sábado, abril 29, 2006

Discussão 33ª Jornada

Já na recta final, para a penúltima jornada os jogos são:


Domingo 30 de Abril

18h30 Benfica - V. Setúbal

18h30 Rio Ave - Sporting

18h30 F.C. Porti - V. Guimarães


P.S: Não dá para ver os 3 jogos ao mesmo tempo, mas penso que serão transmitidos novamente segunda-feira de manhã na SportTv.

sexta-feira, abril 28, 2006

32ª Jornada

Na 32ª Jornada, todos os jogos provocaram alterações na Colossificação.

Penafiel -0 F. C. Porto -1 (Augusto Duarte)

Aos 16 minutos de jogo, ficam dois vermelhos por mostrar, a Welligton que agride Pepe e a Pepe que responde com nova agressão. No início da segunda parte Ibson cai na área e o árbitro assinala grande penalidade. Pelas imagens, não é perceptível qualquer toque que provoque a queda de Ibson, sendo que o jogador portista chuta a bola e sem motivo aparente o pé que rematou volta para trás batendo no outro e Ibson atira-se para o chão. Só quando já vai em queda se observa o contacto natural com o jogador do Penafiel que o perseguia. Grande penalidade mal assinalada que Adriano tratou de converter no único golo da partida. 3 erros, 2 a favorecer o Porto, 1 contra, passa o Factor de Colo para 16/24, sendo acrescentados +2 pontos na Colossificação que volta a ficar com saldo nulo.



Nacional -1 Benfica -1 (Olegário Benquerença)


No minuto 9 Miguelito cruza a bola que embate no braço de Luisão. O defesa benfiquista aborda o lance com os braços atrás das costas para evitar jogar com os braços pelo que se trata claramente de bola na mão, estando bem o árbitro ao nada assinalar. À passagem do minuto 47, Miccoli inaugura o marcador após boa combinação com Manduca, rematando forte e colocado sem hipóteses para Hilário. Aos 76 minutos, fica uma grande penalidade por assinalar contra o Benfica quando Anderson atinge a cara de Alexandre Goulart com o braço no interior da área quando o avançado do Nacional se preparava para cabecear a bola. No minuto 88 o Nacional empata a partida por intermédio de Ricardo Fernandes que cabeceia ao primeiro poste no seguimento de um pontapé de canto. 1 erro a favor do Benfica, passando o Factor de Colo para 23/28 e sendo acrescentado +1 ponto na Colossificação que passa para -1.


Sporting -0 Naval -0 (António Resende)

Aos 47 minutos, Deivid e João Paulo disputam a bola no interior da área, acabando os dois no chão. Pelas imagens verifica-se que é Deivid quem toca na bola, não se vislumbrando no entanto qualquer falta de João Paulo. A queda terá sido originada quando Deivid pousa o pé em cima do de João Paulo, desequilibrando-se. No minuto 54, reclamou-se grande penalidade por braço de Fernando na bola. Apesar de as imagens que mostram o jogador de frente ficar a dúvida se a bola é desviada com o braço, a câmara que apanha o jogador de lado mostra claramente que a bola é jogada com o ombro. Aos 60 minutos fica por assinalar uma grande penalidade a favor do Sporting por falta de China que coloca o braço à frente de Abel, impedindo-o de prosseguir e puxando-o. No minuto 77, o fiscal de linha anula uma jogada do ataque do Sporting por suposta falta de Liedson sobre um defesa da Naval, quando Sá Pinto ficava em boa posição para marcar. Nas imagens vê-se que o defesa da Naval corta a bola, vê-se a mão de Liedson a empurrar no sovaco do defesa, poderá ter existido anteriormente falta do defesa sobre Liedson, benefício da dúvida para o fiscal de linha. No minuto 88, Sá Pinto é expulso com vermelho directo por supostas palavras dirigidas ao fiscal de linha após a marcação correcta de um fora de jogo existente a Liedson. Não foram mostradas imagens dos protestos de Sá Pinto. 1 erro contra o Sporting, passando o Factor de Colo para 22/21, sendo subtraídos 2 pontos na Colossificação que passa para +6.

sexta-feira, abril 21, 2006

Discussão 32ª Jornada

Para a 32ª e antepenúltima jornada da Liga Betandwin, os jogos para análise são:


Sábado 22 de Abril

19h45 Penafiel - F. C. Porto


Domingo 23 de Abril

18h30 Nacional - Benfica

20h45 Sporting - Naval

quinta-feira, abril 20, 2006

31ª Jornada

Já na recta final da Liga Betandwin, continuam os erros , desta vez sem alterações na Colossificação.


F. C. Porto -1 U. Leiria -0 (Elmano Santos)

Aos 33' fica um cartão vermelho por mostrar a Paulo Gomes que dá uma chapada no colega de equipa Harison. O único golo da partida foi apontado por Adriano aos 44' que em posição regular desvia o cruzamento de McCarthy para o interior da baliza de Costinha. No minuto 76 fica novo vermelho por mostrar a Alhandra que atinge Raúl Meireles com os pitões, já sem hipóteses de jogar a bola. No minuto 82 erro do árbitro ao expulsar Lucho por acumulação de amarelos. O primeiro cartão é bem mostrado aos 37' da primeira parte quando Lucho no chão derruba um jogador da U. Leiria com o braço, o segundo é um claro exagero do árbitro pois apesar de Lucho colocar o braço no ombro no início da jogada, o jogador Leiriense prosegue a jogada com a bola dominada e quando cai, é por um contacto normal entre dois jogadores que disputam a bola. A injustiça do segundo cartão fica demonstrada com um lance n primeira parte onde Alan é puxado por um jogador Leiriense que não vê qualquer cartão.
3 erros contra o Porto, todos a nivel disciplinar, passando o Factor de Colo para 14/23, sem alteração da Colossificação que se mantém em -2.


E. Amadora -0 Sporting -0 (Hélio Santos)

Jogo sem grandes problemas para a equipa de arbitragem, dois lances duvidosos mas onde o árbitro parece ter ajuizado bem. O primeiro quando Zamorano é atingido pelo braço de Caneira. O jogador do Sporting levanta o braço quando disputa a bola de cabeça, fazendo jogo perigoso, mas não se vê nenhum movimento intencional para atingir o jogador do E. Amadora, pelo que não se trata de agressão. No minuto 82, Bevacqua remata em queda numa bola disputada com Caneira, não sendo visível qualquer falta do jogador do Sporting. Jogo sem erros grosseiros, mantendo-se o Factor de Colo em 22/20, sem alteração da Colossificação que se mantém em +8.


Boavista -0 Benfica -2 (Bruno Paixão)

Aos 38', reclamou-se agressão de Cadu a Manduca, mas tal como no lance entre Caneira e Zamorano, Cadu disputa a bola com o braço levantado mas não faz qualquer movimento intencional para atingir Manduca, pelo que não existiu motivo para amostragem de cartão vermelho, apenas jogo perigoso. No minuto 51 o Benfica inaugura o marcador após marcação de um livre por Simão que Tiago desvia ligeiramente com a cabeça, traíndo o guarda-redes Kadim que entrara para o lugar de William. No minuto 78 fica uma grande penalidade por assinalar contra o Benfica quando Nélson salta sobre Paulo Jorge derrubando-o no interior da área. Aos 82 minutos de jogo, Mantorras estabelece o resultado final após receber em posição legal a bola de Simão, rematando depois rasteiro fora do alcance do guarda-redes boavisteiro. Na sequência do lance, Hélder Rosário é expulso por acumulação de amarelos por palavras dirigidas ao árbitro. No minuto 86, Tiago deveria ter visto o cartão vermelho quando se alheia da bola e trava Simão com bastante dureza. No minuto 87, fica uma grande penalidade por assinalar contra o Boavista quando um jogador boavisteiro salta sobre Luisão derrubando-o no interior da área. Foi ainda anulada uma jogada por fora de jogo onde Manduca introduz a bola na baliza do Boavista, onde apesar da dúvida no fora de jogo, o lance é anulado ainda antes de Manduca rematar, pelo que tal como outros ao longo do campeonato, não entra para estas contas. 3 erros, um a favor do Benfica, dois contra, passando o Factor de Colo para 22/28, sem alteração da Colossificação que se mantém em -2.

quinta-feira, abril 13, 2006

Discussão 31ª Jornada

Para a 31ª Jornada os jogos são:


Sexta-feira 14 de Abril

19h45 F. C. Porto - U. Leiria


Sábado 15 de Abril

19h15 E. Amadora - Sporting

21h15 Boavista - Benfica

Correcção VIII

Relativamente ao jogo Sporting - F. C. Porto, no lance do segundo cartão amarelo a Bosingwa, Liedson encontrava-se em posição de fora de jogo. De acordo com outros lances em jornadas anteriores onde no caso de um jogador sofrer um penalty encontrando-se em fora de jogo, deve ser assinalada a posição irregular, também neste caso deveria ter sido assinalado o fora de jogo a Liedson. Considera-se assim um erro a expulsão de Bosingwa, sendo favorável ao Sporting e contra o F. C. Porto, passando os Factores de Colo para 22/20 e 14/20 respectivamente.

30ª Jornada

Já na contagem decrescente para o final do campeonato, segue a análise da 30ª Jornada.


Sporting -0 F. C. Porto -1 (Duarte Gomes)

Num mau jogo onde os jogadores não facilitaram a vida ao árbitro, aos 13' é bem anulado um golo ao Porto por fora de jogo de Lisandro. Após uma série de cartões amarelos, uns bem mostrados, outros exagerados e outros que ficaram por mostrar, aos 51 minutos Quaresma deveria ter visto o cartão vermelho por um pisão a Tonel. Erro do árbitro a favorecer o Porto. Aos 62', Sá Pinto é bem expulso por entrar de carrinho de forma perigosa sobre Paulo Assunção, depois de já ter visto um amarelo por falta merecedora do mesmo sobre Lisandro. Aos 66' é a vez de Bosingwa ser expulso por acumulação de amarelos. O primeiro amarelo, talvez exagerado por falta sobre Nani, mas tinha ficado um por mostrar na primeira parte por falta do mesmo jogador sobre Liedson. Quanto ao segundo cartão, apesar de as imagens não serem claras, parece ter havido um braço de Bosingwa a impedir Liedson de prosseguir a jogada, benefício da dúvida para o árbitro que estava em melhor posição para analisar. No minuto 81 fica uma grande penalidade por assinalar a favor do Porto por falta de Caneira que coloca o braço por cima do ombro de Jorginho empurrando-o e impedindo-o de disputar a bola dentro da área. À passagem do minuto 84 é apontado o único golo da partida por intermédio de Jorginho que entra na área após tabelar com Adriano e remata forte fora do alcance de Ricardo. Já nos descontos de tempo, fica uma grande penalidade por assinalar contra o Porto por desvio da bola por parte de Jorginho com o braço antes de Caneira cabecear. 3 erros grosseiros, dois a favorecer o Porto e um o Sporting, passando os respectivos Factores de Colo para 14/19 e 21/20, sem alteração da Colossificação que se mantém em -2 para o Porto e +8 para o Sporting.



Benfica -2 Marítimo -2 (Augusto Duarte)


Aos 25' fica um cartão vermelho por mostrar a Petit por falta perigosa com os pitões na parte traseira da perna de um jogador maritimista quando já não tinha hipóteses de jogar a bola. No minuto 37, o Marítimo inaugura o marcador por intermédio de Valnei ao cabecear sem oposição após a marcação de um canto. 2 minutos depois, fica uma grande penalidade por assinalar e vermelho por mostrar a Briguel que agride Miccoli no interior da área depois de cortar a bola. Na segunda parte, no minuto 72, Zé Carlos amplia o marcador ao desviar um centro de Evaldo após boa jogada pelo lado esquerdo do ataque maritimista. No minuto 76, Ricardo Rocha é impedido de chegar à bola quando um defesa do marítimo utiliza o braço para impedir a sua progressão. Grande penalidade por assinalar contra o Marítimo. No minuto 79 Petit reduz o marcador ao rematar forte de primeira à entrada da meia lua após corte para a zona central da defesa maritimista. Aos 86 minutos é bem anulado um golo ao Benfica por falta de Luisão sobre o guarda-redes havendo também um fora de jogo posterior de Miccoli que introduz a bola na baliza de Marcos. No minuto 89, Miccoli cai na área mas parece aproveitar-se ao sentir o contacto de um jogador maritimista nas costas. No minuto 94, Mantorras cabeceia na pequena área e Marcos defende, dando a nítida sensação que a bola não chega a ultrapassar a linha de golo. No minuto seguinte, Valnei domina ingenuamente a bola com o braço dentro da área, sendo assinalada grande penalidade que Simão converte no empate. 1 erro a favorecer o Benfica, 2 contra, passando o Factor de Colo para 21/26, sendo retirados 2 pontos na Colossificação que passa para -2.



sábado, abril 08, 2006

Discussão 30ª Jornada

Para a 30ª Jornada da Liga Betandwin, dois jogos em análise:


Sábado 8 de Abril

20h45 Sporting - F. C. Porto


Domingo 9 de Abril

18h30 Benfica - Marítimo

quinta-feira, abril 06, 2006

29ª Jornada

Mais uma jornada da Liga Betandwin, mais erros de arbitragem, mais alterações na Colossificação.

V. Guimarães -0 Sporting -1 (Lucílio Baptista)

Ao minuto 37, no interior da área, Caneira sempre a olhar para a bola, domina-a com o braço ficando uma grande penalidade por assinalar contra o Sporting. À passagem do minuto 50, Saganowski cai na área do Sporting derrubado por Polga que o carrega nas costas, ficando nova grande penalidade por assinalar contra o Sporting. Já na segunda parte, Liedson introduz a bola na baliza do Guimarães mas o lance é anulado pelo fiscal de linha que assinala fora de jogo ao avançado Sportinguista. Apesar de estar claramente adiantado relativamente aos defesas vimaranenses, Lieson poderá estar em linha com a bola. Lance duvidoso que as imagens não esclarecem, benefício da dúvida para o fiscal de linha. No minuto 73 fica uma grande penalidade por assinalar contra o Guimarães quando Cléber derruba Koke no interior da área. A 10 minutos do final da partida, Liedso resolveu o encontro ao fuzilar a baliza de Nilson depois de se isolar com um passe de João Moutinho. 2 erros a favor do Sporting, 1 erro contra passando o Factor de Colo para 20/18 e sendo acrescentados +2 pontos na Colossificação que passa para +8.


Belenenses -1 Benfica -2 (Pedro Henriques)

Aos 6 minutos de jogo Simão adianta a bola e após saltar sobre Rui Jorge que entrou de carrinho, cai na área e pede penalty. Bem o árbitro ao nada assinalar uma vez que não parece haver contacto entre os jogadores. No minuto 9, Zé Pedro inaugura o marcador com um remate forte e colocado do meio da rua, sem hipóteses para Moretto. À passagem do minuto 14, Nuno Gomes cai na área numa jogada com Sandro Gaúcho onde o jogador do Belenenses corta legalmente a bola, havendo depois um contacto inevitável entre os jogadores, acabando Nuno Gomes por saír lesionado ao ficar com a perna presa no meio das pernas do adversário. Bem o árbitro ao nada assinalar. Aos 16' fica uma grande penalidade por marcar a favorecer o Belenenses quando Luisão não toca na bola e com o braço derruba Meyong à entrada da área. No minuto 22, Miccoli empata a partida após uma boa recepção de um passe de Beto, retirando um defesa da frente e rematando colocado fora do alcance de Marco Aurélio. No minuto 29 o Benfica coloca-se em vantagem com um remate forte de Karagounis de fora da área que ressalta ainda na perna de um defesa do Belenenses. À passagem do minuto 49, fica nova grande penalidade por assinalar a favor do Belenenses quando Petit tenta cortar a bola mas atinge primeiro o pé de Zé Pedro que se preparava para rematar à baliza de Moretto. Na segunda parte, novo erro do árbitro no minuto 74 ao não expulsar Paulo Sérgio por entrada dura com os pitões sobre Manduca. Finalmente no minuto 76, o árbitro volta a errar ao não assinalar grande penalidade contra o Benfica quando Manduca domina a bola com o braço no interior da área. 3 erros a favor do Benfica, 1 contra passando o Factor de Colo para 20/24 e sendo acrescentados +3 pontos à Colossificação que fica agora com um saldo nulo.




F. C. Porto -3 Gil Vicente -0 (Paulo Baptista)


No minuto 33 Quaresma cai na área pedindo penalty mas existe somente um contacto natural de João Pedro, aproveitando o jogador portista para se deixar caír. Bem o árbitro ao nada assinalar. Nos últimos instantes da primeira parte, já no período de compensações do tempo extra, Quaresma desmarca Marek Cech que isolado frente a Paulo Jorge não tem dificuldade em inaugurar o marcador. Ao minuto 53, Braima vê bem o segundo cartão amarelo após falta dura sobre Quaresma. No minuto 72 é a vez de Bruno Tiago imitar o seu companheiro de equipa sendo também bem expulso por acumulação de amarelos após entrada dura sobre Quaresma. No minuto 78 Rovérsio intercepta com o braço um cruzamento de Raúl Meirees, sendo bem assinalada a grande penalidade que Quaresma converte no segundo golo portista na recarga depois de Paulo Jorge defender o primeiro remate. No minuto 86 Ibson estabelece o resultado final ao colocar a bola ao segundo poste fora do alcance do guarda-redes gilista. Jogo sem erros grosseiros, logo sem alteração no Factor de Colo nem na Colossificação que se mantêm em 12/18 e -2 respectivamente.