segunda-feira, agosto 29, 2005

2ª Jornada

Mais uma jornada da Liga Betandwin, desta vez com alguns casos polémicos na arbitragem, sem no entanto alterar a pontuação da "Colossificação". As opiniões aqui registadas relativamente aos erros dos árbitros, levam em linha de conta a análise às arbitragens dos 3 jornais desportivos e da opinião pessoal de um grupo de adeptos dos 3 clubes "grandes". Relativamente à segunda jornada:

Nava-2 F.C.Porto-3 (Lucílio Baptista)

Mais um jogo sem grandes problemas para a arbitragem. Os golos foram todos legais, com destaque para César Peixoto a apontar 2 golos de cabeça no seguimento de cantos e ainda um auto-golo já nos minutos finais. Bruno Fogaça marcou o primeiro golo da Naval. No capítulo disciplinar, um ou outro cartão poderá ter ficado por mostrar, no aspecto técnico, para além de um fora de jogo mal assinalado a um atacante da Naval, protesto dos homens da casa relativamente a uma falta atacante assinalada nos últimos minutos, num lance que poderia criar perigo, mas aceita-se a decisão do árbitro. Sem influência no resultado.


Benfica -0 Gil Vicente -2 (Rui Costa)

Arbitragem menos conseguida de Rui Costa, que começa com um erro grave logo aos 6 minutos, ao não assinalar um penalty por falta clara sobre Simão Sabrosa. Ainda na primeira parte, novo erro do árbitro ao assinalar penalty numa pretensa falta sobre Nuno Gomes, quando o contacto existente não é suficiente para o fazer caír. Simão encarregou-se de falhar a grande penalidade. Seguiram-se dois golos legais do Gil Vicente, o primeiro por Marcos António de cabeça no seguimento de um canto, o segundo, um auto-golo de Anderson. Ao minuto 75, nova grande penalidade ficou por marcar num lance sobre Geovanni que é tocado no tornozelo dentro da grande área. Erro do árbitro, que no entanto não estaria na melhor posição para ajuizar o lance. A nível disciplinar, ficou um cartão amarelo por mostrar a Ricardo Rocha, por falta sobre Carlitos, e cartão vermelho para Carlitos poucos minutos depois por falta grosseira que lesiona Ricardo Rocha. Este jogo é um dos casos em que é subjectiva a influência do árbitro no resultado, pois se a grande penalidade sobre Simão aos 6 minutos fosse assinalada e convertida em golo, a história do marcador seria necessariamente diferente. Objectivamente, foram cometidos 3 erros grosseiros pelo árbitro no juizo das grandes penalidades, dois a prejudicar o Benfica, um a beneficiar. Uma vez que o Gil Vicente venceu por 2 golos de diferença, de acordo com os critérios deste blogue os erros não retiraram pontos ao Benfica. Fica no entanto o registo dos erros, que no global prejudicaram a equipa da casa.

Marítimo-1 Sporting-2 (João Ferreira)

Mais um jogo com 3 golos legais. Dois golos de Liedson já na segunda parte, o primeiro após ludibriar o defesa do Marítimo, o segundo após ganhar o ressalto na disputa de bola com o guarda redes Marcos, que deixou a baliza à mercê do ponta de lança do Sporting. Rincon reduziu o marcador já no período de descontos de tempo. Quanto a erros relevantes da equipa de arbitragem, ficou por assinalar uma falta de Briguel sobre Moutinho perto da área**, com a correspondente admoestação, havendo ainda protestos Sportinguistas relativamente a uma possível falta sobre Liedson dentro da grande área, mas cujo contacto não foi mais uma vez suficiente para derrubar o jogador. Arbitragem sem influência no resultado.


*Entretanto foram re-definidos os critérios nas análises aos erros (ver post seguinte)
** Ver também CORRECÇÃO III

quinta-feira, agosto 25, 2005

Critérios

Os critérios para avaliar se os erros dos árbitros influenciaram o resultado ou não, terão sempre alguma subjectividade. No entanto, tentar-se-á manter o critério uniforme e o mais isento possível ao longo do campeonato, e agradeço que se encontrarem alguma dualidade de critérios que a mencionem, para que a decisão seja justificada ou alterada.

Apresentam-se alguns exemplos de como será feita a contabilidade.

1. Penalty claro que o árbitro não marcou a favor da equipa A.

Não havendo outros erros grosseiros, se a equipa A vencer o jogo, esse erro não entrará na contabilidade dos pontos ganhos/perdidos devido a arbitragens. Caso haja um empate, a equipa A ficará com -2 pontos na "Colossificação", indicando que os erros de arbitragem lhe retiraram 2 pontos pois poderia ter ganho. Caso a equipa A perca, dependerá das circunstâncias. No caso de perder por 1 golo de diferença, ficará com -1 ponto, pois poderia ter empatado, caso perca por mais de 1 golo de diferença, será mais subjectivo, pois dependerá da altura em que ocorreu o golo e como estava o marcador. Naturalmente, será diferente se equipa estiver a perder por 3-0 e não for assinalado um penalty a favor no último minuto. Neste caso, esse erro não terá influência no resultado final. Já no caso em que o erro ocorre nos primeiros minutos, ainda com 0-0 e a equipa venha a perder o jogo por 2 golos de diferença, haverá sempre uma subjectividade maior, mas entramos na questão dos "ses"... se a equipa tivesse marcado primeiro, se aquele golo não tinha entrado, se....
Em princípio neste último caso, será também considerado que não houve influência no resultado final, mas aceitam-se outras sugestões.

quarta-feira, agosto 24, 2005

1ª Jornada

Começou bem o campeonato no que às arbitragens diz respeito.
Relativamente aos jogos dos 3 "grandes", só não vi o Académica-Benfica. Começando então por ordem cronológica:

Sporting - 2 Belenenses - 1 (Pedro Proença)

Quanto aos golos, todos legais. Um golaço de Rogério de fora da área, um franguito do Ricardo, e um golo de Deivid num ressalto após um mau alívio de Marco Aurélio. O árbitro não cometeu grandes erros tanto a nível técnico como disciplinar, logo, sem influência no resultado.

Académica - 0 Benfica - 0 (Bruno Paixão)

Não vi o jogo, mas pelo resumo e pelos comentários à arbitragem, o árbitro não terá cometido grandes erros no nível técnico. No capítulo disciplinar, a expulsão de João Pereira pareceu-me forçada, e penso ter havido um equívoco do árbitro ao mostrar um amarelo ao jogador errado após uma falta sobre Simão, o que levaria à expulsão do jogador da Académica. Erros no entanto sem influência no resultado.

F. C. Porto - 1 E. Amadora - 0 (João Vilas Boas)

Golo legal de Ricardo Costa num canto depois de Bruno Vale ter desviado a bola para a trave. A nível técnico o árbitro esteve bem, no capítulo disciplinar, justificava-se o cartão vermelho a Emerson pela cotovelada a Lucho Gonzales. Sem influência no resultado.


Conclusão, para já os 3 grandes estão a zero, no que diz respeito a pontos "roubados/oferecidos" pelas arbitragens, e esperemos que assim seja até ao final do campeonato!

terça-feira, agosto 23, 2005

Apito inicial

Este blogue foi criado para analisar as arbitragens dos jogos dos 3 grandes, de modo a ficar registado ao longo das jornadas os pontos perdidos ou ganhos por erros do árbitro. Assim veremos no final, se realmente alguém é levado ao colo.

A análise será feita com base nas imagens televisivas, comentários de árbitros, e principalmente, na minha opinião. O critério para decidir se os erros influenciaram o resultado, baseia-se na minha opinião pessoal, que tentará ser o mais isenta possível, e que não será obviamente unânime.

Posto isto, mãos à obra!