terça-feira, outubro 25, 2005

8ª Jornada

Na 8ª Jornada da Liga Betandwin, volta a haver alterações na Colossificação. Na classificação mantém-se no entanto o Sp. Braga, que a continuar assim, deveria ser incluído neste blogue. Vamos à análise.
Benfica -2 E. Amadora -0 (João Vilas Boas)
Numa noite menos boa de João Vilas Boas, com equívocos na marcação de faltFalta de Manuel Fernandesas e em análises aos foras de jogo, estiveram melhor as duas equipas que pretenderam jogar à bola.
O primeiro erro do árbitro ocorre numa entrada viril de Manuel Fernandes sobre um adversário,Golo Anulado ao E.Amadora atingindo-o no pé com os pitões da chuteira. Entrada merecendora de cartão vermelho, que se ficou por um amarelo. Nos minutos finais da primeira parte, é anulado um golo a Rui Borges do E. Amadora por indicação do fiscal de linha que indica que a bola já teria saído quando Manu faz a assistência para golo. Pelas imagens televisivas dá a nítida sensação que a bola não terá ultrapassado completamente a linha de baliza. Erro a prejudicar o E. Amadora.Golo de Karyaka Já na segunda parte, o Benfica inaugura o marcador por Karyaka de cabeça após um centro milimétGolo de Nuno Gomesrico de Nélson. O resultado final é estabelecido por Nuno Gomes, novamente de cabeça e após mais um centro de Nélson que ainda sofre um desvio num defesa adversário. Antes de terminar a partida, mais um erro do árbitro ao não assinalar penalty por mão na bola de Amoreirinha após remate de Nuno Gomes. ApesarMão de Amoreirinha do remate ser feito a uma curta distância, o defesa do E. Amadora está sempre a olhar para a bola e eleva claramente o braço para impedir que esta chegue à baliza. Em conclusão, 3 erros grosseiros do árbitro, dois a favor do Benfica e um contra, passando o Factor de Colo para 6/8, sem alteração da Colossificação.
Gil Vicente - 2 Sporting -2 (Paulo Costa)
Num jogo com um árbitro "preguiçoso", para não correr muito fez diagonais muito curtas, impedindo-o de acompanhar os lances de perto e cometendo assim erros comPenalty sobre Beto influência no resultado. O primeiro erro dá-se quando Beto é agarrado dentro da grande área por Gregory que o impede de disputar a bola. Grande penalidade por assinalar a favor do SportiPenalty sobre Gregoryng. Ainda na primeira parte, novo lance polémico na área do Gil Vicente quando Marcos António salta com Beto e desvia a bola com o braço, intencionalmente, uma vez que a bola é centrada a uma grande distância e o jogador olha para a bola instantes antes de a desviar. Nova grande penalidade por assinalar a favor do Sporting.
O marcador é finalmente inaugurado no finGolo de Doualaal da primeira parte por intermédio de Douala, após passe de Liedson numa jogada de entendimento do ataque Sportinguista. Levantaram-se dúvidas relativamente à posição de Douala no momento do passe de Liedson, sendo que a maior parte das opiniões no sentido da posição irregular de Douala. Pelas imagens que tenho (TVI), na câmara que daria para analisar a posição de Douala não é perceptivel o instante em que Liedson toca na bola, pelo que fico com a sensação de que o jogador está em linha. Até prova em contrá1º Golo Gil Vicenterio, dou o benefício da dúvida ao fiscal de linha. Na segunda parte, o Gil Viecente dá a volta ao 2º Golo Gil Vicentemarcador, primeiro por Gregory de cabeça após a marcação de um livre. O segundo golo surge por Carlos Carneiro, a saltar melhor entre a defesa Sportinguista e a marcar de novo de cabeça após a marcação de um canto. Já no período de desconto, Liedson resolveu Golo de Liedsonempatar a partida ao rematar para a baliza gilista numa insistência após um primeiro remate. Concluíndo, dois erros grosseiros a prejudicar o Sporting, passando o Factor de Colo para 2/5 e com a subtracção de 2 pontos na Colossificação, ficando agora com -1 ponto.
Nacional -0 F.C.Porto -1 (Hélio Santos)
Num jogo sem grandes problemas para a arbitragem, o erro mais grosseiro Falta de Brunoterá ocorrido num lance em que Bruno entra de forma violenta sobre Jorginho atingindo-o no pé, e que deveria ter originado a expulsão Golo de Hugo Almeidado jogador madeirense. Erro do árbitro ao mostrar somente o cartão amarelo. Quanto ao resto, registo para o excelente golo de Hugo Almeida de cabeça após passe de Quaresma com a parte exterior do pé, um lance já visto mas que não deixa de ser bonito.
Fica o registo de um erro grosseiro contra o F.C.Porto, passando o Factor de Colo para 3/5, sem alteração da Colossificação.

19 Apitos:

Blogger zorg disse...

É curioso que no lance da alegada bola fora no Benfica-Estrela (e não é golo anulado porque, mesmo que a bola não estivesse fora, o árbitro já tinha apitado há bastante tempo) tu consideres erro do árbitro sem qualquer imagem que o comprove, enquanto no gil vicente-sporting, consideras limpo o golo do Douala, quando há repetições suficientes do lance para demonstrar que há efectivamente fora de jogo. Parece-me que há aqui uma falta de coerência pouco habitual neste blog...

9:39 da manhã, outubro 26, 2005  
Blogger n_sardas disse...

Mais uma vez uma analise com a habitual coerencia que este blog demonstra!!!! Parabens

Na verdade as imagens vierem trazer uma ajuda extra nas analises!!!

Penso que a imagem do 1º golo do Sporting ajuda de uma forma clarissima a dar a perfeita noção de que o jogador esta em linha!!!

Concordo totalmente com as restantes analises feitas aos lances de duvida dos varios jogos.
A unica falha a apontar é o "esquecimento" da analise á entrada o Pedro Emanuel sobre um jogador do Nacional. Proponho-te que recolhas informação, visto ser um lance que deve ser analisado.

Saudações

5:37 da tarde, outubro 26, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

Caro zorg, penso não ter havido incoerência na análise dos lances do golo anulado ao E. Amadora e no primeiro golo do Sporting. Em ambos os casos não tenho imagens que me mostrem irregularidades. No primeiro não vejo a bola fora, no segundo não vejo o fora de jogo. Em qualquer dos casos, se me mostrarem imagens que me esclareçam corrigirei a opinião.

Caro n_sardas, também vi o lance do Pedro Emanuel, pelas imagens não se percebe a intensidade e a região onde o jogador do Nacional é atingido. Penso, e a crítica em geral também, que seria apropriado o cartão amarelo.

10:40 da tarde, outubro 26, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

Zorg, ainda relativamente ao golo anulado, caso o árbitro apite antes da bola entrar, como bem dizes, não será considerado golo anulado. Neste caso, na televisão não é perceptível o apito do árbitro antes da bola entrar, e tendo em conta que entre o passe de Manu e o instante em que a bola ultrapassa a linha de golo passam menos de 1.5s, penso ser difícil com os tempos de reacção do fiscal de linha e do árbitro, ele ter apitado antes da bola entrar.

10:47 da tarde, outubro 26, 2005  
Blogger n_sardas disse...

eu sinceramente fiquei com a impressão que foi uma entrada "durinha"...

4:20 da manhã, outubro 27, 2005  
Blogger zorg disse...

quartoarbitro: mas aplicas o principio de forma diferente nos dois casos. No caso da bola fora, na dúvida e sem imagens que te esclareçam, assumes - subjectivamente - que a equipa de arbitragem errou, enquanto no caso do Douala, nas mesmas condições, assumes que a equipa de arbitragem ajuizou correctamente. Eu pessoalmente acho que, para que o blog seja o mais objectivo possível, devias limitar-te a considerar os erros comprovados. Se abres o precedente de considerar erros baseado nas tuas interpretações subjectivas das situações, vai ser impossível manter a imparcialidade e objectividade que, penso eu, é o objectivo deste blog, ficando as tuas classificações viciadas pela tua opinião. Creio que não é isso que pretendes...

3:04 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger zorg disse...

Ah, e mais uma coisa: há imagens que comprovam inequivocamente o fora de jogo do Douala. É um adiantamento muito ligeiro e é um lance muito dificil de julgar no campo, mas as imagens não deixam margem para dúvidas.

3:06 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger Pedro disse...

Bem o meu amigo N_Sardas dizia não saber qual era o teu clube por esta análise facilmente se percebe qual é...
Dizes tu o seguinte :"Pelas imagens televisivas dá a nítida sensação que a bola não terá ultrapassado completamente a linha de baliza.". Mas a imagem q mostras nada mostra. E no estádio fica a nitida sensação q a bola está fora. Portanto gostava de saber qual a imagem q mostra q a bola estava dentro. E se analisarmos com exactidão a imagem q mostras a sensação é q a bola sai mesmo ora pq,se não estou enganado, a bola está mesmo escondida por tráz do joelho do jogador do SLB e está, penso q é unanime, nesse momento, em cima da linha, se a isso aliarmos o facto do pé do Manu ainda não estar a tocar na bola a fracção de tempo q leva o pé a tocar na bola faz com q esta já tenha ultrapassado a linha final. Nem a imagem q colocas te ajuda a querer fazer um golo onde ele não existiu.
Sobre o lance do MF dou de barato, já é norma pedir expulsões para jogadores do SLB mas acho piada não teres comentado as 3 falas seguidas do jogador careca do Estrela sobre o Simão....
Interessante tb o beneficio da duvida q dás ao fiscal de linha no lance do Douala mas já não dás o mesmo beneficio de duvida ao lance do Manu...
Sardas se não sabes qual é o clube dele depois desta análise....

4:45 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger Pedro disse...

Não é nada pessoal caro quartoarbitro...se nem os profissionais pagos são isentos não vou exigir isso de ti. Mas tu é q colocaste a fasquia alta demais
Abraços

4:50 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger n_sardas disse...

em primeiro lugar é mentira que a bola esteja tapada pelo joelho do jogador do benfica... claramente se vê a parte da bola que esta dentro do campo devido ao risco preto que estas bolas cinzentas da adidas tem, é esse risco pelo qual se consegue destiguir a bola e essa parte que esta em cima da linha!!! agora pode é colocar-se a duvida se a bola no momento da imagem já esta a ser centrada ou ainda vai ter com o pé do Manu... essa é a duvida, eu considero que já vai a ser centrada, pq a bola vai passar pela cueca do jogador do slb e ele nesta imagem já esta com as pernas aberta...

Depois, é impressionante alguem, fazer juizos de valor de outro, por dar a sua opinião sobre um lance de dificil analise... as opiniões neste lance podem não ser unanimes, é verdade, mas dizer que este lance não "relevante" é estar a dizer que o lance é clarissimo e isso é totalmente falso...
Eu não sei qual é o clube do Quartoarbitro, e nem quero fazer de advogado dele, mas á verdade é que ele colocou aqui os 2 lances para podermos analisar, enquanto outro, no seu blog de arbitragens optou por nem falar deste lance do Manu... até podem achar que a bola esteve fora, agora dizer que esta lance não coloca qualquer duvida é falso, dizer que este lance não é relevante é falso!!!

Caro a amigo Pedro, na primeira vez que comentei este blog, apareceste logo a seguir a dizer: “Meu deus...afinal há salvação..o meu grande amigo Sardas, lagarto dos sete costados, a elogiar as análises de quem considera q o SLB foi prejudicado em 2 pts e o scp beneficiado em 1 pt!!!!”... a isenção das pessoas não existe só quando se coloca o nosso clube como sendo o prejudicado do campeonato... eu já disse-te e volto a dizer, não tenho problema nenhum e dizer que o slb é prejudicado se assim acontecer, e tenho concordado com um blog, que considera que isso tem acontecido... fico é triste por tu não conseguires é admitir que o slb tb á beneficiado, e demonstras um total complexo em admitir coisa parecida!!! e a tua analise a este lance é bem o espelho disso...

5:48 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger n_sardas disse...

outra coisa... esta aqui a tentar-se colocar estes 2 lances no mesmo saco...
a lei do fora de jogo é clarissima... "em caso de duvida, deve-se beneficiar o atacante"... e este lance do Doulla, devido é rapidez do mesmo é de dificil julgamento, mas o fiscal de linha limitou-se a cumprir a lei!!!

6:17 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger Pedro disse...

Não admito??? Estive o ano passado todo a dizer-te os dois jogos q o SLB ganhou pts por erros dos arbitros e tu dizes q não admito q o SLB tb é beneficiado??? Claro q admito..o q tu não admites mesmo q te esteja escarrapachado é q o SLB é prejudicado . Isso é coisa q tu não admites. E sim, para mim este lance do Manu é irrelevante. É um caso para os anti-benfiquistas. Como o lance não deixa duvidas e foi bem ajuizado pelo arbitro, um simples pontapé de baliza, é irrelevante. Tu é q queres q ele não seja. Simples qt isso. Qt à isenção...foi o Quartoarbitro q colocou a fasquia elevada. Teve a "ousadia" de dizer q o SLB é o clube mais prejudicado neste momento (ver colossificação) mas ao analisar esta jornada não foi coerente...e isso é grave pq demonstra parcialidade...e a incoerência dele são as imagens q usa em q nenhuma delas é esclarecedora do q quer q seja e só num lance ele dá o beneficio da dúvida.
Seguindo a risca q falas nota-se claramente a linha debaixo da mesma...ou seja usando o teu ponto de referência ainda mais óbvio se nota q a bola saíu.

6:33 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger n_sardas disse...

infelizmente a tua resposta da-me razão....

quem diz que não tem qualquer duvida neste lance... só pode estar a insultar a inteligencia e visão dos outros!!!

E depois voltas o com o argumento de sempre, "é conversa de anti-slb", argumento esse que a mim já mete nojo, pq é um argumento de alguem que julga-se superior aos outros... e de alguem que não quer discutir as coisas e limita-se a catalogar os outros de algo patetico!!!

esta mais que provado que não consegues discutir futebol... para ti a tua opinião é um dogma e os outros que pensam de maneira diferente são todos fanaticos, incoerentes, parciais, anti-slb e todos esses nomes que arranjas para catalogar os outros!!!!
Demonstras uma total incapacidade de lidar com a realidade!!!

Infelizmente, ainda tiveste a ousadia de tentar desafiar aquilo que já esta no teu sangue, parcialidade, e decides criar um blog sobre arbitragens... acredita, ai é que se vê bem como o futebol é comentado por alguem parcial!!!

Abraços!!!

8:00 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

Caros zorg, pedro e n_sardas:

1. As imagens expostas no site não servem para analisar os lances, somente para os identificar.

2. As opiniões aqui expressas, baseiam-se nas críticas jornalísticas, na opinião de um grupo de adeptos de vários clubes, e em última análise, na opinião pessoal do editor, o quartoarbitro.

3. Havendo lances duvidosos, é natural que não haja unanimidade de opiniões, nem este blogue pretende ser o juiz supremo da arbitragem. Tenta-se somente manter um critério uniforme durante toda a época.

4. Nos dois lances que estão a gerar mais confusão esta jornada, em nenhum deles vi irregularidades (pelas imagens que tenho dos jogos em directo). A diferença é que num deles o fiscal de linha viu uma irregularidade, no outro não, daí a diferença de ser ou não considerado erro. Admito que possa ter havido tanto num caso como no outro irregularidades (sobretudo no lance do Douala onde a crítica quase toda diz que era fora de jogo, mas devem ter imagens de outra televisão a que eu não tive acesso). Agradeço que me mostrem ou indiquem onde posso ver imagens que me esclareçam, e alterarei a decisão sem qualquer problema. Não posso é conscientemente estar a apontar irregularidades que não vi.

5. Nos casos como o suposto fora de jogo a Douala, a lei diz e bem que em caso de dúvida se deve beneficiar o ataque. Neste blogue, o critério utilizado é: se as imagens mostram que é fora de jogo, é fora de jogo, se mostram que não é, não é fora de jogo, sendo considerado erro ou não conforme a decisão do fiscal de linha. Isto elimina a subjectividade de quando é que se considera se um caso é duvidoso, não estando no entanto em causa a intenção ou não de o fiscal de linha errar deliberadamente. É precisamente por os foras de jogo serem os casos mais difíceis de analisar, que aqui só são considerados os erros em jogadas de golo. Por exemplo no Benfica-E. Amadora houve pelo menos 2 foras de jogo mal assinalados ao ataque do Benfica que não entram para estas contas.

6. Espero ter contribuido para esclarecer alguma coisa e que continuem a opinar neste blogue, pois o quartoarbitro não é nenhum DEUS, também erra, e sabe voltar atrás nas opiniões como aliás aconteceu na jornada anterior.

11:39 da tarde, outubro 27, 2005  
Blogger zorg disse...

Em relação ao lance do Manu, quando dizes que não viste irregularidades, podes afirmar, com base nas imagens de que dispões, de que o árbitro se enganou ao assinalar a saida da bola? Ou seja, as imagens a que tens acesso são suficientemente esclarecedoras, ou deixam margem para dúvidas (por exemplo, ao não mostrarem com clareza a bola na altura em que poderá ter saido)?

Se a resposta a esta questão fôr positiva e as imagens demonstrem inequivocamente o erro do árbitro, então retiro a minha critica. Se a resposta fôr negativa e as imagens não esclareçam o lance inequivocamente, então a minha critica faz sentido e acho que devias rever o teu post.

Em relação ao Douala, é evidente que a regra do "em caso de dúvida deve-se beneficiar o ataque" só se aplica ao árbitro, durante o jogo, e não a análises feitas à posteriori, com recurso a imagens televisivas. E as imagens (eu vi na TVI) não deixam margem para dúvidas: há mesmo fora de jogo. É um lance muito rápido e o fora de jogo muito no limite, pelo que acho perfeitamente natural que não tenha sido assinalado...mas isso não invalida que ele exista e seja inequívoco.

10:02 da manhã, outubro 28, 2005  
Blogger Pedro disse...

Lances duvidosos existem sempre, o segredo é ser coerente na análise dos mesmos. Queres um exemplo flagrante disso éo facto dos sportinguistas reclamarem penalty no jogo contra o Gil Vicente e em lances idênticos o ano passado terem dito q o SLB era levado ao colo. É tudo uma questão de coerência.
Pela mesmoa razão q não faço do lance do Douala um "cavalo de batalha", na jogada em directo fique com duvidas sobre a sua posição, e parece-me q está em fora de jogo, mas é daqueles foras de jogo q não choca ninguem tal a rapidez do lance e tão pequeno é o adiantamento do Douala, ou seja, é um lance q só menciono pq deu golo. Mas nem sequer discuto isso. É daqueles lances q é impossivel pedir ao arbitro perfeição. O q já não é impossivel é pedir a quem analisa q use o mesmo critério em lances idênticos. Mesmo q a bola estivesse dentro (e não está como a imagem q colocas mostra) seria daqueles lances impossiveis de pedir perfeição ao arbitro. Seria um lance como acontece dezenas de vezes durante um jogo. Só tem conversa pq dá jeito a alguns dizer q anularam um golo ao Estrela....
É por isso q eu só comento lances e jogos q vejo. Não comento por ouvir os outros dizer.

11:33 da manhã, outubro 28, 2005  
Blogger n_sardas disse...

ninguem aqui esta a fazer deste lance do Manu cavalo de batalha de nada... e prova disso é que em nenhum dos meus textos aqui ou no meu Blog, digo que o slb foi beneficiado descaradamente, acho que a bola não estava fora, mas dou o desconto devido ao lance ser de um grau de dificuldade de analise elevado...
agora é inaceitavel que alguem chegue aqui e diga que o lance não é "relevante" e não tem qualquer duvida e não tem nada para ser analisado... tem!!!
e tem tanto que todos nós (até o pedro faz isso no ultimo post) deixamos em aberto as 2 possibilidades!!!
São 2 lances de analise complicada, eu tenho a minha opinião sobre ambos, mas admito plenamente que possa estar enganado em ambos!!!

Pedro, no neste ultimo post entras numa contradicção flagrante: tu dizes que falas no lance do doulla pq deu golo, mas depois sobre o lance do Nanu, achas normal, mesmo que o arbitro tenha errado!!! ERRADO... a bola esteve dentro da baliza, por isso mesmo tem de ser discutido, tal como o lance do Doulla tb tem de ser discutido porque foi golo!!! para ti, é impossivel pedir perfeição ao arbitro no lance do Manu, concordo plenamente, mas isso não impede de discutir o lance, tal como estas a fazer com o lance do Doulla, o qual tb é impossivel pedir perfeição ao arbitro...

3:06 da tarde, outubro 28, 2005  
Blogger quartoarbitro disse...

Caro pedro, afirmar que a bola está fora na imagem colocada no post é que mostra claramente uma clubite aguda. Como disse, as imagens são somente para identificar os lances, especialmente nestes 2 casos onde é essencial ver as jogadas em movimento para saber que instante se está a analisar. Ainda assim, na imagem do lance do Manu, vê-se claramente uma parte da bola sobre a linha, do lado esquerdo do joelho benfiquista. Analisei os lances de acordo com a minha consciência, posso estar errado, mas só volto a falar neles quando vir imagens que comprovem o contrário.
abraços

12:46 da tarde, outubro 29, 2005  
Blogger zorg disse...

A minha questão, no entanto, é diferente da do pedro e não tem nada a ver com o facto de a bola estar fora ou não. Tem a ver com a incoerência que, aparentemente há neste blog. Ou seja, considera-se um erro grosseiro do árbitro, um lance para o qual não há imagens esclarecedoras, quando, pensava eu, os principios fundadores do blog era precisamente registar os erros objectivos e apenas esses. Ao permitir-se que uma interpretação subjectiva sobre um lance que não é claro, afecte as classificações, está-se a retirar a credibilidade ás mesmas, o que é uma pena.

Já agora, não reconhecer o fora de jogo no lance do golo do sporting, depois de ver as imagens que o demonstram com clareza (e até o tribunal do jogo chega à mesma conclusão), também me parece que começa a roçar a clubite...

10:17 da manhã, outubro 31, 2005  

Enviar um comentário

<< Home