terça-feira, outubro 04, 2005

6ª Jornada

Na 6ª Jornada da Liga Betandwin, alguns erros de arbitragem com influência no resultado, outros repartidos pelos intervenientes. Vamos à análise:

Marítimo - 2 F.C. Porto - 2 (Duarte Gomes)

Num bom jogo, disputado a grande velocidade e com 4 golos legais, a equipa de arbitragem acabou por ser a que esteve menos bem.
Começou melhor o Marítimo, a inaugurar o marcador por Manduca numa cabeçada à entrada da área após cruzamento de Mancuso na marcação de um livre. Seguiu-se um lance com bastantes protestos dos homens da casa, pela anulação de um golo a Sergipano, e bem, que cabeceia na pequena área para a baliza portista em poisição ilegal. Sergipano tinha somente um defesa do Porto entre ele e a linha de baliza quando a bola lhe é passada, uma vez que Vítor Baía se encontrava ligeiramente adiantado. Esteve no entanto mal o árbitro ao não assinalar grande penalidade a favor do Marítimo por falta de Jorginho sobre Sergipano tocando-lhe no pé de apoio.
Já na segunda parte, surge o golo do empate por Lisandro que após uma jogada confusa dentro da área maritimista, remata forte e colocado sem hipóteses de defesa para Marcos. Pouco tempo depois, o Porto coloca-se em vantagem com um golo de César Peixoto que remata forte e rasteiro à entrada da área após um contra-ataque bem gizado pela equipa portista na sequência de um canto a favor do Marítimo.
Seguiu-se uma atitude reprovável de Sergipano que cospe na cara de Ricardo Costa. Apesar de ser de difícil detecção para o árbitro da partida, não deixa de ser um erro a não amostragem do cartão vermelho a Sergipano. O jogador viria a ser expulso pouco tempo depois, e bem, após ter feito uma falta merecedora do segundo cartão amarelo.
Já na parte final da partida, o Marítimo restabelece o empate com um golo de Marcinho num remate colocado ainda de fora da área. Depois do golo Valney foi expulso, não havendo imagens que esclareçam os motivos da expulsão, não podendo no entanto ser posta em causa a decisão do árbitro.
Como resultado deste jogo, há a acrescentar ao Factor de Colo um erro a favor (penalty por assinalar) e outro contra o Porto (não expulsão de Sergipano), passando para 3/3. Devido ao empate final, considera-se que o Porto não obteria este ponto caso o penalty fosse assinalado, pelo que é acrestentado um ponto à Colossificação passando para +2.


P. Ferreira - 3 Sporting - 0 (Carlos Xistra)

Num jogo morno, o resultado com 3 golos de diferença dificilmente traria alterações à colossificação. Não esteve no entanto isenta de erros a arbitragem de Carlos Xistra. Errou ao não assinalar grande penalidade num lance em que Polga salta sobre Edson ainda no interior da área, derrubando-o. Poucos minutos depois, Ronny inaugura o marcador para o Paços, na marcação de um livre, após Carlos Xistra ter mandado repetir o lance. Um companheiro dá um pequeno toque para o lado e Ronny dispara para a baliza sem hipóteses para Nélson.
Na área do Paços, Carlos Xistra erra novamente ao não assinalar grande penalidade, desta vez a favor do Sporting, após falta de Ronny que se debruça sobre Deivid impedindo-o de disputar a bola. Já nos descontos de tempo da primeira parte, o Paços aumenta o marcador, após lance rápido de Edson pela direita que cruza para a área leonina onde Beto desvia para o poste ressaltando a bola para Didi que marca sem dificuldades.
Miguel Garcia é bem expulso já a poucos minutos do fim por pisar violentamente um adversário quando este pretendia jogar a bola.
O resultado final é estabelecido por Júnior que após desmarcação de Edinho fuzila a baliza à guarda de Ricardo que substituiu o lesionado Nélson ao intervalo.
Resultam deste jogo 2 erros grosseiros (dois penalties por assinalar), um a favor e outro contra o Sporting, passando o Factor de Colo para 2/3, sem alteração da Colossificação.


Benfica - 2 V. Guimarães - 1 (Nuno Almeida)

Um jogo sem grandes problemas para o árbitro no capítulo técnico, deixando no entanto algo a desejar no capítulo disciplinar.
O Benfica inaugura o marcador por Miccoli, que sozinho na área após receber a bola de uma cabeçada falhada de Nuno Gomes, não tem dificuldades em bater o guarda-redes Paiva.
O empate é restabelecido por Targino que marca um bom golo de cabeça em queda após cruzamento de Mário Sérgio.
O primeiro erro de Nuno Almeida ocorre num lance em que Petit, já depois do árbitro apitar, tem uma entrada feia com os pitões nos gémeos/tornozelo de Targino, devendo ser expulso, o que não veio a acontecer.
Já na segunda parte, Simão coloca de novo o Benfica em vantagem após um lance de insistência pela esquerda, com um remate à entrada da área que tabela num adversário enganando o guarda-redes vitoriano.
De assinalar ainda novo erro do árbitro ao não expulsar Medeiros por ter pisado deliberadamente Petit quando este se encontrava no chão.
Sem grandes erros a nível técnico, ficam os 2 erros pelas expulsões, um a favor e outro contra o Benfica, passando o Factor de Colo para 3/7, sem alterações à Colossificação.

8 Apitos:

Blogger Pedro Neto disse...

Muito coerente e insento.

Parabéns ao editor do Blog.

9:28 da tarde, outubro 04, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Bom trabalho. Todas as semenas no meu blogue também se fazem análises aos lances capitais. A tua apreciação será bem vinda.
Saudações.

2:42 da manhã, outubro 05, 2005  
Blogger Pedro disse...

Gostei...vou-te linkar nos meus dois Blogs

4:07 da tarde, outubro 05, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Também podemos ver as coisas por outro ponto:
- em primeiro lugar, se o Petit fosse expulso na altura certa, ja não sofreria a falta.
- Com menos um ia ser muito mais dificil ao Benfica ganhar o jogo...
Logo, foi beneficiado em dois pontos.

Acham absurdo? É para compensar alguns beneficios / erros absurdos que aqui cometem...

5:42 da tarde, outubro 06, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

obrigado pelos comentários, espero que contribuam para a discussão dos lances mais polémicos denunciando possíveis dualidades de critérios ou mencionando erros grosseiros que tenham passado ao lado dos "observadores amadores" que opinam para este blogue.

quanto ao comentário do sr. anónimo, o blogue não pretende ser o juíz supremo dos casos de arbitragem, somente tentar de forma o mais objectiva possível contabilizar os erros grosseiros nos jogos dos 3 grandes e a sua influência ou não nos resultados. Esse argumento do SE o Petit fosse expulso, já não era agredido, etc, etc, não entra aqui nas contas. Daqui a pouco estavamos a discutir a influência de um lançamento lateral mal assinalado no desenrolar do resto do jogo.

7:28 da tarde, outubro 06, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

só tenho um comentário a fazer:
"gizado"?
"um contra-ataque bem gizado"?
Estou de boca aberta! :o
Não, estou siderada! :O

7:35 da tarde, outubro 06, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Discordo da tua apreciação num lance: no jogo Maritimo-Porto o golo do Maritimo foi, de facto, legal. No momento do passe (de cabeça) há 2 defesas entre o jogador que faz o golo e a linha de golo. No entanto, já depois do passe, um deles sai do campo o que origina a confusão. No entanto, sublinho, o golo é completamente legal.

6:03 da tarde, outubro 07, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

zalayeta, de facto na altura ficou a ideia de que o jogador do Marítimo tinha o guarda-redes do Porto e outro defesa entre ele e a linha de baliza, mas depois de analisar as imagens fico com a ideia que o jogador do Marítimo está ligeiramente adiantado relativamente a Vitor Baía, opinião que também ouvi no dia após o jogo no resumo da TVI e é também a opinião unânime do Tribunal d'O Jogo (http://www.ojogo.pt/21-224/artigo502012.htm).

7:04 da tarde, outubro 07, 2005  

Enviar um comentário

<< Home