domingo, dezembro 04, 2005

13ª Jornada

Na 13ª Jornada, mais um derby da Liga Betandwin, onde qualquer influência no resultado influencia a Colossificação de duas equipas, o que veio a acontecer.

F.C. Porto -1 Sporting -1 (Lucílio Baptista)
Uma primeira parte sem grandes problemas para a equipa de arbitragem, tendo sido bem anulada uma jogada onde Deivid em fora de jogo coloca a bola dentro da baliza de Baía.
Na segunda parte, o Sporting adianta-se no marcador por intermédio de Deivid, Golo de Deividapós desmarcação de Carlos Martins que aproveita um mau passe de Pepe. Em frente a Baía, Deivid inaugura o marcador sem dificuldades.
Poucos minutos depois, Lisandro cabeceia para as redes de Ricardo, mas o lance é bem anuladoFalta de Lisandro por falta do avançado portista que empurra Rogério antes de cabecear.
Aos 60 minutos, o primeiro erro, ao não ser assinalada grande penalidade por braço dePenalty de Polga Polga na bola após cruzamento de Quaresma. Polga, a olhar para a bola, efectua uma rotação do tronco e um movimento do braço em direcção à bola, impedindo-a de seguir a sua trajectória. Penalty por assinalar contra o Sporting.
O Porto empata a partida pouco depois, num autogolo de PolgaGolo do Porto. Lisandro cruza a bola rasteira, Jorginho falha o remate e a bola tabela em Tonel e Polga, indo parar no interior da baliza de Ricardo.
Aos 75 minutos, nova grande penalidade por assinalar, desta vez contra o Porto, por mão na bola de César PeixotoPenalty de César Peixoto após remate de Polga. Mais uma vez, Peixoto está a olhar para a bola e efectua um movimento do braço com intensão de desviar a sua trajectória. Penalty por assinalar contra o Porto.
Aos 84 minutos, o terceiro erro grosseiro do árbitro, ao não assinalar mais uma grande penalidade contra o Sporting, quando Sá Pinto agarra LisandroPenalty sobre Lisandro dentro da área, impedindo-o de chegar à bola. 3 Erros grosseiros, 2 a favor do Sporting e 1 a favor do Porto. Nas contas, o Factor de Colo do Sporting passa para 9/9 e o do Porto para 7/10. Na colossificação, +1 ponto para o Sporting, ficando com +3, quanto ao Porto -2 pontos, ficando novamente com saldo nulo.


Marítimo -0 Benfica -1 (Paulo Paraty)

Um jogo sem erros grosseiros, o que vai sendo raro, logo nada a assinalarGolo de Mantorras para além do golo de Mantorras que aproveita um erro do defesa Valnei que não domina bem a bola. Mantorras isolado bate Marcos enviando a bola para o segundo poste. Sem alterações no factor de colo nem colossificação.

8 Apitos:

Blogger n_sardas disse...

Varias criticas ao tua analise ao jogo do Sporting... em primeiro lugar em relação ao lance do Polga, penso que só contas meia historia, e esqueces de referir que no momento do centro, há um jogador do fcp em fora de jogo... em segundo lugar lamento que tenhas alinhado pelo diapasão da Imprensa Desportiva e tenhas ignorado a analise ao lance do Nani, em que a bola acaba dentro da baliza do baia, e é assinalada uma falta inexistente!!!

4:02 da tarde, dezembro 06, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Sinceramente acho que devias ter contado o lance do Nani, não como golo mal anulado porque realmente o árbitro já tinha apitado, mas como penalty, porque o defesa mete-lhe o braço por cima do ombro e só depois é que o Nani poderá, eventualmente, ter feito falta. Se calhar, normalmente, eu não diria que era penalty, mas como o árbitro marcou a falta ao contrário acho que podia ser contabilizado.
DE resto parece-me tudo bem.

9:57 da tarde, dezembro 06, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

caros n_sardas e andré. Quando vi o jogo fiquei com dúvidas e depois esqueci-me de rever o lance. Fi-lo agora e continuo sem esclarecer se existiu falta ou não, porque Nani toca na bola e na coxa de Pepe ao mesmo tempo. Mesmo que a falta não exista, não seria considerado erro grosseiro, uma vez que o árbitro apita ainda antes de Nani rematar. Seria uma falta atacante mal assinalada, o equivalente a um fora de jogo mal assinalado antes da bola entrar, o que não entra para estas contas, como têm reparado. De qualquer modo agradeço a chamada de atenção.

n_sardas, realmente no lance do Polga, Lucho Gonzalez encontra-se adiantado relativamente à defesa quando Quaresma centra, mas teria sempre que ser assinalado o penalty. De acordo com as alterações às leis no início da época, os foras de jogo só devem ser assinalados quando o jogador toca na bola ou se perturbar a acção do adversário. Se o cruzamento não fosse para o Lucho, nem seria assinalado fora de jogo.

10:39 da tarde, dezembro 06, 2005  
Blogger Pedro disse...

Estiveste bem quarto árbitro.
Penso q devias ter referido os dois golos anulados(Nani e Lisandro) mas como não referiste nenhum ao menos foste coerente.

De facto Lucho está em fora de jogo no lance do penalty por assinalar do Polga mas, as novas leis sãoclaras, o fiscal tem de esperar para q o jogador em fora de jogo receba a bola para assinalar falta e isso não chegou a acontecer pq a bola foi impedida de lá chegar pelo braço do Polga. É penalty.

8:58 da manhã, dezembro 07, 2005  
Blogger Figas_21 disse...

Só um pequeno aparte, gostava de te pedir, se tiveres essa possibilidade, de analisares um canto entre o min 11'/12', em que Sa Pinto agarra Lisandro e o impede de jogar a bola , em plena àrea sportinguista. Na repetição do canto viu-se isso mesmo, mas nenhum dos comentadores o referiu. Eu penso que foi penalty claro, se bem que mtas pessoas possam dizer que "penalties" destes existem em todoso os jogos

7:16 da tarde, dezembro 09, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

Caro figas_21, estive a rever esse lance e realmente existe motivo para grande penalidade. Existem muitos penalties desse género, mas desde que o jogador que sofre a falta esteja na zona de acção da bola e seja impedido de a jogar, é contabilizado neste blogue, pelo que irei fazer a devida correcção. Obrigado pelo chamar de atenção, quase no fim do prazo, pois só mantenho os jogos gravados até à jornada seguinte.

10:19 da tarde, dezembro 09, 2005  
Blogger Figas_21 disse...

Não é que faça diferença, mas realmente ficou-me na retina esse lance, e nao ouvi ninguem comentá-lo... De qq forma obrigado pela atenção.

10:34 da tarde, dezembro 09, 2005  
Blogger Galáxia Wrestling disse...

Ja percebemos, qdo é a favor do SCP não conta.
O miudo nao faz falta nenhuma, e é impedido um lance que dava golo, mas isso nao interessa para nada, a isenção deste blog é um mito, ao menos podiam ser coerentes...

1:21 da manhã, dezembro 20, 2005  

Enviar um comentário

<< Home