quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Discussão 24ª Jornada

Na 24ª Jornada, mais um confronto entre grandes para apimentar a discussão.


Sábado 25 de Fevereiro

21h15 Académica - Sporting

Domingo 26 de Fevereiro

19h45 Benfica - F.C. Porto

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

23ª Jornada

Mais uma jornada da Liga Betandwin, com poucos erros e sem alterações na Colossificação.

V. Guimarães -2 Benfica -0 (Lucílio Baptista)

O Vitória inaugura o marcador aos 21' por intermédio de Svärd num remate forte do meio da rua que benefecia do desvio na cabeça de Ricardo Rocha, não dando hipóteses a Moretto. No final da primeira parte, 4 minutos com alguns lances duvidosos mas onde o árbitro terá estado bem. Primeiro aos 38' quando Léo cai na área do Guimarães juntamente com Svärd. Não se vislumbra nenhuma falta do jogador vimaranense que tenta disputar a bola legalmente, podendo ter havido algum contacto mas perfeitamente legal. Na parte final do lance Léo agarra o braço de Svärd caindo os dois no relvado. Terá estado bem o árbitro ao nada assinalar. No minuto seguinte, é a vez de Marcel caír na área. As imagens não esclarecem totalmente, mas o defesa do guimarães parece colocar o braço no ombro de Marcel, no entanto a existir falta seria fora da área, logo sem motivo para grande penalidade. No minuto 41, novo lance polémico com Cléber a travar Nuno Gomes em falta e levando por isso o cartão amarelo. Pediu-se o vermelho, mas tendo em conta que havia 2 defesas vimaranenses "em linha" com Nuno Gomes, aceita-se o cartão amarelo. No minuto seguinte, Marcel introduz a bola na baliza do Guimarães, mas beneficia de uma posição de fora de jogo, pelo que o lance é bem anulado. Na segunda parte, após uma série de maus alívios da defesa benfiquista, a bola sobra para Neca que estabelece o resultado final. Alguns casos duvidosos, mas sem erros grosseiros de arbitragem, logo sem alteração do Factor de Colo nem da Colossificação que se mantêm em 13/18 e -6 respectivamente.




Sporting -3 P. Ferreira -0 (Paulo Ferreira)


Aos 5 minutos Sá Pinto cai na área do Paços de Ferreira após Didi colocar o braço no ombro. Mais uma vez, não se percebe se a intensidade do puxão é suficiente ou não para derrubar Sá Pinto, pelo que tal como em casos anteriores terá que ser considerada falta para grande penalidade. Erro contra o Sporting. Aos 16' Carlos Martins cai na área, mas leva justamente o cartão amarelo por simulação. No minuto 27, Moutinho e Pessanha disputam a bola dentro da área, Moutinho tenta adiantar a bola e Pessanha desvia-a com o pé esquerdo, derrubando depois João Moutinho com a perna direita. O árbitro assinala grande penalidade que Sá Pinto converte no primeiro golo do Sporting. Tendo em conta que Pessanha corta a primeiro a bola, o contacto posterior é inevitável e Moutinho já não tinha condições de a disputar, a grande penalidade terá sido mal assinalada. Erro a favor do Sporting. Nos minutos finais, o Sporting marca mais 2 golos. Primeiro aos 87' por Deivid após boa assistência de Nani. Já nos períodos de desconto é de novo Nani que novamente pela direita assiste Tello que estabelece o resultado final. 1 erro contra e outro a favor, passando o Factor de Colo para 16/14, sem alteração da Colossificação que se mantém em +6.




F. C. Porto -1 Marítimo -0 (Carlos Xistra)


Raúl Meireles faz o único golo da partida aos 21' num remate forte do meio da rua. Num jogo sem casos, aos 25' poderia ter ficado o caldo entornado quando o árbitro assinala uma grande penalidade e expulsa Willians por supostamente ter cortado com o braço a bola em cima da linha de golo quando de facto o corte foi feito com a cabeça. Felizmente o árbitro voltou atrás após consultar o fiscal de linha, apesar de ter uma perfeita visão do lance como demonstra a imagem. Jogo sem erros grosseiros, mantém-se o Factor de Colo em 11/16, e a Colossificação em -2.

sábado, fevereiro 18, 2006

Discussão 23ª Jornada

Os jogos em análise na 23ª Jornada são:

Sábado 18 de Fevereiro

18h00 V. Guimarães - Benfica

20h30 Sporting - P. Ferreira


Domingo 19 de Fevereiro

18h30 F.C. Porto - Marítimo

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

22ª Jornada

Mais uma jornada da Liga Betandwin, alguns erros, sem influência na Colossificação.


Belenenses -0 F.C. Porto -2 (Elmano Santos)

Num jogo sem grandes problemas para a arbitragem, o único erro grosseiro terá ocorrido aos 34' numa jogada em que McCarthy dá uma cotovelada em Sandro Gaúcho que seria mercedora de expulsão. Aos 43' Adriano inaugura o marcador ao desviar ao segundo poste após assistência de Quaresma. No minuto 53', numa jogada semelhante com os mesmos intervenientes mas na outra baliza Adriano estabelece o resultado final. 1 erro a favor do Porto passando o Factor de Colo para 11/16, sem alteração na Colossificação que se mantém em -2.





V. Setúbal -1 Sporting -2 (João Vilas Boas)


Começou melhor o Sporting ao inaugurar o marcador aos 35' por Carlos Martins num excelente ramate na marcação de um livre directo a punir falta sobre Abel. Na segunda parte, aos 63', Carlos Martins bate novo livre que Marco Tábuas defende para a frente, aproveitando João Moutinho para marcar o segundo golo do Sporting. Seguiram-se dois lances polémicos com erros de arbitragem. O primeiro aos 79' quando Tonel faz uma falta desnecessária agarrando o braço de Fonseca dentro da área. Grande penalidade por assinalar contra o Sporting. No minuto 86 novo erro de arbitragem desta vez ao considerar grande penalidade uma bola que embate no braço de Sá Pinto. Custódio tenta aliviar a bola da área para a zona lateral, embatendo esta no braço de Sá Pinto que se encontrava levantado após ter esbracejado com um colega. A posição lateral do corpo de Sá Pinto em relação à bola e a direcção que esta tomava levam a crer que não existiu qualquer intensão do jogador do Sporting em tocar a bola com o braço. Grande penalidade mal assinalada que Carlitos aproveitou para reduzir o marcador. 1 erro contra o Sporting e outro a favor, passando o Factor de Colo para 15/13, sem alteração da Colossificação que se mantém em +6.



Benfica -4 Penafiel -0 (Nuno Almeida)


Num jogo sem erros técnicos graves a assinalar, ficaram 2 vermelhos por mostrar. O primeiro a Pedro Moreira por entrada dura com os pitões no tornozelo de Simão Sabrosa. Aos 13' seria Robert que deveria ser expulso por entrada dura com os pitões sobre Sérgio Lomba. O primeiro golo da partida foi marcado por Geovanni aos 37' que fica frente a frente com Vinícius após boa assistência de Petit. No minuto 62 reclamou-se grande penalidade sobre Léo mas Pedro Moreira corta a bola legalmente, havendo depois um contacto natural entre os jogadores. No minuto seguinte Roberto introduz a bola na própria baliza ao desviar de cabeça um cruzamento de Petit no seguimento de um canto. Aos 77 minutos, o Benfica aumenta o marcador por intermédio de Nuno Gomes a corresponder bem de primeira a um cruzamento de Léo. Jogada realizada com um jogador do Penafiel lesionado no chão, mostrando alguma falta de fair play, com a ligeira atenuante de o Penafiel poder ter enviado a bola para fora antes de a perder para o Benfica. Já no período de descontos Simão estebelece o resultado final ao rematar cruzado após assistência de Manuel Fernandes. 1 erro contra o Benfica outro a favor, passando o Factor de Colo para 13/18, sem alteração da Colossificação que se mantém em -6.

sábado, fevereiro 11, 2006

Discussão 22ª Jornada

Na 22ª Jornada, os jogos para análise de erros grosseiros de arbitragem são:

Sábado 11 de Fevereiro

21h30 Belenenses - F.C. Porto

Domingo 12 de Fevereiro

18h30 V. Setúbal - Sporting

21h30 Benfica - Penafiel

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

21ª Jornada

Na 21ª Jornada da Liga Betandwin, poucos erros mas com alterações na Colossificação.


Sporting -1 Nacional -0 (Lucílio Baptista)

Após uma primeira parte sem nada a assinalar, o Sporting inaugura o marcador aos 51' por intermédio de Caneira num remate rasteiro de fora da área após um lance rápido do Sporting na marcação de um livre. Aos 80' Goulart é bem expulso por acumulação de cartões amarelos ao acertar na perna de Sá Pinto com os pitões, depois de já ter visto um amarelo por protestos. No minuto 90 surge o caso do jogo quando Tonel atinge André Pinto com o braço quando o jogador do Nacional tentava cabecear a bola. Movimento intencional e nada natural de Tonel que deveria dar lugar à marcação de uma grande penalidade. 1 erro a favor do Sporting, passando o Factor de Colo para 14/12 e com o somar de +2 pontos na Colossificação que fica em +6.

U. Leiria -3 Benfica -1 (António Costa)

Começa melhor o U. Leiria ao inaugurar o marcador aos 33' por intermédio de João Paulo com um remate do meio da rua que surpreende a defesa benfiquista. Aos 55' Petit deveria ter visto o cartão vermelho por pisar Fábio Felício no ombro quando poderia ter evitado o contacto. Erro a favor do Benfica. 2 minutos depois o marcador é ampliado por Fábio Felício numa recarga a um remate de Paulo César que Moretto não agarra. O Benfica ainda reduz o marcador aos 80' por Manduca que após desmarcação de Robert remata com a ponta do pé esquerdo sem hipóteses para Costinha. O resultado final é estabelecido por Maciel no minuto 87 após assistência de Paulo César. Nos últimos 3 golos poderia haver dúvidas em possíveis foras de jogo, mas em todos eles os jogadores estão em posição legal. 1 erro a favor do Benfica, passando o Factor de Colo para 12/17, sem alteração da Colossificação.


F. C. Porto -1 Sp. Braga -1 (Bruno Paixão)


Aos 50', existe uma bola no braço de Paulo Jorge sem motivos para grande penalidade. Após a marcação de um livre de Quaresma, a bola ressalta nas costas de Rossato e atinge o braço de Paulo Jorge que se encontra junto ao peito. Não se trata sequer de corte da bola pois esta atingiria o peito do defesa bracarense, bem o árbitro ao nada assinalar. No minuto 54, Lucho Gonzalez inaugura o marcador após remate de Adriano que Paulo Santos defende sobrando a bola para Lucho que com a baliza aberta não tem dificuldades em marcar. Aos 60 minutos nova bola no braço dentro da área, desta vez após remate de Rossato que embate no cotovelo de Pepe. O jogador portista vira as costas à bola e esta embate no cotovelo. Para além de não parecer existir intencionalidade, o facto de o braço se encontrar junto ao corpo retira quaisquer dúvidas relativamente a uma possível grande penalidade. Esteve bem o árbitro. Aos 87', surge o caso do jogo que dá origem ao golo do Braga. Após cruzamento de Rossato, Kim que se encontrava adiantado relativamente à defesa portista é agarrado por Bruno Alves. O árbitro assinala grande penalidade que João Tomás converte empatando a partida. Os factos: Kim está adiantado, Bruno Alves comete falta. Surgiu a dúvida se deveria ter sido assinalada a falta ou o fora de jogo. De acordo com as alterações às regras (ver aqui guia interactivo) há opiniões de que não deveria ser assinalado o fora de jogo até que o jogador tocasse na bola. No entanto também aqui nas perguntas frequentes - pág. 24, pergunta 7, surge uma questão semelhante no caso em que um jogador está em fora de jogo e um defesa toca a bola com a mão. Nesse caso, dizem as regras que deveria ser assinalado o fora de jogo. Por análise semelhante, neste jogo deveria ter sido assinalado o fora de jogo, pelo que é considerado erro grosseiro contra o Porto. Existe ainda um lance duvidoso sobre Ivanildo aos 90', mas pelas imagens não é possível esclarecer se existiram motivos para grande penalidade. Uma câmara por trás da baliza poderia esclarecer o lance. 1 erro contra o Porto, passando o Factor de Colo para 10/16, sendo retirados 2 pontos na Colossificação que passa para -2.


sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Discussão 21ª Jornada

Aberto o post para colocação de lances polémicos da 21ª Jornada.
Os jogos são:

Sábado 4 de Fevereiro

19h15 Sporting - Nacional

21h15 U. Leiria - Benfica


Segunda-feira 6 de Fevereiro

F.C. Porto - Sp. Braga

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

20ª Jornada

Mais uma jornada da Liga Betandwin, poucos erros, alguma discussão.


Benfica -1 Sporting -3 (Pedro Henriques)

Aos 25' Custódio tenta cortar a bola com a cabeça dentro da área mas acaba por fazê-lo com o braço. Grande penalidade bem assinalada contra o Sporting que Simão converteu no primeiro golo da partida. Aos 51' fica nova grande penalidade por assinalar contra o Sporting por empurrão de Tonel a Nuno Gomes dentro da área quando o avançado benfiquista se preparava para dominar a bola. Erro contra o Benfica e a favor do Sporting. À passagem do minuto 61, Beto tenta aliviar a bola dentro da área do Benfica mas Liedson antecipa-se e é derrubado pelo benfiquista. Grande penalidade bem assinalada a favor do Sporting que Sá Pinto aproveita para re-estabelecer o empate. Nos últimos 20 minutos, mais uma vez Liedson resolveu a partida. Primeiro ao minuto 73 lançado por Ricardo, ganha a Luisão no um para um e remata forte para a baliza de Moretto. No minuto 82, Alcides corta a bola para Sá Pinto, que desmarca rapidamente Liedson. O levezinho isolado desvia a bola de Moretto e atira para a baliza deserta fixando o resultado final. Um erro contra o Benfica, favorecendo o Sporting, ficando os respectivos Factores de Colo em 11/17 e 13/12, sem alteração da Colossificação, que se mantém em -6 para o Benfica e +4 para o Sporting.



Rio Ave -0 F.C. Porto -0 (Duarte Gomes)

Num jogo sem golos e só com um sentido, dois lances que lançaram dúvidas, mas não alteram o factor de colo. O primeiro surge na área do Rio Ave quando Diego cai após contacto de Bruno Mendes. A carga parece legal,com o ombro, e a atitude de Diego que se levanta de imediato e prossegue a jogada também levam a crer que não houve motivos para marcação de grande penalidade. Nos últimos minutos, dúvidas se a bola teria passado a linha de fundo quando Chidi cruza para a área. As imagens não esclarecem, o fiscal de linha não estava bem posicionado, mas o lance é anulado quando a bola vai no ar, muito antes de Helton e Evandro disputarem a bola e de Evandro a colocar posteriormente na baliza portista. Dúvidas se a decisão foi acertada, mas não se pode falar de golo invalidado. Ainda dois lances onde se sugeriu que deveria ter sido mostrado cartão vermelho. Primeiro a Quaresma antes de ser substituído, mas o jogador joga primeiro a bola e só depois existe contacto com o jogador do Rio Ave. Minutos depois, Hugo Almeida salta sobre Mozer, tocando-lhe com o braço na cara, mas não existe agressão. Jogo sem erros grosseiros de arbitragem, logo sem alteração no Factor de Colo, que se mantém em 10/15, nem na Colossificação, que continua a nulos.