quarta-feira, março 29, 2006

28ª Jornada

Na 28ª Jornada, poucos erros grosseiros de arbitragem, mas mais uma vez com alterações na Colossificação.

Benfica -1 Braga -0 (Paulo Baptista)

O resultado da partida é estabelecido logo aos 2 minutos de jogo por Nuno Gomes que após cruzamento de Robert, desvia para a baliza beneficiando ainda de um desvio no braço de Paulo Jorge, não dando hipóteses ao guarda-redes bracarense. No minuto 33, apesar de um lance de difícil percepção para o árbitro, fica um cartão vermelho por mostrar a Wender que no chão trinca a nádega de Petit depois de se embrulharem na disputa de bola. No minuto 40, novo erro do árbitro ao não assinalar grande penalidade num lance em que Petit se alheia da bola e salta sobre Delibasic no interior da área, impedindo-o de disputar a bola. No início da segunda parte, ao minuto 50, Manduca cai na área após adiantar a bola mas não existe qualquer falta de Nem. À passagem do minuto 70 Luís Filipe vê bem o segundo cartão amarelo após puxar Simão perto da grande área. 2 erros grosseiros, um contra e outro a favor do Benfica, passando o Factor de Colo para 17/23, sendo acrescentados +2 pontos na Colossificação que passa para -3.


Académica -0 F. C. Porto -1 (António Costa)

Lance sem qualquer problema para a equipa de arbitragem. O único golo da partida é apontado aos 70' por Hugo Almeida que após boa assistência de Jorginho, remata cruzado sem hipóteses para o guarda-redes Dani. Jogo sem erros grosseiros, logo sem alteração do Factor de Colo nem na Colossificação, que se mantêm em 12/18 e -2 respectivamente.



Sporting -2 Penafiel -0 (Rui Costa)


O primeiro golo da partida é apontado por Nani num remate de fora da área que bate na perna de Nuno Diogo fazendo um chapéu ao guarda-redes Nuno Santos. Ainda na primeira parte é estabelecido o resultado final por intermédio de João Alves com um excelente remate de primeira de fora da área após corte de Celso com a cabeça. O único erro grave do árbitro terá ocorrido ao minuto 88 quando Tello deveria ter visto um cartão vermelho por entrada dura com os pitões nas partes baixas de Pedro Moreira. 1 erro a favor do Sporting, passando o Factor de Colo para 18/17, sem alteração da Colossificação que se mantém em +6.

sábado, março 25, 2006

Discussão 28ª Jornada

Para a 28ª Jornada, os jogos em análise são:


Sábado 25 de Março

19h00 Benfica - Sp. Braga


Domingo 26 de Março

18h30 Académica - F.C. Porto

20h30 Sporting - Penafiel

sexta-feira, março 24, 2006

27ª Jornada

Na 27ª Jornada, nova alteração na Colossificação.


F. C. Porto -3 P. Ferreira -0 (Hélio Santos)

O Porto inaugura o marcador aos 31' por intermédio de McCarthy que recebe um passe longo de Pedro Emanuel, desvia-se do guarda-redes Pessanha e coloca a bola na baliza do Paços de Ferreira rematando pelo meio de dois defesas. No início da segunda parte é a vez de Adriano fazer o gosto ao pé ao desviar a bola de Pessanha após boa desmarcação de Anderson. Lisandro Lopez estabelece o resultado final aos 74 minutos ao rematar de primeira dentro da área após assistência de Lucho Gonzalez. Ao minuto 76 ficou uma grande penalidade por assinalar a favor do Porto quando Emerson agarra Adriano no interior da área impedindo-o de disputar a bola. 1 erro contra o Porto, passando o Factor de Colo para 12/18, sem alteração da Colossificação que se mantém em -2.





Rio Ave -0 Benfica -1 (Paulo Paraty)


Após uma primeira parte sem lances para aqui registar, o primeiro lance polémico surge aos 49' quando Bruno Mendes cai na área ao tentar desviar a bola para a baliza sofrendo um toque de Nuno Gomes na perna. Fica uma grande penalidade por assinalar a favor do Rio Ave, erro a favor do Benfica. No minuto 85, Evandro coloca a bola no interior da baliza de Moretto mas o lance é invalidado pelo fiscal de linha que indica que a bola terá ultrapassado a linha de fundo antes de Danienson fazer o cruzamento. Pelas imagens televisivas dá a ideia que a bola não chega a saír do terreno de jogo, não havendo no entanto nenhum ângulo onde se esclareça se a bola sai ou não, uma vez que o cruzamento é feito no ar. Estando o fiscal de linha em melhor posição do que as câmaras da televisão, fica o benefício da dúvida para a equipa de arbitragem. Já no período de desconto, Mantorras marca o único golo da partida desviando um cruzamento de Simão para o interior da baliza de Mora. Lance onde o Angolano levanta demasiado o pé, tendo Bruno Mendes que baixar a cabeça para evitar ser atingido, o que acabou por acontecer após o remate. Jogo perigoso de Mantorras, ficando por marcar um livre indirecto contra o Benfica. 2 erros a favor do Benfica, passa o Factor de Colo para 16/22, sendo acrescentados +3 pontos na Colossificação que fica em -5.



U. Leiria -0 Sporting -1 (Bruno Paixão)


Numa primeira parte sem nada a assinalar, o único golo do jogo é apontado aos 49 minutos após jogada de Nani pela esquerda que cruza para a pequena área, sofrendo a bola um desvio em João Paulo e traindo Costinha que acaba por ser o último a desviar a bola com a ponta dos dedos. No minuto 66 fica uma grande penalidade por assinalar a favor do Sporting quando após a marcação de um livre por Carlos Martins, Fábio Felício salta e intercepta o remate com o braço. Erro contra o Sporting. No período de desconto novo erro do árbitro, a nível disciplinar, ao não expulsar Maciel com cartão vermelho directo após pontapear João Moutinho estando a bola fora do seu alcance. 2 erros contra o Sporting, passando o Factor de Colo para 17/17, sem alteração na Colossificação que se mantém em +6.

sábado, março 18, 2006

Discussão 27ª Jornada

Para a 27ª Jornada, os jogos são:


Sábado 18 de Março

21h30 F.C. Porto - P. Ferreira

Domingo 19 de Março

18h30 Rio Ave - Benfica

20h30 U. Leiria - Sporting

terça-feira, março 14, 2006

26ª Jornada

5 jornadas depois, volta a haver mudanças na Colossificação.


V. Setúbal - 0 F. C. Porto -2 (Pedro Henriques)

Jogo sem grandes problemas para Pedro Henriques, o único lance duvidoso seria aos 28' a nível disciplinar num lance entre Quaresma e Adalto com o jogador do Setúbal a saír lesionado. Ambos os jogadores olhavam para a bola, foi jogo perigoso de Quaresma que poderia ter visto cartão amarelo, não se tratou de agressão. No minuto 41 Adriano faz o primeiro golo portista após canto marcado por Raúl Meireles. No início da segunda parte, aos 50' Raúl Meireles estabelece o resultado final pós assistência de Quaresma do lado direito. Jogo sem erros grosseiros, mantendo-se o Factor de Colo em 12/17 e a Colossificação em -2.

Sporting -1 Boavista -0 (Elmano Santos)

O Sporting marca o único golo da partida aos 20 minutos por intermédio de Tonel que desvia de calcanhar um cruzamento de Liedson. Aos 63 minutos, Fary sofre falta de Tonel no interior da área, no entanto o jogador do Boavista estava em fora de jogo quando o centro é feito. O árbitro nada assinalou, deveria ter sido assinalado fora de jogo ao avançado Boavisteiro. No minuto 77, Areias intercepta com o braço um passe de Liedson. Grande penalidade bem assinalada que Sá Pinto tenta converter e William defende. Jogo sem erros grosseiros, mantendo-se o Factor de Colo em 17/15, sem alteração da Colossificação que se mantém em +6.



Benfica -0 Naval -0 (Carlos Xistra)


Numa primeira parte sem nada a assinalar, aos 55' o defesa Franco é bem expulso por cortar com o braço um passe que isolava Nuno Gomes. No minuto 64 Nuno Gomes cai na área alegando empurrão de Nélson Veiga, parecendo que o avançado ao sentir o toque do braço nas costas se aproveita para tentar arrancar um penalty. Aos 79 minutos, fica uma grande penalidade por assinalar a favor do Benfica quando Carlitos, que não toca na bola, derruba Léo no interior da área. Erro do árbitro ao nada assinalar. 1 erro grosseiro contra o Benfica, passando o Factor de Colo para 14/22* e sendo subtraídos dois pontos na Colossificação que passa para -8.

* o Factor de Colo estava indicado como 14/20 na última jornada, mas após serem revistas as contas desde o início do campeonato, faltava contabilizar um erro contra relativo à Correcção V após a 14ª jornada.

sexta-feira, março 10, 2006

Discussão 26ª Jornada

Quase a entrar no último 1/4 de campeonato, continua ao rubro a Liga Betandwin. Para a 26ª Jornada, os jogos em análise são:

Sexta 10 de Março

21h30 V. Setúbal - F. C. Porto


Sábado 11 de Março

21h15 Sporting - Boavista


Domingo 12 de Março

19h45 Benfica - Naval

quinta-feira, março 09, 2006

25ª Jornada

Mais uma jornada da Liga Betandwin, com poucos erros para as contas do blogue e sem alterações na Colossificação.


E. Amadora -1 Benfica -2 (Paulo Costa)

Uma má arbitragem do árbitro Paulo Costa que começa com o perdoar indesculpável de um vermelho a Paulo Machado por uma entrada violenta sobre Petit logo aos 3 minutos. O facto de se estar no início da partida, não justifica a não expulsão do jogador do E. Amadora que nem sequer viu o cartão amarelo. Por ironia do destino, seria este jogador a inaugurar o marcador para o E. Amadora ao cobrar um livre directo ao primeiro poste a punir falta sobre Rui Borges que foi ensanduichado por Luisão e Manuel Fernandes. Apesar de Luisão tocar inicialmente a bola, Manuel Fernandes empurra Rui Borges contra Luisão e toca-lhe também no pé direito. Aos 46' Geovanni cai na área do E. Amadora. Lance duvidoso mas o braço de Tony parece somente impedir que Geovanni se encoste a ele, aproveitando-se o Benfiquista para se deixar caír mal sente o contacto. Aos 51' começa a reviravolta no marcador após a marcação de um canto por Petit que envia a bola rasteira para a entrada da área e Robert enche o pé esquerdo para colocar a bola na baliza do E. Amadora. Aos 79' jogo perigoso de Nuno Gomes que levanta o pé à altura da cabeça de Tony, mas somente para disputar a bola, havendo depois um contacto entre o pé de Nuno Gomes e a face de Tony, sem qualquer intenção. Já no período de descontos de tempo, Robert lança a bola em profundidade, Nuno Gomes amortece com o peito e Miccoli remata forte de primeira sendo a bola ainda desviada em Maurício antes de bater nas malhas da baliza de Bruno Vale. `A parte dos habituais foras de jogo mal assinalados que não entram para estas contas, fica 1 erro grosseiro contra o Benfica, passando o Factor de Colo para 14/20, sem alteração da Colossificação que se mantém em -6.


F. C. Porto -3 Nacional -0 (Paulo Pereira)

Num jogo com alguns lances que poderiam levantar dúvidas, esteve bem o árbitro na análise dos mesmos. Aos 5' a bola parece embater a meias no braço e tronco de Pedro Emanuel, após cabeceamento de Miguel Fidalgo. Pedro Emanuel tem o braço junto ao tronco pelo que não existe motivo para grande penalidade. Aos 12' Lucho Gonzalez introduz a bola na baliza do Nacional mas o lance é anulado por fora de jogo a Adriano. Pelas imagens, e de acordo com as alterações para esta época em que os braços não contam, Adriano parece estar ligeiramente adiantado em relação à defesa do Nacional. De qualquer modo mesmo estando em jogo, não seria contabilizado como erro uma vez que o árbitro apita ainda antes de Lucho rematar. Aos 16' Adriano desmarca McCarthy que remata forte com o pé esquerdo fazendo o primeiro golo da partida. No minuto 25, Pepe disputa a bola com Miguel Fidalgo e ao deslizar de carrinho, já com o braço no chão, a bola vai de encontro ao braço. Bem o árbitro ao nada assinalar. Ao minuto 35, nova bola no braço, desta vez de um jogador do Nacional. Miguelito tenta opor-se ao cruzamento de Quaresma, colocando correctamente os braços junto ao corpo, indo a bola embater no seu braço direito, sem qualquer motivo para grande penalidade. Este é um exemplo de como devem ser colocados os braços (se não quiserem pôr atrás das costas) quando se pretende cortar um remate ou cruzamento. No minuto 43, Raúl Meireles cobra um livre do lado direito e Pepe de cabeça aumenta o marcador. Já na segunda parte, após uma insistência de Ivanildo pelo lado esquerdo, a bola sobra para Lucho Gonzalez que de primeira remata para o fundo da baliza de Diego. Arbitragem sem erros grosseiros, mantendo-se o Factor de Colo em 12/17 sem alteração na Colossificação que se mantém em -2.


Sporting -2 Gil Vicente -0 (Artur Soares Dias)

Jogo sem grandes problemas para a arbitragem, aos 2' Abel disputa a bola com Nandinho que cai à sua frente e leva uma pisadela involuntária no gémeo da perna esquerda, apesar de Abel tentar evitá-lo. Aos 18' é a vez de Nani ser pisado na mão por Rodolfo Lima, também de forma involuntária quando Nani cai na disputa da bola. No minuto 27, Sá Pinto desvia a bola de Rovérsio e é travado, sendo pedido cartão vermelho para o defesa do Gil Vicente. A presença de pelo menos um jogador do Gil Vicente a par de Sá Pinto justifica a amostragem do cartão amarelo. No período de descontos da primeira parte, é a vez de Bruno Tiago entrar de forma viril sobre João Moutinho, vendo o cartão amarelo, o que se ajusta uma vez que toca primeiro na bola e não acerta em Moutinho com os pitões. No minuto 68, Deivid desmarca Koke no lado direito que com um remate forte cruzado inaugura o marcador para o Sporting. Nos descontos de tempo, João Moutinho que parte de posição legal passa pelo guarda-redes Paulo Jorge e remata para a baliza. Koke saindo de trás da linha da bola confirma o golo já quase em cima da linha. Jogo sem erros grosseiros da equipa de arbitragem, mantendo-se o Factor de Colo em 17/15, sem alterações na Colossificação que se mantém em +6.