quarta-feira, fevereiro 15, 2006

22ª Jornada

Mais uma jornada da Liga Betandwin, alguns erros, sem influência na Colossificação.


Belenenses -0 F.C. Porto -2 (Elmano Santos)

Num jogo sem grandes problemas para a arbitragem, o único erro grosseiro terá ocorrido aos 34' numa jogada em que McCarthy dá uma cotovelada em Sandro Gaúcho que seria mercedora de expulsão. Aos 43' Adriano inaugura o marcador ao desviar ao segundo poste após assistência de Quaresma. No minuto 53', numa jogada semelhante com os mesmos intervenientes mas na outra baliza Adriano estabelece o resultado final. 1 erro a favor do Porto passando o Factor de Colo para 11/16, sem alteração na Colossificação que se mantém em -2.





V. Setúbal -1 Sporting -2 (João Vilas Boas)


Começou melhor o Sporting ao inaugurar o marcador aos 35' por Carlos Martins num excelente ramate na marcação de um livre directo a punir falta sobre Abel. Na segunda parte, aos 63', Carlos Martins bate novo livre que Marco Tábuas defende para a frente, aproveitando João Moutinho para marcar o segundo golo do Sporting. Seguiram-se dois lances polémicos com erros de arbitragem. O primeiro aos 79' quando Tonel faz uma falta desnecessária agarrando o braço de Fonseca dentro da área. Grande penalidade por assinalar contra o Sporting. No minuto 86 novo erro de arbitragem desta vez ao considerar grande penalidade uma bola que embate no braço de Sá Pinto. Custódio tenta aliviar a bola da área para a zona lateral, embatendo esta no braço de Sá Pinto que se encontrava levantado após ter esbracejado com um colega. A posição lateral do corpo de Sá Pinto em relação à bola e a direcção que esta tomava levam a crer que não existiu qualquer intensão do jogador do Sporting em tocar a bola com o braço. Grande penalidade mal assinalada que Carlitos aproveitou para reduzir o marcador. 1 erro contra o Sporting e outro a favor, passando o Factor de Colo para 15/13, sem alteração da Colossificação que se mantém em +6.



Benfica -4 Penafiel -0 (Nuno Almeida)


Num jogo sem erros técnicos graves a assinalar, ficaram 2 vermelhos por mostrar. O primeiro a Pedro Moreira por entrada dura com os pitões no tornozelo de Simão Sabrosa. Aos 13' seria Robert que deveria ser expulso por entrada dura com os pitões sobre Sérgio Lomba. O primeiro golo da partida foi marcado por Geovanni aos 37' que fica frente a frente com Vinícius após boa assistência de Petit. No minuto 62 reclamou-se grande penalidade sobre Léo mas Pedro Moreira corta a bola legalmente, havendo depois um contacto natural entre os jogadores. No minuto seguinte Roberto introduz a bola na própria baliza ao desviar de cabeça um cruzamento de Petit no seguimento de um canto. Aos 77 minutos, o Benfica aumenta o marcador por intermédio de Nuno Gomes a corresponder bem de primeira a um cruzamento de Léo. Jogada realizada com um jogador do Penafiel lesionado no chão, mostrando alguma falta de fair play, com a ligeira atenuante de o Penafiel poder ter enviado a bola para fora antes de a perder para o Benfica. Já no período de descontos Simão estebelece o resultado final ao rematar cruzado após assistência de Manuel Fernandes. 1 erro contra o Benfica outro a favor, passando o Factor de Colo para 13/18, sem alteração da Colossificação que se mantém em -6.

17 Apitos:

Blogger Pedro disse...

HAHAHAHAHAH
8 pontos a mais começava a pesar né?
Nem um unico comentário ao golo anulado ao Setubal?? E admites q o Sá Pinto tem os braços levantados então é penalty pois assim ele aumentou a área de acção do corpo.
Deixaste cair, totalmente, a máscara. És lagarto do 7 costados...
Nem um unico comentário ao lance do golo anulado ao Setubal....hilariante.

9:15 da manhã, fevereiro 16, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Elááááá onde está o a referência ao lance do Sougou??? Tudo bem que o árbitro apitou antes e não se considera golo anulado, no entanto o homem não estava fora de jogo e foi-lhe roubado um remate perigosíssimo para a baliza de ricardo!!! Isto não é um erro grosseiro? Cuidado para o blog não perder a credibilidade que tem ao deixar passar lances destes!

9:57 da manhã, fevereiro 16, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Fuoooogo!!! Não viste a falta do Rui Jorge sobre o Lisandro??

Ele não ficava isolado?? Se ficava isolado era cartão vermelho directo!! Erro grave a favorecer o Belenenses!!

10:17 da manhã, fevereiro 16, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Somos todos benfiquistas mas, à parte disso, temos que ver as coisas como elas são, Pedro e Telmo. No jogo Benfica-Belenenses foi assinalado ao Romeu um fora de jogo em que este seguia isolado e o 4ºárbitro também não referiu o lance, porque, como sabes Pedro, não contam como erros grosseiros. Eu também concordo que deveria contar, assim como vocês, e não acho que essa análise seja assim tão subjectiva como o 4ºárbitro julga, tendo-lhe já dito a minha opinião, mas penso que se ele agora o referisse ou contabilizasse é que seria incoerente. Eu também acho que o penalty do Sá Pinto não deveria ser assinalado, mas não me parece que seja um erro monumental, pois a bola tocou-lhe claramente no braço, deixando espaço para várias interpretações.

10:20 da manhã, fevereiro 16, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Como é que podem falar em golo anulado ao V.Setubal se o árbitro apitou antes do jogador cabeçear?? Benfiquistas, não fiquem com dor de cotovelo, eu até já acho que voçês ligam mais ao Sporting e ás faltas não assinaladas do que ao vosso clube...

11:28 da manhã, fevereiro 16, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

André mas neste caso não foi cortada uma jogada de ataque por causa de um fora de jogo mal assinalado! Neste caso foi cortado o último remate de enorme perigo para a baliza de ricardo!
Isto é praticamente a mesma coisa que roubar um penalty! Ninguém garante que do penalty vai resultar um golo e no entanto é um erro grosseiro da mesma forma que cortar aquele remate ao Sougou é um erro grosseiro!

11:57 da manhã, fevereiro 16, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Eu disse que concordo com vocês no príncipio de que os foras-de-jogo mal assinalados em situações de claro perigo deveriam ser aqui sancionados como erros grosseiros com influência no resultado. Eu até sugeri que se fizesse a análise recorrendo à imaginação, ou seja, imagina-se que, não sendo o fora de jogo (mal) assinalado, seria cometida uma falta sobre esse jogador (nos casos referidos o Sougou e o Romeu). Caso essa falta imaginária fosse merecedora de vermelho directo pelo perigo que o lance representava, deveria ser considerado erro grosseiro com influência no resultado (pois é por isso mesmo que, segundo as leis da FIFA, o vermelho seria mostrado), caso contrário o erro não seria considerado. Ora, nos casos em questão, quer o Romeu, quer o Sougou, a sofrerem uma falta naquelas condições, esta teria que ser alvo de sanção disciplinar através da exibição do cartão vermelho (na minha opinião, claro).
Porém, aqui a questão é outra. O 4ºárbitro resolveu, segundo os seus critérios, não considerar estes erros a não ser que o árbitro só anulasse o lance posteriormente (coisa que não concordo porque o erro existe nas duas situações) e tem sido coerente. Não faria sentido estar a considerar este agora, não tendo considerado outros anteriormente. Porque, mesmo além do lance do Romeu, houve de certeza vários lances neste campeonato do género e seria impossível estar a corrigir todas as situações desde a primeira jornada.

1:34 da tarde, fevereiro 16, 2006  
Blogger Pedro disse...

Uma coisa é o fora de jogo ao Romeu ter sido assinalado erradamente, até ser golo Romeu tinha q dominar a bola, avançar e marcar. Sougou não, apenas cabeceou e foi golo. São lances incoparaveis.
E se o quartoárbitro reconhece q o Sá Pinto estava com os braços abertos então é penalty claro!!!

4:43 da tarde, fevereiro 16, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Se o lance da mão do Luisão foi considerado erro grosseiro o lance da mão do Sá Pinto tem que ser considerado igualmente erro grosseiro! Isto se o blog quiser manter a imagem de coerência, no entanto seria bom o quarto árbitro explicar o critério que o levou a considerar penalty o lance de Luisão e lance limpo por parte de Sá Pinto.

6:01 da tarde, fevereiro 16, 2006  
Blogger jbernardo disse...

Estou de acordo com as opiniões acima, se o lance da mão do Luisão foi considerado penalty, o do Sá Pinto deve ser considerado penalty. O remate é mais longe e mais fraco que o feito sobre o Luisão, e o Sá Pinto tem os braços mais abertos que o Luisão tinha. Erro grave com influência no resultado é o penalty por marcar (Tonel), ficando assim o factor colo em 15/12 e a colossificação em +8.
Quanto ao SLB-Penafiel, para mim é penalty a entrada do Pedro Moreira, fiquei convencido pelas imagens que ele toca no Leo antes de tocar na bola.

8:18 da tarde, fevereiro 16, 2006  
Blogger quartoarbitro disse...

caros participantes,

relativamente ao lance do Sá Pinto e à comparação com o lance do Luisão, existem algumas diferenças relevantes:
1. O Luisão está de frente para a bola, o Sá Pinto numa posição lateral
2. O Luisão abre os braços para diminuír a área disponível para a bola passar, o Sá Pinto tem os braços abertos após protestar com um companheiro de equipa ou reclamar uma falta
3. O Luisão corta um remate de um adversário que se dirigia para a baliza, o Sá Pinto intercepta um alívio de Custódio que se dirigia para fora da área.

Quem se abstraír da clubite e usar um pouco de bom senso facilmente distingue a natureza dos dois lances.


Quanto ao fora de jogo mal assinalado a Sogou, é de facto um erro de arbitragem, que no entanto, tal como muitos outros ao longo de todas estas jornadas, não entram para as contas deste blogue. O critério foi considerar somente erros quando um golo é marcado a partir de uma posição irregular ou quando um golo é mal anulado já depois da bola entrar. Ao definir os critérios do blogue, ponderámos se deveriam ser considerados esses erros ou não e foi decidido que em nome da objectividade, não deveriam ser considerados. Não deixam de ser erros de arbitragem, mas a probabilidade de um lance desse dar golo ou não dependeria da posição no campo, para onde se dirigia o jogador, o número de adversários que se encontrariam por perto, etc. Sendo os lances com maior dificuldade de análise para os árbitros e para além de nem sempre as imagens esclarecerem se o jogador está em fora de jogo ou não, a clubite iria aumentar exponencialmente a discussão em torno das análises aqui expostas que se pretendem o mais objectivas possíveis. A proposta do André poderia eliminar alguma da subjectividade e poderá ser utilizada numa próxima edição, mas nesta época está fora de hipótese.


prof, vi o lance do Rui Jorge com o Lisandro, mas não tenho a certeza que Rui Jorge não tenha tocado na bola. O árbitro estava bem colocado pelo que lhe dou o benefício da dúvida.

11:10 da tarde, fevereiro 16, 2006  
Blogger Pedro disse...

Mais valia não tentares explicar...assim ainda mais deixaste claro o teu sportinguismo.

É q a maior diferença entre o lance Luisão/Sá Pinto é q no primeiro o remate é feito a um metro de distância com enorme força enquanto q o do Sá Pinto é feito um corte muito mais fraco e a uma distância muito maior.

Mas o q não consegues responder (compreendo q a pergunta te seja incomoda) é q se reconheces q o Sá Pinto tem os braços abertos como é q justificas q ele não aumenta a área de acção do corpo? Exactamente a justificação q dás para o lance do Luisão ser considerado penalty.

Qt ao lance do Sogou é q é mesmo disso q se trata, de um golo anulado por fora de jogo.

Se analisasses isso objectivamente, com a clubite de lado, chegarias à mesma conclusão.Principalmente no lance do Sá Pinto q é assombrosa a tua dualidade de critérios.

9:09 da manhã, fevereiro 17, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Fiquei satisfeito com a explicação.

10:18 da manhã, fevereiro 17, 2006  
Blogger quartoarbitro disse...

caro pedro, o Luisão está em frente ao jogador que remata e abre os braços para diminuir a área por onde a bola pode passar, o Sá Pinto abriu os braços por estar a protestar, está de lado para a bola e o Custódio ao aliviar a bola envia-a contra o braço do Sá Pinto. É assim tão difícil distinguir os lances?! Relativamente ao lance do Sogou, não se trata de golo anulado uma vez que o árbitro apita antes de Sogou cabecear e Ricardo já nem se faz ao lance, levantando inclusivamente o braço por a jogada já estar interrompida.

2:57 da tarde, fevereiro 17, 2006  
Blogger Pedro disse...

Como é q o Luisão tem tempo sequer de abrir os braços?? Reparaste ao menos na potência e velocidade do remate?? Num remate daqueles e consideras q o Luisão mexeu os braços, mas o Sá Pinto não teve tempo de os baixar num corte a uma distância bem maior e a uma velocidade bem mais fraca...
Tem juizo!!!
Luisão abre os braços, Sá Pinto tem os braços abertos, o primeiro é penalty o segundo não. Grande coerência.

3:05 da manhã, fevereiro 18, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Então se o Luisão, de repente se pusesse de lado para Joeano, e levantasse os braços protestando com alguém, já não seria penalti?

Então num próximo livre indirecto dentro da área, o que os jogadores têm de fazer é o seguinte:

Todos em cima da linha, mas virados para a bancada para ficarem de lado para a bola. Depois começam a protestar com o público levantando os braços. Se a bola bater na mão, paciência. Afinal o que conta é a intenção, não interessa se eles tiram vantagem de uma situação utilizando uma parte ilegal do corpo.

Ah, espera, a bola não ia para a baliza, ia para fora da área.

Realmente uma argumentação muito objectiva. As penalizações são para ser observadas caso a caso. As leis não são vinculativas, são orientadoras só. É isso né?

Desviar uma bola com o braço é falta? Não, tens de ver se a bola vai para a baliza ou vai para fora da área.

É isso.

Entre manter o mesmo critério, e começar a promenorizar as coisas preferiste a segunda.

Vamos ver como vai ser no futuro.

As questões do fora de jogo, não devem ser levadas em conta porque existe uma alta probabilidade de falhar.

Apesar de o Sougou cabecear practicamente em cima da pequena área, acho que devemos manter o critério.

9:42 da manhã, fevereiro 18, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Relativamente ao lance do Luisão eu não acho que ele abra os braços para tocar na bola, Pedro e José Leal. Eu acho que ele abre os braços antes do remate para aumentar a sua área de acção, o que apesar de diferente, também é falta. Aqui não conta a intenção de tocar a bola mas que a bola lhe toque no braço. O mesmo aconteceria se se passasse o que diz o José Leal.
Relativamente ao lance Sá Pinto eu julgo não ser penalty por achar que não há intenção de cortar a bola, nem de a bola lhe bater no braço, nem acho que tivesse o braço numa posição pouco natural (apesar de ele antes ter levantado o braço para protestar). Acho que o facto de a bola estar a a sair da área ajuda a comprovar a teoria de que ele não teria nada (ou teria pouco) a ganhar com a mão. Porque se ele tivesse os braços todos abertos não interessaria se a bola estivesse a sair ou não da área. Era penalty e acabou. Eu realmente acho que o do Sá Pinto não deveria ser penalty e que o do Luisão deveria ser, mas não me escandaliza nada que as decisões tenham sido ao contrário, porque acho que, quer um, quer outro, são casos que estão na fronteira do legal e do ilegal.

4:08 da tarde, fevereiro 18, 2006  

Enviar um comentário

<< Home