terça-feira, outubro 25, 2005

8ª Jornada

Na 8ª Jornada da Liga Betandwin, volta a haver alterações na Colossificação. Na classificação mantém-se no entanto o Sp. Braga, que a continuar assim, deveria ser incluído neste blogue. Vamos à análise.
Benfica -2 E. Amadora -0 (João Vilas Boas)
Numa noite menos boa de João Vilas Boas, com equívocos na marcação de faltFalta de Manuel Fernandesas e em análises aos foras de jogo, estiveram melhor as duas equipas que pretenderam jogar à bola.
O primeiro erro do árbitro ocorre numa entrada viril de Manuel Fernandes sobre um adversário,Golo Anulado ao E.Amadora atingindo-o no pé com os pitões da chuteira. Entrada merecendora de cartão vermelho, que se ficou por um amarelo. Nos minutos finais da primeira parte, é anulado um golo a Rui Borges do E. Amadora por indicação do fiscal de linha que indica que a bola já teria saído quando Manu faz a assistência para golo. Pelas imagens televisivas dá a nítida sensação que a bola não terá ultrapassado completamente a linha de baliza. Erro a prejudicar o E. Amadora.Golo de Karyaka Já na segunda parte, o Benfica inaugura o marcador por Karyaka de cabeça após um centro milimétGolo de Nuno Gomesrico de Nélson. O resultado final é estabelecido por Nuno Gomes, novamente de cabeça e após mais um centro de Nélson que ainda sofre um desvio num defesa adversário. Antes de terminar a partida, mais um erro do árbitro ao não assinalar penalty por mão na bola de Amoreirinha após remate de Nuno Gomes. ApesarMão de Amoreirinha do remate ser feito a uma curta distância, o defesa do E. Amadora está sempre a olhar para a bola e eleva claramente o braço para impedir que esta chegue à baliza. Em conclusão, 3 erros grosseiros do árbitro, dois a favor do Benfica e um contra, passando o Factor de Colo para 6/8, sem alteração da Colossificação.
Gil Vicente - 2 Sporting -2 (Paulo Costa)
Num jogo com um árbitro "preguiçoso", para não correr muito fez diagonais muito curtas, impedindo-o de acompanhar os lances de perto e cometendo assim erros comPenalty sobre Beto influência no resultado. O primeiro erro dá-se quando Beto é agarrado dentro da grande área por Gregory que o impede de disputar a bola. Grande penalidade por assinalar a favor do SportiPenalty sobre Gregoryng. Ainda na primeira parte, novo lance polémico na área do Gil Vicente quando Marcos António salta com Beto e desvia a bola com o braço, intencionalmente, uma vez que a bola é centrada a uma grande distância e o jogador olha para a bola instantes antes de a desviar. Nova grande penalidade por assinalar a favor do Sporting.
O marcador é finalmente inaugurado no finGolo de Doualaal da primeira parte por intermédio de Douala, após passe de Liedson numa jogada de entendimento do ataque Sportinguista. Levantaram-se dúvidas relativamente à posição de Douala no momento do passe de Liedson, sendo que a maior parte das opiniões no sentido da posição irregular de Douala. Pelas imagens que tenho (TVI), na câmara que daria para analisar a posição de Douala não é perceptivel o instante em que Liedson toca na bola, pelo que fico com a sensação de que o jogador está em linha. Até prova em contrá1º Golo Gil Vicenterio, dou o benefício da dúvida ao fiscal de linha. Na segunda parte, o Gil Viecente dá a volta ao 2º Golo Gil Vicentemarcador, primeiro por Gregory de cabeça após a marcação de um livre. O segundo golo surge por Carlos Carneiro, a saltar melhor entre a defesa Sportinguista e a marcar de novo de cabeça após a marcação de um canto. Já no período de desconto, Liedson resolveu Golo de Liedsonempatar a partida ao rematar para a baliza gilista numa insistência após um primeiro remate. Concluíndo, dois erros grosseiros a prejudicar o Sporting, passando o Factor de Colo para 2/5 e com a subtracção de 2 pontos na Colossificação, ficando agora com -1 ponto.
Nacional -0 F.C.Porto -1 (Hélio Santos)
Num jogo sem grandes problemas para a arbitragem, o erro mais grosseiro Falta de Brunoterá ocorrido num lance em que Bruno entra de forma violenta sobre Jorginho atingindo-o no pé, e que deveria ter originado a expulsão Golo de Hugo Almeidado jogador madeirense. Erro do árbitro ao mostrar somente o cartão amarelo. Quanto ao resto, registo para o excelente golo de Hugo Almeida de cabeça após passe de Quaresma com a parte exterior do pé, um lance já visto mas que não deixa de ser bonito.
Fica o registo de um erro grosseiro contra o F.C.Porto, passando o Factor de Colo para 3/5, sem alteração da Colossificação.

segunda-feira, outubro 24, 2005

Imagens

A partir da 7ª Jornada, os lances discutidos no blogue, passam a ser acompanhados por imagens. O objectivo é somente ficar com uma memória visual dos lances mais polémicos, não sendo na maioria dos casos possível decidir da justeza das decisões através destas imagens, devido à sua reduzida qualidade.

Correcção

Ainda relativamente à 7ª Jornada, após rever com mais atenção o jogo F.C. Porto-0 Benfica-2, com destaque para o critério disciplinar do árbitro, decidi anular o erro relativo à expulsão de Léo, e passo a explicar.

Durante o jogo, o árbitro aplicou sempre o mesmo critério quando um jogador fazia duas faltas sobre o mesmo adversário. Isto ocorreu com Karyaka, que durante o jogo só fez duas faltas, ambas sobre Ibson, tendo por isso visto o cartão amarelo, tal como Jorginho, que viu também o amarelo por ter feito somente duas faltas sobre Petit. Leo, que já tinha feito duas faltas, uma sobre Diego e outra sobre Quaresma, levou o segundo cartão amarelo por ter precisamente feito mais duas faltas sobre Quaresma num espaço de 2 minutos. Sendo o critério do árbitro o mesmo durante todo o jogo, não faz sentido imputar um erro grosseiro pela expulsão de Léo, pelo que é retirado o erro a favor do FCP e contra o Benfica, ficando os factores de colo em 3/4 e 4/7 respectivamente. Poderá é colocar-se a questão de não haver critérios uniformes de arbitragem em jogos diferentes.

quinta-feira, outubro 20, 2005

7ª Jornada

À passagem da 7ª jornada da Liga Betandwin, o "Levado ao Colo" ultrapassa também a barreira das 1000 visitas. Numa jornada com um derby, e com um dos grandes a perder em casa, poderia haver razões de queixa das arbitragens, o que desta vez, felizmente, não foi o caso. Vamos então à análise.


F.C. Porto - 0 Benfica - 2 (Lucílio Baptista)

Num jogo em que tecnicamente a arbitragem não teve problemas, disciplinarmente o árbitro terá cometFalta de Karagounis sobre Lisandroido dois equívocos. Aos 20 minutos, o árbitro erra ao mostrar somente cartão amarelo a Karagounis por falta por trás sobre Lisandro , lesionando-o e tendo que ser substituído minutos depois . Justificava-se o cartão vermelho. O primeiro golo foi marcado1º Golo de Nuno Gomes já na segunda parte por Nuno Gomes após centro de Nélson, cabeceando à vontade entre os centrais do F.C. Porto, sem hipóteses para Vítor Baía. Poucos minu2º Golo de Nuno Gomestos depois, Nuno Gomes bisa, marcando um golo fácil já na pequena área, após falha de Ricardo Costa ao tentar interceptar um cruzamento de Geovanni. Já nos minutos finais, surgem duas questões disciplinares. Agressão de Bruno Alves a Nuno GomesNaFalta de Bruno Alves sobre Nuno Gomes primeira, esteve bem o árbitro ao expulsar Bruno Alves, não só pela falta dura sobre Nuno Gomes, mas sobretudo pela posterior agressão ao mesmo jogador com uma cabeçada nos queixos. Quase na jogada seguinte, o árbitro esteve mal ao expulsar o defesa Léo do Benfica mostrando um segundo cartão amarelo quando a falta não o justificava. Falta de Leo sobre Quaresma
Como resultado deste jogo, dois erros grosseiros a nível disciplinar, um a favor e outro contra para cada uma das equipas, passando o Factor de Colo para 4/4 (FCP) e 4/8 (SLB), sem alteração da Colossificação.


Sporting - 0 Académica - 1 (Paulo Paraty)

Num jogo em que o Sporting jogava sobre grande pressão, aproveitou a Académica para levar os 3 pontos para casa. Ainda na primeira parte, Filipe Teixeira rouba a bola a Custódio e assiste Marcel, que após percorrer uns metros com a bola, dispara para a baliza inaugurando o marcador. Golo de Marcel
Um jogo sem grandes problemas para o árbitro Paulo Paraty, tendo o único lance duvidoso ocorrido nos minutos finais da partida quando Nuno Piloto faz falta sobre Wender quase sobre a linha da área de baliza. Ficou a dúvida se a falta teria sido cometida dentro ou fora da área. Não sendo as imagens esclarecedoras, fica no entanto a ideia que ocorre ainda fora da área. Falta sobre WenderUma vez que o árbitro se encontrava a 3 metros do lance, sem nada que pudesse interferir com a sua visão, terá que se dar o benefício da dúvida.
Fica então o registo de um jogo sem erros grosseiros, e consequentemente sem alterações no Factor de Colo nem na Colossificação. Fossem todos assim...

quarta-feira, outubro 19, 2005

Colossondagens

As Colossondagens estão de volta, do lado direito do blogue, desde a semana passada.
À pergunta "Quem vai vencer o derby F.C. Porto - Benfica, 50% dos votantes apostou na vitória portista, 30% num empate e somente 20% na vitória do Benfica.
Relativamente à questão "José Peseiro deverá continuar como treinador do Sporting?", 89% votaram que deveria continuar até final do campeonato, 11% que dependeria do jogo Sporting-Académica e nenhum voto na hipótese de saír antes desse jogo.

Estarão sempre disponíveis várias sondagens, umas provavelmente manter-se-ão até final da época outra serão colocadas e retiradas conforme o tema. De cada vez que se entra no blogue aparecerá uma sondagem aleatória.

terça-feira, outubro 11, 2005

Critérios II

aqui tinhamos falamos de alguns critérios utilizados para a análise das influências dos erros de arbitragem nos resultados dos jogos. Voltamos agora à baila, resumindo os critérios anteriormente discutidos e acrescentando o critério dos foras de jogo.

1. Penalty por assinalar
Se o árbitro errar ao não marcar um penalty existente, no Factor de Colo é considerado erro grosseiro contra a equipa que beneficiaria do penalty e erro a favor da equipa adversária. Para a Colossificação, considera-se sempre que o penalty, a ser assinalado será convertido, sendo acrescentados ou retirados os pontos ganhos ou perdidos à custa desse erro.

Exemplo: Após um jogo que termina empatado, se o árbitro não assinalou um penalty a favor da equipa A, será contabilizado 1 erro contra A e -2 pontos para a equipa A.

2. Penalty mal assinalado
No caso de o árbitro assinalar um penalty inexistente, será sempre contabilizado um erro a favor da equipa que beneficiou da grande penalidade e contra a equipa adversária. No que respeita à Colossificação, esse erro não terá influência se o penalty não for concretizado (como aconteceu no jogo Benfica-Gil Vicente). No caso de o penalty ser convertido, a Colossificação será alterada se retirando esse golo "ilegal" houver alteração do resultado do "totobola" desse jogo.

3. Foras de jogo
Os erros em análises de foras de jogo, são das situações mais difíceis de ajuizar no terreno de jogo e numa curta fracção de segundos, ocorrendo várias vezes por jogo, pelo que não são em geral contabilizados como erros grosseiros.
Excepção feita aos golos marcados beneficiando de uma posição de fora de jogo e aos golos mal anulados por suposto fora de jogo (desde que o árbitro apite já depois da bola entrar). Nestes casos são contabilizados os erros e é alterada a Colossificação de modo semelhante ao descrito nos penalties.

4. Expulsões
Os cartões vermelhos que ficam por mostrar, são considerados erros grosseiros a favor da equipa do jogador em questão e contra a equipa adversária. Serão também considerados erros os casos em que o árbitro expulsa um jogador indevidamente. Os erros relativos a expulsões nunca são considerados como tendo influência na Colossificação, uma vez que essa análise é bastante subjectiva.


Nota de rodapé:
Nas análises expressas neste blogue, não são levados em linha de conta nem a altura do jogo em que os erros ocorrem nem da justiça ou não do resultado do jogo em função do futebol praticado pelas equipas. Poderão surgir novos critérios em função de situações novas que surjam em jogos futuros.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Sumaríssimos

Após vários pedidos do nosso leitor vaiserumlucho nos seus comentários aos posts, os sumaríssimos estão de volta, com 3 visados da jornada: Sergipano (Marítimo), Petit (Benfica) e Medeiros (V. Guimarães). Apesar de já terem sucedido casos semelhantes onde os sumaríssimos não apareceram e estarmos em vésperas de mais um derby, é caso para dizer, "mais vale tarde do que nunca". Convém é estar atento para ver se os critérios se mantêm até ao final da temporada, para não se ter de acrescentar outra tabela com os erros grosseiros da Comissão Disciplinar da LPFP.
Para esclarecer os nossos leitores, transcrevo parte do Regulamento Disciplinar da LPFP:

Dispõe o art.º 172.º, n.º 5 alínea a), do Regulamento Disciplinar da L.P.F.P.: "Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Comissão Disciplinar actuará oficiosamente, inclusive com recurso à prova por vídeo ou por meio técnico análogo, nos seguintes casos:
a) Quando se apure que a equipa de arbitragem não sancionou infracção disciplinar de excepcional relevância, que, de acordo com o presente Regulamento e as directivas da FIFA e da UEFA, constituam grave perigo para a integridade física das pessoas ou sejam gravemente atentatórios da ética desportiva.

b) Quando for patente que a equipa de arbitragem puniu qualquer interveniente no jogo com cartão amarelo ou vermelho, pretendendo antes punir um outro, em ordem a repor a verdade, atribuindo a punição àquele que verdadeiramente lhe deu causa e retirando-a ao que indevidamente a sofreu."

Estaremos cá para ver.

terça-feira, outubro 04, 2005

6ª Jornada

Na 6ª Jornada da Liga Betandwin, alguns erros de arbitragem com influência no resultado, outros repartidos pelos intervenientes. Vamos à análise:

Marítimo - 2 F.C. Porto - 2 (Duarte Gomes)

Num bom jogo, disputado a grande velocidade e com 4 golos legais, a equipa de arbitragem acabou por ser a que esteve menos bem.
Começou melhor o Marítimo, a inaugurar o marcador por Manduca numa cabeçada à entrada da área após cruzamento de Mancuso na marcação de um livre. Seguiu-se um lance com bastantes protestos dos homens da casa, pela anulação de um golo a Sergipano, e bem, que cabeceia na pequena área para a baliza portista em poisição ilegal. Sergipano tinha somente um defesa do Porto entre ele e a linha de baliza quando a bola lhe é passada, uma vez que Vítor Baía se encontrava ligeiramente adiantado. Esteve no entanto mal o árbitro ao não assinalar grande penalidade a favor do Marítimo por falta de Jorginho sobre Sergipano tocando-lhe no pé de apoio.
Já na segunda parte, surge o golo do empate por Lisandro que após uma jogada confusa dentro da área maritimista, remata forte e colocado sem hipóteses de defesa para Marcos. Pouco tempo depois, o Porto coloca-se em vantagem com um golo de César Peixoto que remata forte e rasteiro à entrada da área após um contra-ataque bem gizado pela equipa portista na sequência de um canto a favor do Marítimo.
Seguiu-se uma atitude reprovável de Sergipano que cospe na cara de Ricardo Costa. Apesar de ser de difícil detecção para o árbitro da partida, não deixa de ser um erro a não amostragem do cartão vermelho a Sergipano. O jogador viria a ser expulso pouco tempo depois, e bem, após ter feito uma falta merecedora do segundo cartão amarelo.
Já na parte final da partida, o Marítimo restabelece o empate com um golo de Marcinho num remate colocado ainda de fora da área. Depois do golo Valney foi expulso, não havendo imagens que esclareçam os motivos da expulsão, não podendo no entanto ser posta em causa a decisão do árbitro.
Como resultado deste jogo, há a acrescentar ao Factor de Colo um erro a favor (penalty por assinalar) e outro contra o Porto (não expulsão de Sergipano), passando para 3/3. Devido ao empate final, considera-se que o Porto não obteria este ponto caso o penalty fosse assinalado, pelo que é acrestentado um ponto à Colossificação passando para +2.


P. Ferreira - 3 Sporting - 0 (Carlos Xistra)

Num jogo morno, o resultado com 3 golos de diferença dificilmente traria alterações à colossificação. Não esteve no entanto isenta de erros a arbitragem de Carlos Xistra. Errou ao não assinalar grande penalidade num lance em que Polga salta sobre Edson ainda no interior da área, derrubando-o. Poucos minutos depois, Ronny inaugura o marcador para o Paços, na marcação de um livre, após Carlos Xistra ter mandado repetir o lance. Um companheiro dá um pequeno toque para o lado e Ronny dispara para a baliza sem hipóteses para Nélson.
Na área do Paços, Carlos Xistra erra novamente ao não assinalar grande penalidade, desta vez a favor do Sporting, após falta de Ronny que se debruça sobre Deivid impedindo-o de disputar a bola. Já nos descontos de tempo da primeira parte, o Paços aumenta o marcador, após lance rápido de Edson pela direita que cruza para a área leonina onde Beto desvia para o poste ressaltando a bola para Didi que marca sem dificuldades.
Miguel Garcia é bem expulso já a poucos minutos do fim por pisar violentamente um adversário quando este pretendia jogar a bola.
O resultado final é estabelecido por Júnior que após desmarcação de Edinho fuzila a baliza à guarda de Ricardo que substituiu o lesionado Nélson ao intervalo.
Resultam deste jogo 2 erros grosseiros (dois penalties por assinalar), um a favor e outro contra o Sporting, passando o Factor de Colo para 2/3, sem alteração da Colossificação.


Benfica - 2 V. Guimarães - 1 (Nuno Almeida)

Um jogo sem grandes problemas para o árbitro no capítulo técnico, deixando no entanto algo a desejar no capítulo disciplinar.
O Benfica inaugura o marcador por Miccoli, que sozinho na área após receber a bola de uma cabeçada falhada de Nuno Gomes, não tem dificuldades em bater o guarda-redes Paiva.
O empate é restabelecido por Targino que marca um bom golo de cabeça em queda após cruzamento de Mário Sérgio.
O primeiro erro de Nuno Almeida ocorre num lance em que Petit, já depois do árbitro apitar, tem uma entrada feia com os pitões nos gémeos/tornozelo de Targino, devendo ser expulso, o que não veio a acontecer.
Já na segunda parte, Simão coloca de novo o Benfica em vantagem após um lance de insistência pela esquerda, com um remate à entrada da área que tabela num adversário enganando o guarda-redes vitoriano.
De assinalar ainda novo erro do árbitro ao não expulsar Medeiros por ter pisado deliberadamente Petit quando este se encontrava no chão.
Sem grandes erros a nível técnico, ficam os 2 erros pelas expulsões, um a favor e outro contra o Benfica, passando o Factor de Colo para 3/7, sem alterações à Colossificação.