quinta-feira, agosto 28, 2008

1ª Jornada

Na primeira jornada da época 2008/09, os lances em análise dos jogos dos 3 grandes que se enquadram nos critérios do blogue foram:

Sporting - 3 Trofense -1 (Paulo Baptista)

Aos 4 minutos, Tonel inaugura o marcador ao cabecear forte na sequência de um canto apontado por Rochemback.
Aos 24', Izmailov amplia a vantagem ao cabecear para a baliza de Paulo Jorge, após um livre de Rochemback e uma primeira recarga de Yannick Djaló à barra. 4 minutos depois, o Sporting faz o 3-0 por intermédio de Yannick Djaló de calcanhar, após assistência de Romagnoli. Já na segunda parte Anderson Polga derruba Zé Carlos quando já não tinha mais adversários pela frente, sendo bem mostrado o cartão vermelho ao jogador do Sporting. Erro grosseiro no entanto da equipa de arbitragem contra o Sporting pelo facto de ter sido assinalada grande penalidade quando a falta foi cometida fora da área. Pinheiro tratou de converter a grande penalidade fixando o resultado final em 3-1. 1 erro grosseiro contra o Sporting, passando o Factor de Colo para 0/1, sem influência na Colossificação.




F. C. Porto - 2 Belenenses - 0 (Artur Soares Dias)


Aos 15' o F.C. Porto inaugura o marcador, num lance em que após um remate de Lisandro, Júlio César defende para a frente e China ao tentar aliviar envia a bola contra as pernas de Mariano Gonzalez dirigindo-se depois para a baliza do Belenenses. Aos 72 minutos, Carciano vê o segundo amarelo por impedir Lisandro de perseguir a bola quando se poderia isolar. O primeiro amarelo tinha também sido bem mostrado por falta sobre Lucho já sem bola. No minuto 78, erro do árbitro contra o Porto por não ter expulso Matheus após uma entrada dura com os pitões sobre Lucho,sem chegar a tocar na bola. No minuto 82, Hulk estabelece o resultado final em 2-0 com um potente remate de fora da área. 1 erro contra o F.C. Porto, passando o Factor de Colo para 0/1, sem influência na Colossificação.





Rio Ave - 1 Benfica - 1 (Carlos Xistra)


No minuto 36, lance duvidoso na área do Rio Ave num lance disputado por Luisão e Delson, onde foi reclamada mão do jogador do Rio Ave. As imagens não esclarecem se a bola bate no braço ou no peito de Delson, ficando o benefício da dúvida para o fiscal de linha que tinha obrigação de ver o lance. No minuto 56, após a marcação de um canto, Evandro cabeceia para uma defesa apertada de Quim, que não é suficientemente rápido para apanhar a bola, aproveitando Semedo para a empurrar para o interior da baliza inaugurando o marcador. No minuto seguinte, Urreta cruza e Paiva desvia com os dedos, mas não o suficiente, aproveitando Nuno Gomes para fazer o empate de cabeça. No minuto 68, lance polémico na área do Rio Ave, num lance entre Aimar e André Vilas Boas. Aimar adianta a bola e André Vilas boas desloca-se para a sua frente fazendo obstrução. De acordo com as Leis do Jogo, obstrução dá direito a livre indirecto, pelo que não haveria lugar à marcação de grande penalidade, mas sim de um livre indirecto. Não será por tanto contabilizado o erro para a Colossificação pela não marcação da falta, uma vez que é subjectiva a perigosidade ou não da mesma, semelhante às análises da época 2005/06. Existe no entanto um erro pelo facto de André Vilas Boas não ter sido expulso, uma vez que Aimar estava em condições de marcar. 1 erro contra o Benfica, passando o Factor de Colo para 0/1, sem alteração na Colossificação.



Etiquetas:

8 Apitos:

Anonymous Anónimo disse...

E o fora de jogo escandaloso no FCP/Belenenses, com maanifesta influência do resultado?
Começas bem ... a esticar para o teu lado!
ACL

2:56 da manhã, agosto 29, 2008  
Blogger jbernardo disse...

Então os dois lances de penalty a favor do SLB de repente desaparecem? O primeiro, em que se vê claramente que o defesa do Rio Ave abre os braços para aumentar a área do corpo, e assim corta a bola com a mão (até os comentadores da SporTV o admitiram) achas que o fiscal de linha errou mas não teve culpa; o outro, em que o defesa do Rio Ave "atropela" Aimar na área, transformas numa obstrução - e ressuscitas as tuas desculpas da intensidade/intenção agora como perigosidade. Aproveitas também para convenientemente "esquecer" a falta não assinalada sobre Quim que dá o canto que origina o golo do Rio Ave. BOA! Um andrade não desculparia melhor esses três erros do Xistra. Não venhas é dizer que és do Benfica.

PS: E os comentários aos outros dois jogos, ao aceitar a desculpa dos lagartos para transformar um lance que é penalty num erro do árbitro (lê os comentários do Rui Cartaxana no Record para perceberes porque é penalty) e considerares bem mostrados os outros dois amarelos e expulsão de Carciano e mal não ter sido expulso Matheus - vou lembrar-me do teu critério a cada cotovelada do Quaresma ou agressão do Bruno Alves, sempre quero ver o que dirás. E se forem como ano passado, ao ritmo de pelo menos duas por jogo...

6:46 da manhã, agosto 29, 2008  
Blogger quartoarbitro disse...

ACL, se vires os critérios do blogue, verificas que os foras de jogo só são considerados erros quando um golo é obtido em fora de jogo, ou quando o árbitro anula mal um golo em posição regular (se o golo for marcado antes da defesa ou o guarda-redes pararem por sinalética do árbitro ou fiscal de linha)

jbs, mostra-me as imagens onde "se vê claramente que o defesa do Rio Ave abre os braços para aumentar a área do corpo, e assim corta a bola com a mão" e eu corrijo a análise feita. Não digo que não seja penalty, mas pelas imagens que tenho do jogo, não dá para esclarecer se sim ou se não. Quanto ao lance do Aimar, é falta por obstrução, que dá direito a livre indirecto. Terá a mesma perigosidade de um lance à entrada da área, que não são analisados neste blogue pela subjectividade de saber a que distância da baliza é que são perigosos ou não.
Relativamente à suposta falta sobre o Quim, o mesmo que fica a queixar-se da perna no golo quando o jogador do Rio Ave não lhe toca, revi o lance e não existe falta nenhuma, o jogador do Rio Ave está à frente de Quim, de costas para ele e salta na vertical. De qualquer modo, mesmo sendo falta não seria motivo para considerar erro o golo do Rio Ave. Quanto muito se em vez de canto fosse pontapé de baliza, aí poder-se-ía falar em erro.
Se consideras que o lance do Polga é penalty, está tudo dito quanto à tua clubite, confirmada pelas opiniões "isentas" que colocas no teu blogue. Relativamente aos cartões, espero que estejas atento ao longo da época e que assinales sempre que detectares alguma dualidade de critérios nas análises feitas.

7:43 da tarde, agosto 29, 2008  
Blogger jbernardo disse...

Obrigado pelo comentário à minha clubite. É que eu assumo-me como Benfiquista - e como tal ajo. Com independência, com honradez, e sem vergonha de reclamar quando o meu clube é prejudicado. Se para ti é falta de isenção não me calar quando o SLB é roubado, e indignar-me perante a impunidade da máfia, fica muita coisa explicada.
Só não sei o que isso tem a ver com o estar de acordo com o que o Rui Cartaxana escreve a considerar como bem marcado o penalty do Polga. É só seguir as regras do jogo.
Imagens do lance do corte com a mão na área do Rio Ave? Infelizmente com o SmarTV não consigo gravar, senão era já que fornecia o vídeo da jogada. Se viste o jogo de certeza que reparaste que os comentadores andrades da SporTV começaram por dizer que não se via para depois dizerem que seria casual - admitindo assim o que era possível ver nas repetições, que o jogador cortou a bola com a mão.
Finalmente, se para ti o jogador do Rio Ave quando faz o contacto com o Quim na pequena área não está a fazer falta, bom, voltamos às mesmas discussões de 2006 - para ti todos os adversários do SLB nunca têm intenção de fazer falta, ou nunca fazem falta com intensidade para ser marcada pelo árbitro. E assim percebo que a minha clubite te incomode - é que eu não peço desculpa de ser do SLB, antes orgulho-me disso.

10:29 da tarde, agosto 29, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

Sinceramente, jbs, não vi o jogo do Benfica porque não tenho SporTv em casa e nesta altura só me posso dar ao luxo de perder tempo a ver os jogos do meu Sporting, por isso não vou falar de nenhum dos lances. Mas diz-me uma coisa. Quem é o Rui Cartaxana para que a análise que ele faz de um lance faça jurisprudência? Todos os ex-árbitros que avaliam nos jornais os casos de arbitragem, todos os comentadores, e a grande maioria dos adeptos (e de todos os clubes dizem que não foi penalty) e vem o Rui Cartaxana e poucos mais dizer que é penalty, com base numa lei que claramente não se aplica a este caso. Até compreendia que dissesse que achava que era e desse as suas razões, agora dizer que é penalty porque o Rui Cartaxana diz que sim...é tentar elevar um galo a um poleiro a que ele não pertence. É o mesmo que pôr o José Castelo Branco a dizer que a economia está a acelerar! Não podemos dar importância a quem não a tem.
Cumprimentos

11:47 da tarde, agosto 29, 2008  
Blogger jbernardo disse...

Acho que é penalty pela indicação da International Board e pela directiva da FIFA - a falta começa fora da área mas prolonga-se até dentro da mesma. Não é um agarrão, mas para mim aplica-se na mesma a directiva. Apenas citei o Rui Cartaxana porque obviamente percebe mais de futebol que a grande maioria, se não todos, dos anónimos deste país, e porque não me apetecia repetir o que ele escreve em http://www.record.pt/noticia.asp?id=802155&idCanal=3437.

7:12 da manhã, agosto 30, 2008  
Blogger O Cobra disse...

Ó jbs ganha juizo...

5:39 da tarde, setembro 01, 2008  
Blogger jbernardo disse...

Ó Cobra, mandava-te abrir os olhos mas evidentemente é demasiado tarde para ti. Aposto que és daqueles que ainda acham que o FCP não compra árbitros...

11:32 da tarde, setembro 01, 2008  

Enviar um comentário

<< Home