impossibilitado de disputar o lance... aliás, o Lisandro estava pouco atrás dos dois e deu com a mão na bola ao nível da cintura, ou seja, não foi uma bola alta que estivesse fora do alcance do Ricardo... só passou a estar por ter sido impedido de disputar o lance.

Se a bola estiver a ir na direcção de um jogador e este por estar a ser empurrado não puder saltar ou dar um passo atrás para cabecear, vais dar sempre o lance como não sendo disputável por esse jogador?? É que assim sendo se calhar o lance do Ricardo Silva (o qual, mesmo admitindo que tenha sido mesmo falta, nem sequer é claro, por não se ver sem qualquer dúvida um agarrão, vê-se sim os jogadores encostados... um deles a desviar-se e o outro a cair para trás), também não poderá ser considerado, já que a bola caiu numa zona mais atrás do local onde se encontravam os 2 jogadores, tendo o Baía socado a bola.

9:37 da manhã, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

E o segundo amarelo ao Tiago do Boavista? Não achas que devia ter sido mostrado?

11:07 da manhã, janeiro 11, 2006  
Blogger AT1971 disse...

falta ai um penaltie n assinaldo contra o porto cometido por pepe sobre o avançado do boavista (penso que era o fary) foi um abalroamento impendindo o boavisteiro de ir á bola.
penalty claro.

2:42 da tarde, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Penaltis com o jogo parado? Deve ser uma nova modalidade! Mas também de 1971... já está fora de prazo!

5:35 da tarde, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

e akele espirro do pepe que assustou o fary e fez kom k ele nao knseguisse chutar a bola, tb devia ser penaltie? E as entradas do petit, como tem a camisola vermelha vestida, podem ser consideradas como faltas a favor do benfica?

Por amor de deus, tentam tentam, mas o que interessa é k o FCP vai a frente, e a azia é kada vez maior. Temos pena. no final da epoca ha rennie a borla pra toda a gente.

5:36 da tarde, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

No jogo do boavista-fcp, há um segundo penalty que a sportv tudo fez para branquear, que é a gravata feita por Pedro Emanual ao Ricardo Silva. Além disso, é preciso não esquecer que o lance que deu o golo do fcp não era falta...

9:21 da tarde, janeiro 11, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Lol! «O lance que deu o golo do FCP não era falta»... agora levanta-te e ri!

Só pode!

E isso de confundir o Areias com o Pedro Emanuel e o Ricardo Costa com o Ricardo Silva merece uma ida urgente, no mínimo, a um optometrista!

11:52 da tarde, janeiro 11, 2006  
Blogger quartoarbitro disse...

Depois de re-analisar o lance da gravata ao Ricardo Costa, realmente ele teria hipóteses de disputar a bola, se não fosse agarrado, pelo que será considerado erro grosseiro o não assinalar da grande penalidade.

3:17 da manhã, janeiro 14, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

E o da gravata do Pedro Emanuel ao Ricardo Silva? Ainda estou a ver se alguém consegue uma cópia do vídeo para o colocar online, já que a sportv censurou essas imagens no resumo.

5:30 da tarde, janeiro 14, 2006  

Enviar um comentário

<< Home