quarta-feira, dezembro 03, 2008

10ª Jornada

Na 10ª Jornada, os lances em análise foram:

Sporting - 2 V. Guimarães - 0 (Duarte Gomes)

Ao segundo minuto, erro do árbitro contra o Sporting ao não assinalar grande penalidade por falta de João Alves sobre Izmailov. Ao minuto 7 Hélder Postiga inaugura o marcador com remate forte de primeira na passada após assistência de Moutinho. Aos 20 minutos Liedson amplia a vantagem após assistência de Romagnoli na sequência de um contra ataque rápido. Já na segunda parte, aos 72 minutos, novo erro da equipa de arbitragem contra o Sporting ao não considerar golo de Postiga dado que a bola ultrapassa completamente a linha de golo antes do desvio de Nilson. 2 erros grosseiros contra o Sporting passando o Factor de Colo para 7/8, sem alteração da Colossificação que se mantém em +1.







F.C. Porto - 2 Académica - 1 (Elmano Santos)


Aos 17' fica uma grande penalidade por assinalar contra a Académica por falta de Orlando sobre Lisandro, com um toque na perna direita quando o avançado portista se preparava para rematar. Erro contra o F.C. Porto. Aos 23' após a marcação de livre de Raúl Meireles, Rodriguez desvia de cabeça inaugurando o marcador. No minuto 35 Cris iguala a partida ao desviar sozinho junto à pequena área um cruzamento de Miguel Pedro. Já na segunda parte, Raúl Meireles volta a colocar o Porto em vantagem ao deviar um cruzamento rasteiro de Hulk. No minuto 62 bem o árbitro ao expulsar Sougou com vermelho directo por falta dura de pés juntos com os pitões na perna de Fernando. No minuto 72 é bem anulado um golo a Lisandro dado que no momento do passe se encontra ligeiramente adiantado. Aos 84' é bem assinalada grande penalidade a favor do F. C. Porto quando Pedro Costa levanta o braço para interceptar o cruzamento de Lucho. Lucho falha a grande penalidade atirando ao poste.
1 erro contra o F. C. Porto passando o Factor de Colo para 6/7 sem alteração da Colossificação que se mantém em +2.





Benfica - 2 V. Setúbal - 2 (Vasco Santos)


No minuto 34 Laionel inaugura o marcador ao desviar a bola após defesa incompleta de Quim a remate de Bruno Gama. Na segunda parte, aos 47' Katsouranis estabelece o empate ao rematar de primeira após remate falhado de Suazo. Aos 58' Suazo coloca o Benfica na frente do marcador com um remate forte rasteiro de primeira após boa assistência de Cardozo na sequência de cruzamento de Jorge Ribeiro. No minuto 79 Sandro que já tinha um amarelo derruba Reyes pontapeando-o sem se preocupar com a bola devendo ter sido expulso. Erro do árbitro contra o Benfica. Na sequência do lance Jorge Ribeiro assiste Suazo que introduz a bola na baliza do Setúbal mas esteve bem o árbitro ao não dar a lei da vantagem uma vez que Jorge Ribeiro se encontrava em posição de fora de jogo. No minuto 91 Anderson volta a empatar a partida com um pontapé de bicicleta de fora da área com algumas culpas para Quim que não consegue desviar a bola. Aos 93 minutos Sandro vê bem o segundo amarelo após falta sobre Urreta. 1 erro contra o Benfica, passando o Factor de Colo para 4/12 sem alteração na Colossificação que se mantém em -2.

Etiquetas:

7 Apitos:

Blogger Offshore disse...

Quartoarbitro,
Faço a mesma leitura em relação à posição do Jorge Ribeiro mas questiono se o facto do lance do Sandro ser passível de vermelho se deveria ou não dar a lei da vantagem.

Em relação ao jogo do Porto, não considera a acção do jogador da Académica sobre Hulk, no lance que dá origem à falta que proporciona o centro para Rodriguez, passível de vermelho ?

Em relação ao jogo do Sporting, li (mas não vi) várias referências a um lance de Rui Patricio semelhante ao protagonizado sobre Hulk no jogo de Alvalade. Aconteceu ? não merece refrência ?

obg

10:32 da manhã, dezembro 04, 2008  
Blogger Tiago disse...

quartoarbitro, lamento informar mas o momento do passe para Jorge Ribeiro não é o da imagem, mas sim este:

http://4.bp.blogspot.com/_6daagrl_XMk/STSN6Yr4aqI/AAAAAAAABRM/aCcPIOTj5nE/s400/benfica+-+setubal.jpg

Tal torna o lance legal, e temos um duplo erro.

4:53 da tarde, dezembro 04, 2008  
Blogger André Leal disse...

Subscrevo a 2ª e 3ª dúvidas do Offshore, acrescentando um lance idêntico ao da falta sobre o Hulk protagonizado pelo "jovem" Leandro Lima. Quanto À 1ª dúvida acho que a lei da vantagem deve ser sempre aplicada, independentemente de existir uma falta para expulsão directa, como eu até acho que era o caso, no entanto, quando é 2º amarelo como considera a maioria, parece-me totalmente descabido dado que o árbitro não tem que saber de cor quais os jogadores já amarelados. Quanto ao seguimento do mesmo lance parece-me, ainda assim em fora de jogo, pois vê-se na foto que o traço que toca à tangente no pé do sadino tapa o corpo do Jorge Ribeiro, pelo que haveria alguma parte do seu corpo à frente do defesa. Mas, ainda assim, o fora de jogo não é assim tão claro dada a inclinação do defesa sadino que está mais atrás do que realmente parece.

6:22 da tarde, dezembro 04, 2008  
Blogger quartoarbitro disse...

caro offshore, o árbitro pode sempre dar a lei da vantagem mesmo que seja lance para expulsão, mostrando então o vermelho após a primeira interrupção. Penso que só se suspeitar de lesão grave é que deverá interromper o jogo "beneficiando" o infractor.
Relativamente ao lance da falta sobre o Hulk, o jogador da Académica levanta o braço mas não me parece agressão, nem com intenção de magoar o adversário, mas sim no sentido de o travar, justificando-se o amarelo. É um lance semelhante ao de Sidnei com Postiga no Benfica-Sporting quando Postiga tentava prosseguir a jogada já depois do árbitro ter apitado.

Relativamente ao lance de Rui Patrício, não estou a ver a que lance te referes do Hulk em alvadade. Neste jogo, há um lance em que Rui Patrício se embrulha com um jogador do Guimarães que acaba por caír, o árbitro assinala pontapé de canto, mas na realidade a existir uma eventual falta de Rui Patrício existe primeiro falta do jogador do Guimarães que com o braço toca nos braços de Rui Patrício fazendo com que este não acerte na bola. Se não foi este o lance, relembra-me a qual te referes.

Caro T, garanto-te que a imagem que pus no post corresponde ao momento em que Reyes toca pela última vez na bola. A imagem que referes é já num instante posterior. Mesmo que Jorge Ribeiro não estivesse fora de jogo, não consideraria golo anulado uma vez que o árbitro apita ainda antes de Jorge Ribeiro efectuar o cruzamento.

André, sabes a que minuto foi esse lance do Leandro Lima? Não estou recordado, mas se foi semelhante ao da falta sobre o Hulk, pelos mesmos motivos não seria para vermelho.

12:01 da manhã, dezembro 05, 2008  
Blogger Offshore disse...

o lance entre o Patricio e o Hulk ocorreu no encontro da taça, se não me engano antecede a expulsão do Caneira e é a razão do Hulk estar no chão (min 83 ?).

São intervenientes Patricio, Caneira e Hulk.

10:31 da manhã, dezembro 05, 2008  
Blogger Offshore disse...

afinal foi no minuto 68'

"68' - Rui Patrício carrega, de forma evidente, Hulk pelas costas, derrubando-o de forma ostensiva. Caído no chão, Hulk é ainda atingido na cara por uma patada de Caneira. 2º penalty (e cartão vermelho directo para Caneira) que ficou por marcar contra o Sporting."

video:
http://www.youtube.com/watch?v=9VOwCm81fWY&eurl=http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2008_11_01_archive.html&feature=player_embedded

ao segundo 55'

10:38 da manhã, dezembro 05, 2008  
Blogger quartoarbitro disse...

offshore, esse lance no jogo da taça seria para grande penalidade. O que ocorreu no Sporting-Guimarães foi bastante diferente.

10:52 da tarde, dezembro 05, 2008  

Enviar um comentário

<< Home