quarta-feira, janeiro 11, 2006

Balanço 50% de Campeonato

Finda a primeira volta, altura para novo balanço às contas da Liga BetandWin.

As contas do Levado ao Colo são efectuadas com base em critérios que podem ser discutíveis, mas que pretendem ser objectivos. Nem sempre há unanimidade, nem tal facto seria possível com o fervor com que se vive o futebol e a paixão clubística, que faz com que se veja normalmente os erros que prejudicam as equipas e se esqueçam os lances onde são beneficiados. Exemplo disso foi a jornada 10, onde nos 3 jogos envolvendo os grandes, houve 6 equipas a queixarem-se da arbitragem...

Pretende-se no entanto manter o registo ao longo do campeonato dos erros grosseiros relativos a golos irregulares, golos legais mal invalidados, penalties por assinalar e mal assinalados, e cartões vermelhos por mostrar ou mal mostrados. Todos estes erros são contabilizados no Factor de Colo, que indica o número de erros a favor / erros contra, sendo que nem todos têm influência na distribuição dos pontos do jogo em causa, ou seja na Colossificação, onde são contabilizados os pontos ganhos (+) ou perdidos (-) por erros de arbitragem.

No final da primeira volta, Porto e Benfica estão empatados no Factor de Colo, com 9 erros a favor e 15 erros contra para cada equipa. O Sporting tem as contas mais equilibradas, com 11 erros a favor e 12 contra. Em termos de influência no resultado, esses erros resultam até agora na perda de 6 pontos para o Benfica enquanto que o Sporting beneficia de +3 pontos. O Porto chega a meio do campeonato com saldo nulo, ou seja não beneficiou nem foi prejudicado em termos de pontos, por erros de arbitragem. Na classificação da Liga BetandWin, o Porto comanda com 40 pontos, seguido do Benfica com 34 estando o Sporting em 5º lugar com 30 pontos.

Perante estes resultados, diversas análises podem ser feitas. Os Benfiquistas, reclamarão que com os 6 pontos perdidos, estariam em igualdade com o Porto. Os Portistas, defendem-se dizendo que tendo o mesmo número de erros contra e a favor que o Benfica, merecem estar em primeiro pois conseguiram marcar os golos suficientes para ultrapassar essas "adversidades". Os Sportinguistas, não se podem desta vez queixar do "sistema", uma vez que para já são os mais beneficiados... Outras análises se farão, mas até ao final do Campeonato, ainda há muito para jogar!

6 Apitos:

Anonymous Anónimo disse...

Sinceramente penso que, depois do conhecimento do escândalo do apito dourado (que coincidência estranha...), os árbitros deixaram de proteger qualquer dos grandes, sendo que antes era um roubo constante a favor do Porto. Acho que os roubos que se têm verificado têm sido relativamente a outras equipas, como por exemplo o Boavista (equipa com a qual eu até simpatizava, mas que agora detesto), que desde há muito tempo é sempre beneficiado, e os casos pontuais do Guimarães e Alverca. Apesar de ser adepto da Académica e ter aquele ódio de estimação relativamente ao Vitória, tenho que admitir que, no fim da era Pimenta, o Guimarães era extremamente prejudicado e vi-o a acontecer em Coimbra, contra a minha Briosa. O Alverca, também em benefício indirecto da AAC, curiosamente, foi também há duas épocas muito prejudicado pelas arbitragens, provocando a sua descida e, no fim de contas, a sua extinção. Acho que o que existe realmente, relativamente aos grandes, é uma grande pressão de cada clube em relação às arbitragens dos outros 2 e, obviamente, às próprias. Acho que, por exemplo, no jogo Braga x Benfica, no penalty (inexistente) a favor do Benfica, houve uma intenção de beneficiar o SLB, devido aos dois jogos anteriores em que o SLB tinha sido prejudicado com dois golos adversários em fora de jogo, não deixando o trio de arbitragem, a seguir, de aliviar a sua consciência ao validar aquele golo, mais uma vez, em claro fora de jogo. Também acho que os árbitros tendem a errar mais contra os grandes quando estes estão em vantagem, naquele pensamento típico de Robin dos Bosques e, será por isso, que todos os grandes estão prejudicados no factor de colo até agora.

11:31 da manhã, janeiro 11, 2006  
Blogger REDrigues disse...

No fim da analise, quando os Portistas acham que o factor de desempate é o racio de golos marcados e sufridos, esquecem-se que o primeiro factor de desempate é o confronto directo e nesse caso o SLB leva uma vantagem + ou - confortável de dois golos.

Abraço do marvermelho

2:03 da tarde, janeiro 12, 2006  
Blogger Bruno disse...

Não sei se concordo muito com estas contas mas....

6:24 da tarde, janeiro 12, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Meus amigos, entre o deve e o haver pode-se afirmar com autoridade que o melhor está no topo e os outros vêm logo a seguir.
Passo a explicar a minha tese. O rácio entre saldo de pontos negativos da colossificação e erros grosseiros contra mostra o grau de dependência de uma equipa dos erros de árbitragem. O FC Porto mostrou neste aspecto ser uma equipa mais resistente a factores externos tais como erros de árbitragem ao passo que o Benfica é uma equipa extremamente sensível aos mesmos. É um factor crítico de sucesso...

6:30 da tarde, janeiro 12, 2006  
Blogger zorg disse...

Isso não faz qualquer sentido. O facto de os erros de arbitragem influenciarem ou não o resultado final não depende das equipas, depende dos árbtitros! O numero de erros grosseiros a favor e contra não é relevante como critério de avaliação do nível de prejuízo de uma equipa, porque é facilmente manipulável.

É fácil assinalar um penalty inexistente contra o porto, quando este está a ganhar 4-0, para disfarçar as sucessivas faltas do césar peixoto dentro da área que não se marcaram (e, numa determinada altura, sucederam-se ao ritmo de 1 por semana), quando o resultado se cifrava num nulo.

Se alguma coisa este blog demonstra é que o Benfica tem sido brutalmente prejudicado pela arbitragem e, se esta fosse imparcial, estaria, pelo menos, na liderança conjunta do campeonato. O resto é conversa...

2:45 da tarde, janeiro 13, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Este balanço é RIDICULO! Assim como as palas de quem vê o Benfica com 6 pontos roubado.

10:50 da tarde, janeiro 13, 2006  

Enviar um comentário

<< Home