quarta-feira, novembro 02, 2005

Balanço 25% de campeonato

Após termos ultrapassado 1/4 das jornadas da Liga Betandwin 2005/06, é altura para se fazer um primeiro balanço aos erros de arbitragem nos jogos dos "grandes".
De acordo com os critérios deste blogue, obviamente discutíveis e sem unânimidade (como era de esperar), durante o primeiro quarto de campeonato, em termos globais, houve mais erros grosseiros contra os clubes "grandes" do que a favor. Tal facto seria de admirar se este blogue tivesse sido criado há 10 ou 15 anos atrás, onde os "grandes" eram geralmente favorecidos. De há uns anos para cá, tem-se assistido a um maior equilíbrio nas decisões de arbitragem, o que juntamente com o melhoramento das condições de treino e um maior atrevimento dos clubes "pequenos", contribui para campeonatos mais equilibrados e competitivos.

Neste blogue, os erros de arbitragem não são vistos como premeditados (até prova em contrário), nem se pretende com as análises incutir qualquer intenção aos árbitros de influenciar os resultados dos jogos. O facto de mesmo com várias repetições não se conseguir ajuizar bem um determinado lance demonstra a enorme dificuldade dos árbitros em ajuizar no momento, quase por instinto e por vezes sem a melhor perspectiva, lances que decidem partidas e mesmo campeonatos.

Posto isto, vamos a um breve balanço do que se passou até aqui.
Como já foi referido, nenhum dos 3 grandes tem mais erros a favor do que contra. Em termos de erros a favor, pode-se afirmar que o Porto tem sido o menos favorecido, somente com 3 erros a seu favor, contra 5 do Sporting e 6 do Benfica. Quanto aos erros contra, o Benfica é para já o mais prejudicado com 9 erros, seguindo-se o Porto com 7 e o Sporting com 6. Em termos absolutos, a diferença entre erros a favor e erros contra é mais favorável ao Sporting (-1) seguindo-se o Benfica (-3) e depois o Porto(-4).

Uma análise complementar a esta, a Colossificação, pretende contabilizar o saldo de pontos ganhos/perdidos à custa de erros de arbitragem. Pode uma equipa ter o maior número de erros contra, mas se esses erros ocorrerem em jogos que vença, não terão influência na sua classificação. O oposto pode ocorrer nos erros a favor. Daí analisar-se jogo a jogo, reduzindo ao mínimo as subjectividades, se os erros tiveram influência no resultado ou não. Curiosamente, ao fim de 9 jornadas, tanto o Sporting como o Porto apresentam um saldo nulo em termos de pontos ganhos/perdidos por erros de arbitragem. O Benfica é para já o mais prejudicado sendo contabilizados 4 pontos perdidos por erros de arbitragem. As análises são feitas com base nos critérios definidos, não sendo levada em consideração a justeza ou não do resultado final dos jogos.

Na classificação após a 9ª Jornada, o Braga comanda com 23 pontos, seguindo-se Porto e Nacional com 18, Benfica com 17 e Sporting com 14 pontos. Nesta altura, subtraíndo a Colossificação à Classificação (sem contabilizar possíveis erros nos jogos de Braga e Nacional) , verifica-se a subida do Benfica para o segundo lugar com 21 pontos.

Vamos ver o que se passa no resto do campeonato.

Até lá.

9 Apitos:

Anonymous Anónimo disse...

Só hoje tive conhecimento do blog que me parece muito bom e isento. Sendo do SLB, só não concordo com a ideia de que a expulsão do Karagounis contra o FCP seria justa, ainda mais quando não dizem nada acerca duma falta muito pior sobre o Karyaka contra a Naval. Mas adiante... O Blog é excelente! Parabéns!

2:56 da tarde, novembro 05, 2005  
Blogger Rotura de ligamentos disse...

confesso que não tinha paciência para fazer um blog dedicado ao "Colo", mas força nisso. Linkado no Castigo Máximo.

11:40 da manhã, novembro 06, 2005  
Blogger tneves disse...

este blog é, a meu ver, dos mais originais que tenho visto pela web...
parabéns pela ideia e pela forma como vais apresentando os casos.
obviamente nem todos os teus juízos estarão correctos mas a abertura que dás às tuas mudanças de opinião tornam a análise final muito credível.
continuação de um bom trabalho...

10:47 da manhã, novembro 07, 2005  
Blogger Apre disse...

Mais erros?!?
é preciso ter lata a avaliar apenas por esta jornada onde o Gaucho sofreu 2 penaltis na Luz não assinalados e o lance do 2º livre não é falta.

O Porto teve um penalti contra mas um golo a favor mal anulado e o Sporting tb foi beneficiado, tal como o Slb contra o Rio Ave!

12:55 da tarde, novembro 08, 2005  
Blogger Pedro disse...

Ò Apre vê lá bem..se calhar fora 4 penaltys q o Gaucho sofreu e os golos do SLB foram marcados com a mão e um não chegou a entrar....vê lá bem...

6:43 da tarde, novembro 08, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Pelo menos num lance foi agarrado e bem agarrado pelo Ricardo Rocha. Só não vê quem não quer...

9:32 da manhã, novembro 09, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

O post da 10ª jornada será colocado em breve quando ultrapassar um pequeno problema técnico: NETCABO!!!!!

10:30 da tarde, novembro 09, 2005  
Blogger Pedro disse...

Curioso....e por acaso não houve nenhum lance idêntico na área do Paços????

12:16 da tarde, novembro 10, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Minha análise ao jogo do SLB: 2º golo do SLB de livre inexistente, Penalty sobre o Gaúcho causado pelo Ricardo Rocha, 2º golo do Rio Ave fora de jogo e, não nos esqueçamos, penalty do Idalécio na barreira quando pôs o cotovelo à bola após um livre marcado pelo Karagounis. A diferença é q os erros a favor do SLB são duvidosos (eu digo q não é livre no 2º do SLB mas tenho dúvidas) ou daqueles em q existem 10 por jogo (de certeza q houve jogadores do Rio Ave a agarrar alguém nos cantos); agora os erros q favoreceram o Rio Ave estava toda a gente a ver. Benfica beneficiado deve ser para rir...

2:32 da tarde, novembro 10, 2005  

Enviar um comentário

<< Home