terça-feira, outubro 11, 2005

Critérios II

aqui tinhamos falamos de alguns critérios utilizados para a análise das influências dos erros de arbitragem nos resultados dos jogos. Voltamos agora à baila, resumindo os critérios anteriormente discutidos e acrescentando o critério dos foras de jogo.

1. Penalty por assinalar
Se o árbitro errar ao não marcar um penalty existente, no Factor de Colo é considerado erro grosseiro contra a equipa que beneficiaria do penalty e erro a favor da equipa adversária. Para a Colossificação, considera-se sempre que o penalty, a ser assinalado será convertido, sendo acrescentados ou retirados os pontos ganhos ou perdidos à custa desse erro.

Exemplo: Após um jogo que termina empatado, se o árbitro não assinalou um penalty a favor da equipa A, será contabilizado 1 erro contra A e -2 pontos para a equipa A.

2. Penalty mal assinalado
No caso de o árbitro assinalar um penalty inexistente, será sempre contabilizado um erro a favor da equipa que beneficiou da grande penalidade e contra a equipa adversária. No que respeita à Colossificação, esse erro não terá influência se o penalty não for concretizado (como aconteceu no jogo Benfica-Gil Vicente). No caso de o penalty ser convertido, a Colossificação será alterada se retirando esse golo "ilegal" houver alteração do resultado do "totobola" desse jogo.

3. Foras de jogo
Os erros em análises de foras de jogo, são das situações mais difíceis de ajuizar no terreno de jogo e numa curta fracção de segundos, ocorrendo várias vezes por jogo, pelo que não são em geral contabilizados como erros grosseiros.
Excepção feita aos golos marcados beneficiando de uma posição de fora de jogo e aos golos mal anulados por suposto fora de jogo (desde que o árbitro apite já depois da bola entrar). Nestes casos são contabilizados os erros e é alterada a Colossificação de modo semelhante ao descrito nos penalties.

4. Expulsões
Os cartões vermelhos que ficam por mostrar, são considerados erros grosseiros a favor da equipa do jogador em questão e contra a equipa adversária. Serão também considerados erros os casos em que o árbitro expulsa um jogador indevidamente. Os erros relativos a expulsões nunca são considerados como tendo influência na Colossificação, uma vez que essa análise é bastante subjectiva.


Nota de rodapé:
Nas análises expressas neste blogue, não são levados em linha de conta nem a altura do jogo em que os erros ocorrem nem da justiça ou não do resultado do jogo em função do futebol praticado pelas equipas. Poderão surgir novos critérios em função de situações novas que surjam em jogos futuros.

4 Apitos:

Blogger Pedro disse...

Só um pormenor. No ponto 2 vocês dizem "No caso de o penalty ser convertido, a Colossificação será alterada se retirando esse golo "ilegal" houver alteração do resultado do "totobola" desse jogo."...ou seja se a equipa ganhar por 4-0 e um dos golos for resultado de um penalty mal assinalado não entra para a colossificação. Mas as coisas não são assim tão lineares...um penalty mal assinalado por dar inicio a uma goleada, pode desempatar um jogo q dá goleada, pode permitir uma reviravolata q acaba em goleada, etc etc

8:52 da tarde, outubro 13, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

Caro Pedro, realmente as coisas não são assim tão lineares, mas é muito subjectivo analisar as situações desse ponto de vista. Aqui tentamos ser o mais objectivos possíveis.

Na minha opinião o futebol, para além de tácticas, vive muito do factor psicológico. Como referes, um penalty mal assinalado pode alterar completamente o desenrolar da partida, como um golo falhado em frente á baliza ou um frango do guarda-redes pode influenciar o resto da equipa. São contudo circunstâncias diferentes de caso para caso e não há um critério objectivo que possa indicar a influência no resultado.

5:24 da tarde, outubro 14, 2005  
Blogger Pedro disse...

Ok...compreendo a vossa posição.E acredito, pelos posts já publicados, na vossa coerência.
Força!!

9:59 da manhã, outubro 17, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

Caro bracarense, sei que qualquer erro durante um jogo pode influenciar o resultado, no entanto o critério que sugeres também está afectado de alguma subjectividade. Se uma equipa vence por 5-0, sendo o primeiro golo "ilegal", sugerias então que se retirassem os 3 pontos. Claro que na maior parte das vezes, o difícil é marcar o primeiro, depois a equipa adversária tenta avançar mais no terreno e arrisca-se a sofrer mais golos. No entanto, pode também suceder o caso de a equipa que perdeu por 5-0, não ter feito sequer um remate à baliza e ter estado sempre sob pressão. Neste caso, seria injusto retirar os pontos à equipa vencedora, que domina o jogo todo, só porque o primeiro golo teria sido ilegal.
É para eliminar estas subjectividades que se considera somente a influência dos erros no resultado final, independentemente da altura em que ocorrem, sendo mesmo o critério aplicado para todos os jogos. abraço

5:59 da tarde, novembro 06, 2005  

Enviar um comentário

<< Home